Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para o seu negócio; veja o passo a passo completo para ativar essa função

Se você vende na internet, mas ainda não faz negócios no Instagram, precisa começar o quanto antes. Agora, se você já é comerciante adepto dessa rede social, sabe que há alguns truques que ajudam a aumentar o seu faturamento, não é?

Um deles é a famosa “sacolinha”, aquele ícone que aparece no canto inferior esquerdo de algumas publicações comerciais. Quando a pessoa clica uma vez na tela do celular, surge a opção “Ver produtos” ao lado do ícone, além do nome e do preço do produto.

Apesar de pequena, essa figurinha pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Quer saber como? Então confira abaixo como colocar a sacolinha no Instagram e vender cada vez mais na rede.

O que é a sacolinha do Instagram?

Basicamente, a sacolinha é uma etiqueta, uma tag que indica que o produto marcado está à venda. Ao clicar nela, a pessoa é direcionada para uma página que contém informações sobre a mercadoria em questão e exibe mais itens do catálogo.

Com a sacolinha, você pode marcar até 5 produtos ao publicar uma única foto ou vídeo (tanto no feed quanto nos Stories), ou 20 itens ao publicar várias imagens de uma vez (modo carrossel). No Reels, é possível marcar até 30 produtos.

Quais as vantagens desse recurso?

A etiqueta ajuda a maximizar o alcance dos seus produtos, já que quem bater o olho na publicação vai saber que eles estão à venda e terá acesso fácil ao preço e à finalização de compra. 

Com a sacolinha, dá para destacar mercadorias específicas do seu catálogo. Ela também permite que você use a criatividade para atrair novos consumidores, ao mesmo tempo em que auxilia a fidelizar quem já compra com você. 

Além disso, as publicações com a tag de preço levam os usuários diretamente para a página com detalhes sobre a mercadoria e o site onde ela pode ser adquirida, encurtando o caminho até a compra.

O que é preciso para colocar a sacolinha do Instagram?

Tela para criar conta no Instagram

A sacolinha está disponível para quem tem a função Compras (também conhecida como Instagram Shopping) ativada. Para isso, é necessário seguir uma série de passos. Não é a coisa mais simples do mundo, mas também não é nada de outro mundo. Veja o que você precisa fazer:

1 – Atender aos seguintes critérios:

2 – Criar um perfil comercial no Instagram (Instagram for Business)

Mesmo que você ainda não tenha sequer uma conta pessoal, deverá criá-la para depois transformá-la em comercial. Criado o perfil pessoal, acesse-o e clique no menu no canto superior direito. Vá em Configurações, depois em Conta e Mudar para conta profissional

Em seguida, selecione a categoria que descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional.

3 – Conectar sua conta comercial no Instagram à sua página no Facebook

Para ter uma página no Facebook você precisa ter uma conta pessoal na plataforma. Se você ainda não tem, confira aqui o passo a passo para criá-la. 

Com a página criada, acesse seu perfil comercial no Instagram e selecione Editar perfil. Abaixo de Informações comerciais públicas, clique em Página. Selecione a página à qual deseja se conectar e vá em Concluir.

Vale destacar que, para realizar esse processo, não é necessário criar uma loja no Facebook, apenas a página.

4 – Carregar um catálogo de produtos

Seu catálogo não será criado direto no Instagram. Ele será feito em outro local e, depois, conectado à sua conta comercial. Você pode elaborá-lo no Facebook (pelo Gerenciador de Negócios) ou em plataformas de comércio eletrônico parceiras (como Shopify e BigCommerce). Todo esse processo está bem explicado aqui.

5 – Cadastrar-se para a função Compras

Feito tudo isso, você precisa de uma espécie de autorização do Instagram para começar a vender na plataforma. Para fazer essa solicitação, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu no canto superior direito, depois em Configurações e Empresa.

Vá em Configurar compras no Instagram e clique em Começar. Aqui, você vai conectar bem rapidamente sua página no Facebook, seu catálogo e selecionar o domínio do seu site de venda. Ao final, envie sua conta para análise

Esse processo normalmente leva alguns dias. Fique de olho na seção Compras na aba de Configurações para verificar o seu status. Às vezes, o Instagram solicita mais informações para comprovar que você apresenta todos os Requisitos de qualificação para comércio exigidos pela plataforma. Se isso acontecer com você, siga as instruções indicadas para concluir o processo.

Assim que você receber a aprovação, o Instagram vai te enviar uma notificação. 

Como ativar a sacolinha?

Exemplo de como aparece a sacolinha no Instagram
Na primeira foto, publicação com sacolinha. Na segunda, página para onde usuário é direcionado ao clicar na tag. Na terceira, tela que aparece quando clica-se na foto

Após a aprovação, você deverá ativar a função Compras na sua conta para finalmente poder começar a usar o recurso da sacolinha. Para isso, acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu, depois em Configurações e Empresa

Vá em Compras, selecione o catálogo de produtos que você quer conectar à sua conta, e depois Concluir. Caso a opção Compras não apareça para você, significa que sua conta ainda está em análise ou não foi aprovada para utilizar essa função.

Como marcar os produtos?

Depois de todos esses passos, você finalmente poderá começar a colocar a sacolinha no Instagram, marcando os produtos que deseja. Veja como fazer isso:

Nas fotos e nos vídeos

Ao selecionar a foto que deseja publicar e escrever uma legenda, clique em Marcar produtos e, em seguida, na imagem. Pesquise o item no seu catálogo, selecione o escolhido, clique em Concluir e Compartilhar.

Nos Stories

Ao escolher a foto ou vídeo que quer usar no Story, clique no ícone de figurinha no canto superior direito. Selecione a figurinha do produto e o item do catálogo que deseja destacar. Posicione a figurinha no lugar onde quer exibi-la no Story. Se quiser alterar a cor do texto, clique na figurinha e faça as mudanças. Quando terminar, é só compartilhar o Story.

No Reels

Após gravar o vídeo ou selecionar um já gravado no seu smartphone, vá em Avançar. Selecione uma foto para a capa, escreva uma legenda, clique em Capa e deslize a imagem para a parte inferior da tela. Clique em Marcar produtos e escolha as mercadorias ou coleção que quer destacar. Vá em Concluir e Compartilhar.

Conseguiu entender todos os passos para colocar a sacolinha no Instagram? Parece complicado, mas é apenas longo. Agora, é só aprimorar as suas técnicas para vender cada vez mais.