Entenda como um pequeno texto pode ajudar a promover a sua marca e conquistar novos clientes com alguns truques

Você sabe como criar uma bio para a sua loja? O Instagram se tornou uma das principais redes sociais para empreendedores, já que é um aplicativo cheio de recursos especiais para lojistas e voltado para conteúdos visuais, como fotos e vídeos.

A biografia do Instagram – também conhecida como bio – é uma das principais ferramentas usadas nos perfis pelos usuários para tentar chamar a atenção das pessoas. 

A ideia é criar um pequeno resumo pessoal ou profissional e causar uma primeira impressão marcante

Por mais simples que pareça, ela é uma das primeiras coisas visualizadas quando alguém entra no seu perfil. Então, hoje você vai aprender como criar uma bio para a sua loja e atrair novos seguidores (e clientes) com ela.

O que é a bio do Instagram?

A bio do Instagram é um espaço localizado abaixo do nome do usuário no qual você pode escrever as principais informações a seu respeito em até 150 caracteres e colocar um link externo, ou seja, o endereço de um site.

Para uma conta comercial, a biografia no Instagram pode ser um fator determinante para converter visitantes em seguidores e clientes. As pessoas precisam entender a personalidade da sua marca, o que você faz e porque devem te seguir.

O que deve ter na bio do Instagram?

bio para Instagram de loja

Uma das vantagens de uma bio no Instagram bem construída é aumentar suas chances de conquistar novos clientes em potencial e vender ainda mais. Mesmo com pouco espaço para escrever, a tarefa não é tão difícil quanto parece.

Pense em como você pode inovar para se destacar e atrair novas pessoas. Veja abaixo o que colocar na bio do Instagram de uma loja para apresentar sua marca de maneira impecável:

  • nome do perfil (geralmente, da marca);
  • foto ou logotipo;
  • área de atuação;
  • breve descrição da loja;
  • informações de contato, como telefone e e-mail;
  • endereço físico, se tiver;
  • emojis e hashtags;
  • link para a sua loja ou site;
  • chamada para o usuário realizar uma ação, como entrar para um grupo ou curtir e comentar.

Como fazer uma boa biografia para Instagram de loja? 9 dicas para bombar o seu negócio

Pode não parecer, mas é possível escrever todas as informações necessárias com apenas 150 caracteres. Confira a seguir 9 dicas de como criar uma biografia para seu negócio!

1) Comece pelas fotos e o nome do perfil

bio do Instagram para vendas

A foto de perfil e o nome, seja da pessoa ou da marca, estão diretamente ligados a uma bio do Instagram certeira, pois são as primeiras coisas a serem vistas. Opte por uma foto com a logo da sua marca e um nome simples e fácil de memorizar

Não se esqueça também do conteúdo da sua conta, afinal, ao abrir um perfil, as imagens mais recentes são as primeiras a impactar quem chega ali. 

Tire fotos de excelente qualidade para chamar a atenção dos seguidores e mostrar com clareza o seu negócio.

2) Transmita tudo o que quiser – o importante é a forma

Escreva uma bio objetiva e clara, que consiga sanar as principais dúvidas das pessoas de imediato, como as formas de pagamento aceitas na sua loja e quais produtos ou serviços você oferece.

Fale da sua marca de forma atrativa e que desperte o interesse. Seja o mais breve possível e utilize a quebra de linha (divisão de uma linha de texto) para que fique agradável visualmente e sobre mais espaço. 

3) Deixe informações de contato

Os usuários do Instagram precisam te achar além da rede social, então coloque suas informações de contato, como e-mail, WhatsApp, telefone e endereço. 

Informe apenas aqueles que você mais usa e poderá responder com agilidade. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para ser atendido, né?

4) Utilize emojis para criar proximidade

Uma biografia para loja virtual não precisa ter só palavras, muito pelo contrário. Escolha emojis para representar certas informações, como o de telefone para indicar o número de contato.

Eles podem ser utilizados como marcadores no início da frase, o que torna sua bio mais fácil de se ler. Essa é uma excelente técnica para poupar espaço e dar um toque mais criativo e personalizado ao seu perfil. 

5) Aposte em palavras-chave e hashtags

As hashtags são links clicáveis que estão em alta nas redes sociais pois facilitam as buscas por determinadas coisas. 

Usá-las em sua biografia do Instagram pode auxiliar a promover o seu negócio e permitir que sua marca alcance um público mais amplo.

Crie uma hashtag própria da sua marca com palavras-chave para você usar na bio e nas fotos do seu perfil. Ela pode ajudar a atrair e direcionar pessoas para uma página de conteúdos específicos que contam com a hashtag escolhida.

6) Coloque um link

bio do instagram
Exemplo de um perfil no Instagram que usa Linktree

Colocar um link na biografia do Instagram é uma excelente oportunidade para encaminhar o usuário para qualquer página que você queira que ele acesse e que seja vantajosa para o seu negócio.

É possível colocar dois tipos de links: o que vai direto para sua página ou o que reúne vários links dentro de um só, como é o caso do Linktree e do Linklist

O segundo jeito é uma ótima opção para quem possui vários canais de contato e quer mostrá-los aos seguidores.

7) Convide o usuário a visitar sua loja

Após fornecer todas as informações básicas, reserve um espaço para inserir uma frase que direcione o usuário a realizar uma ação – também conhecida como frase de chamariz ou chamada para ação

É uma frase composta por um verbo no imperativo e, neste caso, pode ser acompanhada por um emoji que mostre o que a pessoa deve fazer após ler a biografia.

Para escrever essa frase, pense na primeira coisa que você quer que as pessoas façam depois de visitarem seu perfil e as oriente como chegar até lá. 

Por exemplo, você pode indicar para os visitantes acessarem o site da sua loja ou  mandarem mensagem.

8) Adicione botões de contato

Os perfis de negócios podem encaminhar os clientes para diferentes canais como uma forma de gerenciar as mensagens que recebem e facilitar a comunicação.

Pensando nisso, inclua botões que permitam que as pessoas liguem, mandem mensagens ou enviem e-mails diretamente para você. 

9) Crie destaques relevantes

bio do Instagram para vender mais

A ferramenta de destaques do Instagram também é uma forma visual de você se comunicar com seus clientes e destacar os Stories que achar mais estratégicos e importantes. Procure mantê-los sempre organizados e separados por assuntos.

Crie alguns para dar informações importantes sobre sua loja, tirar dúvidas recorrentes dos seguidores e repostar feedbacks positivos. É uma ótima maneira para aproximar os usuários da sua marca e aumentar as chances de fidelização de clientes.

Dica extra: altere para um perfil comercial

Converter o seu perfil para uma conta comercial no Instagram traz benefícios para o seu negócio. Você tem acesso a métricas importantes sobre o seu perfil, como engajamento com os seguidores e a quantidade de visitas recebidas. 

Um perfil comercial também confere mais seriedade e profissionalismo à sua marca. Empreendedores que fazem essa mudança costumam registrar um aumento de 1,46% na média mensal de seguidores, segundo a própria rede social.

Exemplos de biografias para Instagram

Há muitos modelos de biografias prontas para Instagram nos quais você pode se inspirar para criar a sua. 

Antes de ver os que separamos, confira alguns perfis que souberam utilizar os recursos disponíveis a seu favor e conseguiram atrair mais seguidores.

exemplos de biografias
Exemplos de biografia pronta para loja virtual

Na primeira foto, há o perfil de uma loja de roupas femininas com destaque para a categoria de atuação no perfil comercial, utilização de emojis para representar as proprietárias da marca e de um link externo.

Já a segunda imagem é o perfil de uma hamburgueria no qual é possível perceber a utilização de hashtags, emojis, chamada para ação e botões de contato práticos que direcionam os clientes.

E na terceira, há o perfil de uma cafeteria com endereço e horário de funcionamento e telefone para contato. 

Em todos esses exemplos, nota-se que os destaques estão organizados e separados de maneira clara para os seguidores e com um link na bio. 

Exemplos de biografias prontas para Instagram de loja virtual

Confira abaixo algumas ideias nas quais você pode se basear para escrever a sua bio do Instagram.

Ideias de bio para lojas

  1. Fundado por @seuperfilpessoal
  2. 📩 Contato profissional: contato@emaildaloja.com.br
  3. (Lema ou frase de efeito que tenha relação com seu negócio) Look do dia: autoestima #nomedasuamarca
  4. Entregamos em todo o país! 👇 Peça direto pelo link! 👇
  5. Acompanhe nossas novidades. SIGA-NOS!

Ideias de bio para promoções

  1. […]% de desconto em nossos produtos! Confira no site!
  2. 💸 Veja nossas promoções no nosso site!
  3. (Nome do produto): edição limitada! Corra para o site e garanta já o seu!
  4. Ofertas especiais todo dia da semana! Veja nosso cardápio!
  5. Site todo com promoção especial de Dia das Crianças! Clique no link abaixo! 👇

Conclusão

Como você viu, a bio do Instagram pode mudar a forma com que os visitantes enxergam o seu perfil e até aumentar o tráfego da sua página

Agora que você aprendeu como criar uma bio perfeita para seu negócio, é só trabalhar a criatividade e começar a montar a sua com base nas melhores estratégias de vendas das redes sociais

Inclusive, você sabe explorar todos os recursos para vender no Instagram? Aproveite e faça o teste agora. Depois nos conte como foi. Boa sorte!