Veja dicas de boas práticas e de ferramentas ideais para confeccionar o seu catálogo e deixar o seu negócio mais moderno e atrativo 

Criar um catálogo online é uma maneira simples de atrair e fidelizar clientes ao modernizar o atendimento do seu estabelecimento. 

E se você pensa que para ter um desses precisa investir uma grande quantia de dinheiro, vai ver que há tanto formas pagas quanto gratuitas de elaborar uma vitrine bonita, atrativa e moderna.

O que é um catálogo online?

O catálogo online é uma vitrine de produtos na internet. É uma maneira prática, atrativa e acessível de consumidoras e consumidores visualizarem as mercadorias que estão à venda.

Atualmente, há muitas formas de se confeccionar um catálogo online. Seja ele estático ou interativo, pode ser feito em plataformas gratuitas e pagas, editores de imagem, sites especializados e aplicativos que oferecem esse serviço.

Como criar um catálogo online?

Para um catálogo online ser eficiente e atrativo, ele precisa apresentar algumas características básicas: um bom visual, uma navegação confortável e descrições completas. Essa é a base de um material de qualidade e focado no cliente.

Visual

A cara do seu catálogo precisa ser atraente, tem que fazer as pessoas quererem clicar nele e conhecer os seus produtos. De nada adianta vender algo de qualidade se não souber como apresentá-lo.

Nesse sentido, o ideal é investir um tempo tirando boas fotos das mercadorias. Procure utilizar a melhor resolução possível e tente observar ângulos favoráveis. Aliás, é interessante mostrar a mercadoria de perspectivas diferentes para os clientes terem uma visão melhor dela.

Pessoa tira foto de taça de vinho

Se possível, inclua vídeos do produto. Consumidores gostam de ter uma visão 360° do que estão prestes a comprar. Além disso, muitas vezes os vídeos ajudam a ter uma ideia melhor do tamanho e do material da peça.

Outro ponto que requer atenção é o layout do catálogo. Ele precisa ser interessante, mas sem esquecer da sua marca. Aqui é legal utilizar cores, tipografias e elementos que já fazem parte da identidade visual do seu negócio.

Navegação

Como não é só de beleza que se vive, um bom catálogo online precisa ser funcional. Os itens devem estar dispostos de uma forma organizada, que faça sentido e, ao mesmo tempo, seja confortável, útil para os consumidores e fácil de navegar.

Uma boa dica é separar as mercadorias em categorias. Assim, fica muito fácil para os clientes encontrarem o que procuram.

Quando você inserir todos os dados e materiais desejados, confira e veja se está tudo certinho, fluído e completo. Verifique se não há nenhum arquivo quebrado, alguma ordem de itens bagunçada ou que possa causar algum tipo de desconforto a quem acessar o conteúdo.

Descrições

O seu catálogo deve prezar pela clareza. Ele deve contar todas as informações que o consumidor ou consumidora espera encontrar para poder realizar a compra. 

Por isso, procure escrever descrições detalhadas dos produtos. Isto é, não deixe de inserir nenhuma informação considerada de extrema importância para os clientes, como tamanho e material, por exemplo.

Uma dica é sempre pesquisar produtos semelhantes aos seus no Google para entender como a maioria dos usuários procura por eles, o tipo de informação que é ressaltada e também os tipos de buscas relacionadas. Isso ajudará você a se destacar de forma orgânica nos buscadores.

Onde criar o catálogo online?

Bom, você já viu todas as boas práticas necessárias para criar o catálogo online ideal para a sua empresa. No entanto, deve estar se perguntando onde você pode criar um desses.

Há muitos jeitos de se fazer um catálogo online. E você não precisa ser um gênio do design para criar algo interessante. 

Editores de imagem

Sites de edição de imagens são muito úteis pois já contam com alguns modelos prontos, ideais para quem não tem muita experiência com esse tipo de coisa. Você só precisa colocar as informações dos seus produtos e fazer pequenas customizações, se quiser. Tudo simples, rápido e ainda fica salvo na nuvem. 

Vale destacar que, neste formato, o catálogo é estático (normalmente é exportado em arquivo PDF ou JPG), não permitindo interações.

O Canva é um dos editores mais conhecidos. Com ele, você pode combinar fotos e textos da forma que quiser, e ainda usar os templates da plataforma ou criar os seus do zero, utilizando seu próprio logotipo.

Outra opção é o Trakto. A proposta dele é bem similar à do Canva, com a diferença de que ele também oferece algumas funcionalidades voltadas para ações de marketing digital, como criação de sites.

Plataformas de criação de sites

Você pode confeccionar o seu catálogo online em plataformas de criação de sites e ainda aproveitar as outras funcionalidades que elas oferecem, divulgando, por exemplo, horário de funcionamento do seu estabelecimento e informações sobre delivery. 

Aqui o cliente tem liberdade para navegar entre as páginas e visualizar separadamente cada item.

O Wix e até mesmo o Google são exemplos de plataformas que oferecem esse serviço gratuitamente. Aliás, explicamos direitinho aqui como criar um site com o Google. 

Aplicativos 

Alguns apps oferecem o serviço de criação de catálogo online junto a outras funcionalidades, como canal de vendas, gerenciamento de pedidos online, entre outros. 

Um desses aplicativos é o Kyte, que conta com um ponto de vendas móvel e ainda permite gerar recibos. Em poucos minutos, você cria um catálogo online e já pode compartilhá-lo com clientes. Você ainda consegue integrar o cardápio ao Facebook e ao Instagram, fazer controle de fiado e muito mais.

Conclusão

O catálogo online é atualmente uma das formas mais fáceis, rápidas e baratas de estabelecer presença na internet. Por isso é tão importante que o seu negócio ofereça um aos clientes. 

Aliando uma boa edição com as ferramentas corretas, esse recurso ajuda a atrair diversos clientes para a sua loja e a fidelizar aqueles que já compram com você.

E aí, já tem ideia de como vai ser o seu catálogo online?