Saiba como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio para promovê-lo de forma gratuita e criativa

Você tem ideia de como aumentar o engajamento nas redes sociais? Sabe do que se trata esse conceito tão falado hoje em dia?

O primeiro passo é ter uma conta nas principais plataformas digitais e, depois, descobrir o que estimula os usuários a interagirem com as publicações.

Promover a sua empresa nas redes sociais e manter um relacionamento com o cliente são tarefas que precisam de estratégias específicas. Mas se engana quem pensa que precisa ser mestre na internet para obter interações.

Hoje, você vai aprender como aumentar o engajamento nas redes sociais e impulsionar seu perfil com técnicas simples e gratuitas.

O que é engajamento?

interacao nas redes sociais

Engajamento é relacionamento. Ou seja, é quando uma pessoa interage com um determinado conteúdo. Serve basicamente para analisar o nível de interesse do público em relação a um assunto.

Essa interação pode ser feita de várias formas, seja por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo cliques em links citados.

Apenas visualizar um post não conta como engajamento, já que no consumo passivo de conteúdo não há interações.

Por que o engajamento nas redes sociais é importante?

Segundo uma pesquisa sobre tendências digitais realizada pela empresa Comscore, que faz análises sobre internet, em 2021 houve cerca de 9 bilhões de interações no Facebook, Twitter e Instagram, sendo este último responsável por 68% delas. Ele também liderou o ranking de comentários, com 50%.

Qualquer pessoa que divulga um produto ou serviço nas plataformas, quer ser visto pelo máximo de usuários possíveis. Afinal, conseguir captar a atenção das pessoas é uma forma de fazer com que elas conheçam o seu negócio e suas mercadorias.

É aí que o engajamento entra: quanto mais você tiver, mais a rede social envia o seu conteúdo para as outras pessoas

Mas como assim? É por meio das interações que o algoritmo das redes sociais (os robôs que analisam todos os conteúdos) entende que o público gostou daquela postagem e, portanto, ela deve alcançar mais gente.

Então, o algoritmo passa a evidenciar a publicação no feed (fluxo de conteúdo) de outros usuários que possuem interesse no mesmo assunto, promovendo gratuitamente os posts e aumentando o engajamento deles.

E é claro que nem todo conteúdo que você posta tem o resultado esperado. Por isso, é importante traçar estratégias para cada rede social e se adaptar conforme os gostos do seu público-alvo.

Como monitorar o engajamento nas redes sociais?

Assim como toda estratégia bem elaborada, o engajamento também deve ser monitorado e calculado para você entender o que está funcionando com os seus seguidores e, consequentemente, mudar conforme a necessidade.

Para isso, você precisa estudar as redes sociais para as quais quer produzir conteúdo, já que cada uma possui um método de medir o engajamento. 

Em geral, muitas plataformas disponibilizam recursos especiais de performance para os comerciantes.

Por exemplo, quem possui uma página comercial no Facebook tem acesso a ferramentas que fazem o cálculo de todas as interações dos usuários no perfil. Esses dados são fundamentais para quem pretende fazer negócios nas plataformas, como vender pelo Instagram.

Tendo como base o próprio Instagram, os tipos de ações que podem gerar mais engajamento são:

  • curtidas;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • salvamentos para ver depois (bandeirinha que fica no canto inferior direito do post);
  • cliques, seja no perfil, nos botões da bio ou nos links dos stories.

Você também pode investir em anúncios nas redes sociais, assim como quem usa o TikTok para vender. Muitas pessoas apostam nessa forma de divulgação e obtêm ótimos resultados. 

Vale a pena conhecer um pouco mais e ver se esse pode ser o seu caso!

Como aumentar o engajamento nas redes sociais: 8 segredos para o sucesso

engajamento nas redes sociais

Afinal, como aumentar o engajamento nas redes sociais? Existem alguns passos essenciais que você deve testar no seu perfil para estimular as interações do seu público.

Vale lembrar que não existe nenhuma solução mágica que vai fazer com que as suas publicações sejam as mais vistas e as mais comentadas. Tudo vai depender do assunto e da forma que você vai abordá-lo.

Conheça o seu público-alvo

Você sabe qual é o seu público-alvo? O primeiro passo para elaborar uma estratégia de engajamento eficiente nas redes sociais é determinar o público que você quer atingir e se comunicar.

Pesquise informações como idade, gênero, profissão, entre outras características que sejam relevantes para você produzir os conteúdos. Com isso, é mais fácil saber a linguagem que melhor dialoga com quem vê as suas publicações.

Pense em conteúdos relevantes

Uma coisa é certa: ninguém quer ver propaganda o tempo inteiro, já que a maioria das pessoas usa as plataformas como entretenimento e distração. Um feed lotado de anúncios é cansativo para qualquer usuário.

Por isso, faça publicações úteis e relevantes para os seus seguidores e que, ao mesmo tempo, tenham a ver com o seu ramo de atuação. Foque em postagens que estimulem uma conversa com as pessoas ou outro tipo de interação.

Fique por dentro das tendências

Fique de olho nas tendências de vídeos, hashtags e músicas de todas as redes sociais, as famosas trends. Elas são uma ótima oportunidade para você surfar na onda do que está em alta, adaptando os assuntos para o seu ramo de trabalho, e favorecer o engajamento.

É interessante participar das que mais combinam com o seu estilo e perfil. Não adianta fazer só porque está com popularidade, é preciso fazer sentido para o seu público e o seu negócio.

Estimule sua criatividade

Nem só de trends vivem os comerciantes nas redes sociais. Atente-se para não fazer mais do mesmo, crie conteúdos originais e que vistam a camisa da sua empresa.

É muito melhor quando você produz as próprias publicações mostrando a sua rotina com as mercadorias, tirando as principais dúvidas dos seguidores e fazendo memes autorais que conversem com os seguidores, por exemplo.

Não se esqueça de cuidar do visual do seu perfil nas redes sociais. Tente estabelecer um padrão de cores e layouts para os usuários se familiarizarem com a sua identidade. 

Conte com a ajuda de ferramentas como o Canva para deixar tudo mais criativo!

Incentive conversas e interações

melhorar engajamento nas redes sociais

Você já leu em legendas de posts frases como “comenta aí embaixo o que você achou”, “compartilha com aquele amigo que vai se identificar” ou “salva esse post para ler depois”?

Elas se chamam call to action ou CTAs. Tratam-se de composições com o objetivo de estimular o leitor a realizar alguma ação.

O uso delas nas publicações é uma excelente estratégia para promover interações, seja por meio de comentários, curtidas ou compartilhamentos.

Outro exemplo que funciona para muitas pessoas são as perguntas e enquetes nas postagens e nos stories. Experimente e veja se dá certo para você também.

Responda os usuários

Existem muitas maneiras de atender bem um cliente, mas uma que nunca sai de moda é respondê-lo nas redes sociais. Todo tipo de engajamento é válido e merece uma atenção especial.

Se algum seguidor repostou seu conteúdo, comentou ou enviou alguma mensagem no privado, responda educadamente e o mais rápido possível. Assim, você está ainda mais perto de conquistar e reter clientes em potencial.

Seja ativo nas publicações

Para o algoritmo recomendar o seu perfil, ele precisa encontrar você na plataforma, então é necessário ser frequente nas postagens.

Organize suas publicações e crie uma programação semanal ou mensal do que você pretende fazer em cada rede social. 

Desta forma, você tem mais tempo para pensar em ações que realmente estimulem o engajamento no seu perfil e sejam mais eficientes.

Calcule o seu engajamento nas redes sociais

Cada canal possui ferramentas específicas para medir o desempenho dos usuários. O que você deve fazer é apostar nesses recursos e mensurar suas ações e campanhas nas redes sociais.

Tenha em mãos todos os dados e informações sobre os seus conteúdos e, principalmente, as interações do seu público. 

Você só vai conseguir aumentar o seu engajamento nas plataformas se acompanhar e entender como está indo, percebendo o que funciona mais e menos.

Conclusão: como aumentar o engajamento nas redes sociais?

Agora que você aprendeu como aumentar o engajamento nas redes sociais, arregace suas mangas e mãos à obra – ou melhor, mãos nas redes sociais. Teste todas as ações e veja quais se dão melhor com o seu tipo de negócio.

Aproveite para conhecer os melhores apps de edição de vídeos para dar um toque mais profissional aos seus conteúdos. Boa sorte!