Confira o calendário do empreendedor de 2022 e saiba quais são as datas que você  deve ficar de olho para aumentar as vendas 

Independentemente da área que você atua, é importante pensar em estratégias para vender mais. Para isso, você deve estar atento a todas as datas em que há a possibilidade de melhorar os resultados da empresa.

Assim, é mais fácil alcançar novos públicos e aumentar o faturamento. Afinal, se você for um florista e focar apenas em ações para o Dia das Mães, da Mulher e dos Namorados, por exemplo, dificilmente vai conseguir manter o seu negócio.

Além disso, empreendedores formalizados como Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas (MEs) devem ficar atentos aos prazos para entrega de documentos e declarações anuais

Confira o calendário do empreendedor de 2022 e não perca a chance de impulsionar suas vendas e manter o seu negócio regularizado.

Se quiser saber mais sobre temas como este, assine nossa newsletter. Mandamos as melhores dicas diretamente para a sua caixa de e-mails toda semana.

🗓️ Calendário do Empreendedor 2022

Janeiro

08: Dia do Fotógrafo

A fotografia, para muitos, é a única forma de manter uma memória viva. Para empreendimentos que trabalham com fotos, o Dia do Fotográfo é ideal para criar campanhas que mostrem o valor dos seus produtos.

31: Prazo para aderir ao Simples Nacional

Último dia para os empreendedores solicitarem adesão ao Simples Nacional, regime tributário voltado para MEIs e MEs. Caso não seja solicitado até a data em questão, o ingresso só poderá ser feito em 2023.

Fevereiro

14: Dia de São Valentim ou Valentine’s Day

Apesar de ser  uma tradição norte-americana (equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil), pode ser uma ótima oportunidade para se inspirar e promover ações voltadas para os apaixonados. 

19: Dia do Esportista

Para lojas que vendem artigos esportivos, esta pode ser a data perfeita para fazer parcerias com academias e conquistar um público ainda maior. Você pode oferecer descontos nos produtos ou cupons de fidelidade.

Março

1º: Carnaval

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Para quem trabalha com comércio não é bem assim, mas a grande vantagem dessa festa é a versatilidade.

De pochetes a cílios de led, tudo pode se tornar um acessório criativo para cair na folia. 

08: Dia Internacional da Mulher

Seja em busca de kits especiais, flores ou chocolates, esta data costuma ter alta demanda por produtos para homenagear as mulheres. Aposte em itens do gênero.

Abril

17: Páscoa

vendas Páscoa

Este feriado é conhecido pela alta circulação de guloseimas, em especial o chocolate. É a época ideal para utilizar a criatividade e oferecer ovos de chocolate, doces, acessórios e artesanatos temáticos que encantem os clientes. 

Maio

1º: Dia do Trabalho

Todo bom trabalhador merece um dia para chamar de seu, não é? Uma forma interessante de deixar os clientes satisfeitos é realizar um sorteio-relâmpago ou um mutirão de ofertas, por exemplo.  

08: Dia das Mães

Aquela ideia de presentear as mães com utensílios domésticos já está mais do que ultrapassada. Fuja do clichê, ofereça produtos e serviços que valorizem a figura materna, como um dia de relaxamento ou de degustação de vinhos e chocolates.

Seja qual for o seu ramo de atuação, dá para fazer coisas bem legais para as mamães.

31: Prazo para entregar DASN-SIMEI

Último dia para os MEIs apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). O processo é feito no Portal do Empreendedor.

Dica: mês das noivas

Vale ressaltar que, no Brasil, maio é conhecido como o mês das noivas. É uma oportunidade para empreendimentos voltados para confecção de vestidos e artigos de festa fazerem uma queima de estoque, por exemplo. 

Junho

12: Dia dos Namorados

Nesta data, o seu público-alvo é bem específico: os apaixonados. Promova ações que reflitam essa paixão e encantem casais de diferentes lugares.

Dica: mês das festas juninas

Lembre-se de que junho também é um mês de festas juninas em algumas regiões do país. Pensando nisso, é interessante realizar campanhas de vendas com essa temática para aproveitar essa comemoração. 

Julho

26: Dia dos Avós

Crie uma conexão com os clientes. Se for possível, apresente, por meio de fotos ou vídeos nas redes sociais, os funcionários do seu negócio presenteando os avós com itens da sua loja. Ações simples como essa fazem toda a diferença.

Agosto

14: Dia dos Pais

vendas de Dia dos Pais

Dia movimentado no setor varejista, então certifique-se de encontrar bons fornecedores e não perca a chance de apresentar produtos inovadores e atrativos para os consumidores

Setembro

05: Dia do Cliente

É uma data interessante para oferecer promoções especiais, se aproximar dos consumidores e pensar em como fidelizá-los.

Outubro

12: Dia das Crianças

Para se destacar neste dia tão especial para o varejo, você precisa trabalhar a criatividade e tentar fugir do óbvio. Se for possível, venda também outras mercadorias, diferentes das que você sempre comercializa.

15: Dia dos Professores

Apesar de não ser a data que mais movimenta o mercado, é possível criar campanhas que incentivem os clientes a presentear os educadores para aumentar as vendas da sua loja no mês de outubro. 

31: Dia das Bruxas / Halloween

Entre fantasias e decorações aterrorizantes, o Halloween é um dia interessante para investir em vender nas redes sociais e apresentar as mercadorias da sua loja para mais pessoas.  

Novembro

25: Black Friday

Este dia tem o objetivo de aumentar as vendas do seu negócio, por isso, preze por oferecer o melhor atendimento possível. Controle suas vendas com cautela e fique de olho nas mensagens enviadas à sua loja. 

Dezembro

25: Natal

vendas de Natal

Por ser uma das datas mais importantes do ano para os comerciantes, é importante se planejar para aproveitá-la ao máximo e aumentar o faturamento da empresa.

Conclusão

Como você viu, oportunidades para vender mais não faltam. Estude todas as datas que podem impulsionar as vendas do seu estabelecimento e não perca a chance de criar estratégias eficientes com antecedência.

Mas antes de você ir, tenho uma pergunta. Já imaginou como seria poder viver confortável sabendo que o dinheiro vai ser suficiente para pagar as contas no fim do mês?

Saiba que isso é possível! Confira 8 formas de fazer renda extra e aliviar um pouco a sua situação financeira.