Recurso permite tornar o atendimento mais ágil, eficiente, prático e moderno

Criar um cardápio digital é uma maneira simples de fidelizar clientes ao modernizar e agilizar o atendimento. E se você pensa que para ter um desses precisa investir uma grande quantia de dinheiro, fique tranquilo. Você vai aprender que há formas gratuitas de elaborar um cardápio moderninho.

O que é cardápio digital?

O cardápio digital é a versão otimizada dos cardápios tradicionais. Essa ferramenta pode ser utilizada nos smartphones dos próprios clientes ou em tablets fornecidos pelos estabelecimentos. Com os cardápios digitais, o atendimento fica mais ágil, eficiente, prático e moderno.

Eles ajudam a economizar dinheiro, já que você não precisa imprimir vários cardápios de papel ou plástico, e também são mais resistentes a danos, como rasgos, amassados e líquidos, por exemplo.

Com um cardápio digital, a experiência dos consumidores se torna diferenciada, aumentando as chances de eles voltarem ao seu estabelecimento e o recomendarem a outras pessoas.

Como montar um cardápio digital grátis?

Há muitos jeitos de se fazer um cardápio digital: veiculá-lo em TVs no restaurante, bar ou lanchonete, exibi-lo em tablets levados por atendentes, totens de autoatendimento, aplicativo do estabelecimento, etc. Contudo, vamos explicar aqui três formas gratuitas de fazê-lo.

  • Editores de imagem

Sites de edição de imagens são muito úteis pois já contam com alguns modelos prontos, ideais para quem não tem muita experiência com esse tipo de coisa. Você só precisa colocar as informações do seu estabelecimento e fazer pequenas customizações, se quiser. Tudo simples, rápido e ainda fica salvo na nuvem.

O Canva é um dos mais conhecidos. Com ele, você pode combinar fotos e textos da forma que quiser, criando um cardápio atrativo, moderno e com a cara do seu restaurante ou lanchonete. Você pode usar os templates da plataforma ou criar os seus do zero, utilizando seu próprio logotipo.

Outra opção é o Trakto. A proposta dele é bem similar à do Canva, com a diferença de que ele também oferece algumas funcionalidades voltadas para ações de marketing digital, como criação de sites.

Tanto no Canva quanto no Trakto dá para criar cardápios nas versões gratuitas. No entanto, eles oferecem ainda mais recursos nas versões pagas, como mais espaço de armazenamento na nuvem, downloads ilimitados e templates premium. 

  • Plataformas de criação de sites

Você pode confeccionar o seu cardápio digital grátis em plataformas de criação de sites e ainda aproveitar as outras funcionalidades que elas oferecem, divulgando, por exemplo, horário de funcionamento do seu estabelecimento e informações sobre delivery.

O Wix e até mesmo o Google são exemplos de plataformas que oferecem esse serviço gratuitamente. Aliás, explicamos direitinho aqui como criar um site com o Google. 

A principal diferença dessas ferramentas para as suas versões pagas é a possibilidade de customizar o domínio do site. Em outras palavras, deixá-lo mais amigável, tipo “meurestaurante.com.br” em vez de “meurestaurante.negocio.site” ou “meurestaurante.wixsite.com”.

  • Aplicativos 

Alguns apps oferecem o serviço de criação de cardápio digital grátis junto a outras funções, como canal de vendas, gerenciamento de pedidos online, entre outros. Com eles, é possível até gerar um QR code para utilizar no estabelecimento físico.

Um desses aplicativos é o Kyte, que conta com um ponto de vendas móvel e ainda permite gerar recibos. Em poucos minutos, você cria um cardápio digital e já pode compartilhá-lo com clientes. Na versão paga, você ainda consegue integrar o cardápio ao Facebook e ao Instagram, fazer controle de fiado e muito mais.

Outra opção é o GoomerGo. Com ele, você personaliza seu cardápio, insere fotos e oferece opções de delivery ou retirada para a clientela. Na versão paga, você tem acesso a relatórios de venda, pagamento online integrado e acompanhamento do status do pedido de delivery pelo cliente.

Conclusão

Como você viu, há muitas opções para te ajudar a criar um cardápio digital. Aquela desculpa de não fazê-lo porque não entende de edição e/ou design não serve mais. Bora colocar a mão na massa e confeccionar um cardápio bem bonito e moderno?