Se você vende ou quer começar a vender pelo iFood, veio ao lugar certo. Confira as melhores práticas e o passo a passo para fazer um cardápio incrível no aplicativo!

Para os comerciantes que vendem no iFood, um dos maiores desafios é saber como criar um cardápio eficiente e se destacar na plataforma. Afinal, por ser um dos aplicativos de delivery mais populares do Brasil, é de se imaginar que a concorrência seja grande.

Mas não desanime! Com as táticas certas, você pode se tornar um sucesso no app e alavancar suas vendas. Quer conhecer dicas valiosas de como fazer um cardápio para vender muito no iFood? Então, vamos lá!

Como montar meu cardápio no iFood?

Uma das maiores vantagens de anunciar no iFood é a praticidade. Você não precisa se preocupar com layout, formato, disposição dos itens no cardápio e outros detalhes. Basta inserir as informações no sistema.

Mesmo assim, é válido se atentar para alguns aspectos importantes na hora de cadastrar os seus pratos e bebidas. A ideia é tentar aproveitar da melhor forma possível os recursos que a plataforma oferece e conseguir se destacar em meio a milhões de brasileiros que buscam um espaço por ali.

Veja algumas dicas básicas para montar cardápio no iFood e melhores práticas.

vender pelo ifood

Faça uma lista do que vai vender

Você pode até ter essa lista na cabeça, mas é importante colocá-la no papel – ou na nuvem – para ter certeza de que não esqueceu nada. Fazendo isso, você também consegue ter uma visão global dos produtos com os quais vai trabalhar, facilitando a confecção da sua lista de ingredientes.

Crie categorias para o seu cardápio online

Se você pretende vender hambúrgueres, por exemplo, não vai vender apenas os lanches, como também acompanhamentos, molhos, sobremesas… Por isso, estruture categorias no seu cardápio no iFood. Elas ajudam os clientes a enxergarem melhor as opções disponíveis, além de deixarem tudo mais organizado.

Explique tudo muito bem aos clientes

Tenha em mente que todas as informações precisam estar bem claras no seu cardápio. Não somente em relação ao preço, mas também sobre quantidades, taxas de entrega, meios de pagamento aceitos e cobranças extras por modificações no prato. 

Deixe seu menu incrível

Trabalhe muito as palavras e o visual do seu cardápio no iFood. Seja persuasivo e detalhista nas descrições. Aproveite o campo para chamar a atenção dos consumidores, instigar a curiosidade (e a fome) deles. Para isso, use fotos de alta qualidade e que sejam fiéis ao produto real que você vende.

Disponibilize informações para contato

O iFood já disponibiliza um chat dentro da própria plataforma para os clientes entrarem em contato, caso precisem, após realizarem o pedido. No entanto, é legal você informar um número de telefone para o qual eles possam ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp

Muitas vezes, os consumidores querem tirar alguma dúvida antes mesmo de finalizarem a compra. Além disso, ter um canal de comunicação é uma forma de deixá-los mais confortáveis, sabendo que terão como entrar em contato se algo não sair como o esperado.

Preze por um atendimento de qualidade

Mais importante do que apenas deixar informações para contato é se esforçar para atender bem os clientes. Fazer um bom trabalho nesse departamento aumenta as chances de receber boas avaliações, o que tem um grande impacto no alcance e no sucesso do seu negócio.

Cuidado ao indicar prazos de entrega 

Não prometa o que não pode cumprir. Indique prazos de entrega com os quais você consegue trabalhar, sem comprometer a imagem do seu estabelecimento e a qualidade do produto.

Invista em promoções e frete grátis

Sempre que puder, crie promoções e disponibilize frete grátis para os consumidores. Essas ferramentas são poderosas e, muitas vezes, determinantes no processo de escolha dos clientes.

Como cadastrar meu cardápio no iFood?

Depois de pesquisar, se informar bastante e saber tudo sobre como vender no iFood, chegou a hora de colocar a mão na massa e entrar de cabeça na plataforma.

Veja o passo a passo para começar a inserir as informações sobre os seus pratos. Se você já se cadastrou para vender no iFood e tem uma conta, pule para o passo 9.

  1. Acesse o site do iFood para parceiros. Clique em Cadastrar restaurante e, depois, em Começar cadastro. Informe seu nome completo, e-mail e celular.
  2. Em seguida, preencha com as informações do seu estabelecimento: CNPJ, razão social, nome da loja, telefone, CEP, entre outros. Selecione a Especialidade da loja (ex: açaí, marmita, sorvetes, etc.) e informe se você tem serviço de delivery. Clique em Continuar.
  3. Escreva os dados do responsável legal pelo estabelecimento. Em seguida, selecione o plano que você deseja (conforme a disponibilidade na sua região).
  4. Informe se você é MEI ou microempresa (ME).
  5. Insira os dados bancários para pagamento. Depois, revise as informações fornecidas.
  6. Crie uma senha conforme as orientações e clique em Concluir.
  7. Após a aprovação dos dados informados, assine o contrato online. 
  8. Ao ser redirecionado para o Portal do Parceiro, configure o seu estabelecimento virtual e agende a data de início das vendas. O prazo mínimo é de 2 dias úteis e o máximo, de 30 dias após a assinatura do contrato.
  9. Agora você vai começar a cadastrar o seu cardápio no iFood. Nesta etapa, a plataforma pede que você insira ao menos alguns itens básicos que pretende vender; depois, você poderá editar essas informações. 
  10. Ainda no Portal do Parceiro, informe horário de funcionamento, formas de pagamento, área e taxa de entrega, entre outras informações.
  11. Familiarize-se com a plataforma. No Portal do Parceiro, você consegue visualizar todas as avaliações que receber dos clientes e responder comentários, acompanhar as vendas e os seus repasses, e até criar promoções.

Como colocar o cardápio no iFood?

cardápio ifood para vender mais

Colocar o cardápio no iFood é bem simples. Como você já começou a fazê-lo no momento do cadastro, agora é editar o que for necessário e acrescentar todos os demais pratos e bebidas. 

Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal do Parceiro e faça login na sua conta. No menu à esquerda, vá em Cardápio.
  2. Clique em Adicionar categoria para inserir os pratos de acordo com os grupos que você pretende vender (ex: entradas, saladas, massas, sobremesas, bebidas, promoções).
  3. Escolha o tipo da categoria que deseja criar (Padrão ou Pizza), escreva um nome para ela e vá em Salvar.
  4. Dentro de cada categoria, vá em Adicionar item para cadastrar os seus produtos.
  5. Ao cadastrar um produto, na aba Detalhes, insira uma foto bem bonita do seu prato. Escreva o nome dele e uma descrição de dar água na boca, incluindo ingredientes utilizados e tamanho. Confirme a categoria e indique o preço.
  6. Na aba Complementos, você cria subcategorias para o seu cardápio. Você pode permitir que o cliente acrescente itens àquele prato, como molhos ou acompanhamentos, ou personalize o produto (ex: pão francês ou de forma), e limitar a quantidade que ele pode pedir. Aqui também é possível escrever descrições dos itens e determinar os preços, caso eles sejam cobrados à parte. E se você está interessado em saber como montar combos no iFood, aqui é o seu espaço. Você consegue, por exemplo, vender um combo de 10 esfihas e deixar o consumidor escolher os sabores de cada uma.
  7. Na aba Classificação, indique se o prato conta com alguma característica para quem tem restrições alimentares, como vegetariano, vegano, orgânico, sem glúten, sem açúcar e zero lactose.
  8. Na aba Disponibilidade, informe se aquele item ficará sempre disponível ou se os consumidores poderão comprar apenas em dias e horários específicos. Por exemplo, há restaurantes que vendem pratos executivos somente durante o almoço e pizzas somente à noite.
  9. Repita os passos 5 a 8 para todos os pratos e bebidas que for vender.
  10. Na tela principal, ao lado de cada item do menu, na coluna Status de vendas, você pode pausar ou retomar a venda dos produtos.

Depois de cadastrar todo o seu cardápio no iFood, não pense que seu trabalho acabou. Uma dica importante é tentar revisitá-lo com frequência e criar promoções e/ou colocar novidades

Por exemplo, cogite oferecer algo diferente em datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, ou ainda durante os meses de inverno e verão. 

Você pode fazer essas e outras modificações a qualquer momento. Para alterar seu cardápio no iFood, basta voltar ao Portal do Parceiro, acessar o seu menu, clicar nos três pontinhos em cada produto e ir em Editar item. Você também pode excluir ou duplicar os produtos.

Cardápio iFood: conclusão

Como você viu, criar um cardápio para vender no iFood não tem segredo em termos estruturais. O que você precisa fazer com muita atenção e dedicação é personalizá-lo e se certificar de que ele contém todas as informações importantes para o sucesso do seu negócio.

Por isso, ressaltamos a importância de fotos de qualidade e que realmente representem o mais próximo possível o produto que você vende, além de descrições que informem os clientes e agucem a curiosidade deles.

E aí, pronto para fazer o seu cardápio no iFood e aumentar o faturamento do seu estabelecimento?