Dizer que não tem experiência ou conhecimento sobre empreendedorismo não são motivos para te impedir de começar. Instituições ensinam conceitos básicos, a desenvolver habilidades e realizar tarefas cotidianas

Coragem e determinação. Estas são as duas primeiras coisas que você precisa ter para tirar do papel o sonho de abrir o próprio negócio.

Tomar a decisão de empreender não é fácil. Arriscar-se nesse ambiente competitivo é um tiro no escuro: pode ser um sucesso sem tamanho ou um fracasso total. Contudo, o receio não pode te prender. Use o frio no estômago como um estímulo para dar o seu melhor, um desafio a ser superado.

Com o propósito de te ajudar nessa missão, confira 8 cursos gratuitos e online voltados para quem quer começar a empreender.

• Primeiros passos para montar seu negócio

Voltado para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo, o curso ensina a desenvolver habilidades, elaborar um conceito de negócio, testá-lo e validá-lo, entender o processo de precificação do produto ou serviço e estimar os custos iniciais para colocar a empresa de pé.

Instituição: Endeavor
Duração: 6,5 horas
Inscrições aqui

• Iniciando um pequeno grande negócio

Ensina os princípios e fundamentos básicos do empreendedorismo, práticas eficientes, desenvolvimento de habilidades e a identificar oportunidades. Também aborda pesquisa de mercado, concorrentes, fornecedores, plano de negócios e análise financeira da empresa.

Instituição: Sebrae
Duração: 30 horas
Inscrições aqui

• Startup: ferramentas essenciais para começar seu negócio

Aqui você aprende a estruturar melhor suas ideias sobre o produto ou serviço que pretende lançar, validar uma proposta de solução, montar um modelo de negócio e identificar quais os problemas de seus possíveis clientes.

Instituição: Endeavor
Duração: 3,5 horas
Inscrições aqui

• Como elaborar um plano de negócios

Voltado para quem já tem certos conhecimentos sobre empreendedorismo, mas ainda sente dificuldade em elaborar um plano de negócios. O curso mostra como tornar a sua empresa mais competitiva e inovadora.

Instituição: Sebrae
Duração: 2 horas
Inscrições aqui

• Introdução à gestão de estoque

Explica conceitos básicos sobre gestão de estoque, como funciona a cadeia logística, o que se deve manter no estoque e a importância de estocar.

Instituição: iPED
Duração: 10 horas
Inscrições aqui

• Como controlar o fluxo de caixa

Este é para quem tem dificuldade com números. Ele ensina a analisar o dinheiro que circula na sua empresa, identificar quais os gastos e investimentos mais importantes, quais áreas estão dando mais prejuízo e indica as melhores ferramentas para lidar com todas essas questões.

Instituição: Sebrae
Duração: 2 horas
Inscrições aqui

• Como aumentar e gerenciar suas vendas

Aqui você aprende a elaborar uma estratégia para aumentar o faturamento, pensar nos canais de distribuição e entender o processo de vendas do início ao fim.

Instituição: Endeavor
Duração: 4 horas
Inscrições aqui

• Produtos, serviços e experiências

O curso mostra a importância da experiência do cliente com um produto ou serviço para o sucesso de um negócio. Ensina a priorizar consumidores e entender a relação entre emoções e comportamentos. Também trata do papel do mapeamento da jornada na aquisição de produtos ou serviços.

Instituição: FGV
Duração: 5 horas
Inscrições aqui

Próximos passos

Agora que você já viu que falta de experiência ou conhecimento não é motivo para deixar de empreender, está pronto para abrir o seu próprio negócio? O Comercyo está cheio de conteúdos que, com toda a certeza, vão te ajudar nesse processo. Navega aí!