Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para o seu negócio; veja o passo a passo completo para ativar essa função
Se você vende na internet, mas ainda não faz negócios no Instagram, precisa começar o quanto antes. Agora, se você já é comerciante adepto dessa rede social, sabe que há alguns truques que ajudam a aumentar o seu faturamento, não é?
Um deles é a famosa “sacolinha”, aquele ícone que aparece no canto inferior esquerdo de algumas publicações comerciais. Quando a pessoa clica uma vez na tela do celular, surge a opção “Ver produtos” ao lado do ícone, além do nome e do preço do produto.
Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Quer saber como? Então confira abaixo como colocar a sacolinha no Instagram e vender cada vez mais na rede.
O que é a sacolinha do Instagram?
Basicamente, a sacolinha é uma etiqueta, uma tag que indica que o produto marcado está à venda. Ao clicar nela, a pessoa é direcionada para uma página que contém informações sobre a mercadoria em questão e exibe mais itens do catálogo.
Com a sacolinha, você pode marcar até 5 produtos ao publicar uma única foto ou vídeo (tanto no feed quanto nos Stories), ou 20 itens ao publicar várias imagens de uma vez (modo carrossel). No Reels, é possível marcar até 30 produtos.
Quais as vantagens desse recurso?

A etiqueta ajuda a maximizar o alcance dos seus produtos, já que quem bater o olho na publicação vai saber que eles estão à venda e terá acesso fácil ao preço e à finalização de compra.
Com a sacolinha, dá para destacar mercadorias específicas do seu catálogo. Ela também permite que você use a criatividade para atrair novos consumidores, ao mesmo tempo em que auxilia a fidelizar quem já compra com você.
Além disso, as publicações com a tag de preço levam os usuários diretamente para a página com detalhes sobre a mercadoria e o site onde ela pode ser adquirida, encurtando o caminho até a compra.
O que é preciso para colocar a sacolinha do Instagram?
A sacolinha está disponível para quem tem a função Compras (também conhecida como Instagram Shopping) ativada. Para isso, é necessário seguir uma série de passos. Não é a coisa mais simples do mundo, mas também não é nada de outro mundo. Veja o que você precisa fazer:
1 – Atender aos seguintes critérios:
- estar em um mercado aceito pela plataforma;
- vender bens materiais aceitos pela empresa;
- cumprir as políticas comerciais da rede social, como Acordo de Vendedor e Padrões da Comunidade;
- ter um site próprio ou parceiro no qual você possa vender, já que o recurso de finalização de compra diretamente pelo Instagram ainda não está disponível no Brasil.
2 – Criar um perfil comercial no Instagram (Instagram for Business)
Mesmo que você ainda não tenha sequer uma conta pessoal, deverá criá-la para depois transformá-la em comercial. Criado o perfil pessoal, acesse-o e clique no menu no canto superior direito. Vá em Configurações, depois em Conta e Mudar para conta profissional.
Em seguida, selecione a categoria que descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional.
3 – Conectar sua conta comercial no Instagram à sua página no Facebook
Para ter uma página no Facebook você precisa ter uma conta pessoal na plataforma. Se você ainda não tem, confira o passo a passo para criá-la.
Com a página criada, acesse seu perfil comercial no Instagram e selecione Editar perfil. Abaixo de Informações comerciais públicas, clique em Página. Selecione a página à qual deseja se conectar e vá em Concluir.
Vale destacar que, para realizar esse processo, não é necessário criar uma loja no Facebook, apenas a página.
4 – Carregar um catálogo de produtos
Seu catálogo não será criado direto no Instagram. Ele será feito em outro local e, depois, conectado à sua conta comercial. Você pode elaborá-lo no Facebook (pelo Gerenciador de Negócios) ou em plataformas de comércio eletrônico parceiras (como Shopify e BigCommerce). Veja a explicação desse processo.
5 – Cadastrar-se para a função Compras
Feito tudo isso, você precisa de uma espécie de autorização do Instagram para começar a vender na plataforma. Para fazer essa solicitação, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu no canto superior direito, depois em Configurações e Empresa.
Vá em Configurar compras no Instagram e clique em Começar. Aqui, você vai conectar bem rapidamente sua página no Facebook, seu catálogo e selecionar o domínio do seu site de venda. Ao final, envie sua conta para análise.
Esse processo normalmente leva alguns dias. Fique de olho na seção Compras na aba de Configurações para verificar o seu status. Às vezes, o Instagram solicita mais informações para comprovar que você apresenta todos os Requisitos de qualificação para comércio exigidos pela plataforma. Se isso acontecer com você, siga as instruções indicadas para concluir o processo.
Assim que você receber a aprovação, o Instagram vai te enviar uma notificação.
Como ativar a sacolinha?

Após a aprovação, você deverá ativar a função Compras na sua conta para finalmente poder começar a usar o recurso da sacolinha. Para isso, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu, depois em Configurações e Empresa.
Vá em Compras, selecione o catálogo de produtos que você quer conectar à sua conta, e depois Concluir. Caso a opção Compras não apareça para você, significa que sua conta ainda está em análise ou não foi aprovada para utilizar essa função.
Como marcar os produtos?
Depois de todos esses passos, você finalmente poderá começar a colocar a sacolinha no Instagram, marcando os produtos que deseja. Veja como fazer isso:
Nas fotos e nos vídeos
Ao selecionar a foto que deseja publicar e escrever uma legenda, clique em Marcar produtos e, em seguida, na imagem. Pesquise o item no seu catálogo, selecione o escolhido, clique em Concluir e Compartilhar.
Nos Stories
Ao escolher a foto ou vídeo que quer usar no Story, clique no ícone de figurinha no canto superior direito. Selecione a figurinha do produto e o item do catálogo que deseja destacar. Posicione a figurinha no lugar onde quer exibi-la no Story. Se quiser alterar a cor do texto, clique na figurinha e faça as mudanças. Quando terminar, é só compartilhar o Story.
No Reels
Após gravar o vídeo ou selecionar um já gravado no seu smartphone, vá em Avançar. Selecione uma foto para a capa, escreva uma legenda, clique em Capa e deslize a imagem para a parte inferior da tela. Clique em Marcar produtos e escolha as mercadorias ou coleção que quer destacar. Vá em Concluir e Compartilhar.
Conseguiu entender todos os passos para colocar a sacolinha no Instagram? Parece complicado, mas é apenas longo. Agora, é só aprimorar as suas técnicas para vender cada vez mais.
Olá Gostaria de fazer
👍
Muito bom foi de grande ajuda
Que ótimo Fernanda! Ficamos felizes em saber disso 🙂
Olá, a função de loja permanece na minha conta, porém não aparece mais a opção de marcar produtos na publicação. Consigo adicionar novos produtos normalmente na loja, no gerenciador tb sem aviso de problemas, alguém pode me ajudar ?
Oi, Lorraine! Às vezes, esses probleminhas acontecem mesmo. A recomendação é conectar a sua conta novamente e refazer todos os passos.
Jéssica me indica loja ou site que faz essa criação para gente é mais rápido obrigado
Oi, Bruno. Você diz criação da sacolinha? Não há uma loja ou um site que faça. Você precisa conectar as contas e seguir os passos indicados.
Olá gostaria de saber como faço para para liberar o meu site, para colocar em outra página do Instagram, já tenho uma página Instagram com a sacolinha da loja nuvemshop, mais tenho outro pagina do Instagram onde vendo só probutos das roupas da minha marca , e não consigo colocar o link do site pq ja esta sendo usando por minha outra página do Instagram, preciso liberar e até o momento não estou conseguindo, poderia me ajudar? Desde já agradeço
Olá, Jhonegrey! Essa segunda conta que você tem no Instagram também é comercial?
Olá o meu N vai qua só tento add meu site, no catálogo coloco direito mas N vai
Oi, Juliene! Tente repetir o processo novamente. Há pessoas que precisam fazer isso umas 3 vezes para dar certo.
Tenho loja virtual da Magazine Luiza será que consigo a sacolinha de compras? Gostaria de ajuda.
Oi, Rosaura! Acredito que você consegue sim. Se você é parceira Magalu e tem o perfil do seu negócio do Instagram, é só seguir os passos acima.
Boa tarde. Parabéns por este post de grande qualidade e clareza cristalina. A minha pergunta é a mesma da colega parceira do Magalu. Minha esposa tem uma loja no Elo7 (market place de artesanato). Será que nesse caso também dá pra ativar a sacolinha? Agradeço desde já.
Bom dia, Sebastião! Muito obrigada pelos elogios 🙂
Se sua esposa tem um perfil comercial no Instagram, é possível sim.
No entanto, segundo o Elo7, o recurso de incluir loja na página do Facebook “está temporariamente indisponível por questões de políticas de privacidade” da própria rede social. Ou seja, se sua esposa ainda não tem uma página no Facebook, talvez não seja possível ativar a sacolinha neste momento.
Ela pode ativar o recurso se utilizar outra plataforma para vender. Vocês conhecem o Kyte? É uma ótima opção e permite fazer integração com o Instagram.
No meu instagram não tem a opção de configurar compras no instagram…
Oi, Lyara. Então, você precisa ter uma conta comercial no Instagram e atender a todos os critérios da plataforma. Você conferiu no ponto 1 da nossa lista se você atende aos critérios?
Jessica, no meu também não aparece e eu já fiz todos os passos e estou dentro de todos os critérios do ponto 1.
Será que tem como você me dar uma luz?
Oi, Thais! Se você atende a todos os critérios e seguiu todos os passos, o recomendado é repetir tudo do zero. Se mesmo assim não funcionar, precisa entrar em contato com a plataforma para verificar o problema.
OLa
Tenho os produtos no meu site e não esta aparecendo na minha sacolinha no instagram da minha loja.
Como eu faço?
Estou inserindo mais alguns produtos no meu site e quero que apareça na sacolinha e depois marcar como produtos.
Pode me ajudar, por favor?
Oi, Daniele!
O que eu recomendo é que você repita todos os passos, desde o início da integração da sua conta comercial com o seu site.
Olá Comercyo.com adorei seu conteúdo!!
Oi, Sthefanie! Que bom que você gostou 🙂
Quantos seguidores precisa ter para ativar a sacolinha?
Olá, Julia!
Para ativar a sacolinha, você não precisa ter um número de seguidores específico. Apenas atender aos critérios citados no nosso post.
Oiii, eu segui todos os passos para conseguir habilitar a função da “sacolinha” porém no meu instagram, só está aparecendo “menu” “configuração “ “empresa” após essa parte (vá em compras), selecione o catálogo que vc quer conectar a sua conta e depois concluir) não aparece, o que eu posso fazer?
Oi, Laura!
Se a opção Compras não aparece para você, significa que a sua conta ainda está em processo de análise ou que você não foi aprovada pelo Instagram para usar o recurso. Aguarde mais alguns dias ou, se já aguardou, tente repetir o processo.