Ter um perfil na rede é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Confira se você está explorando os recursos da plataforma a seu favor e aprenda a se aprimorar ainda mais

Já é mais do que sabido que as redes sociais são poderosas ferramentas para alavancar vendas. A cada dia, mais empreendedores e lojistas se rendem aos recursos dessas mídias para expor produtos e se conectar com clientes em potencial.

Segundo dados do Instagram

  • 90% das pessoas nesta rede social seguem ao menos uma empresa;
  • 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram;
  • mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil comercial por dia.

Exatamente por isso, ter um perfil no Instagram é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Sua empresa tem uma página lá? Então veja abaixo se você tem usado os recursos da rede a seu favor ou se precisa aprimorar suas táticas. Confira nossas dicas infalíveis para conquistar clientes no Instagram.

1 – Tenha uma conta no Instagram for Business

A sua empresa precisa se mostrar como tal. Sendo assim, deve ter um perfil comercial na rede. Ele dá mais seriedade ao negócio e fornece acesso a dados como alcance e engajamento das publicações, além de permitir a venda de produtos dentro do próprio aplicativo.

2 – Pense para escolher as hashtags

Essas palavras-chave precisam ser escolhidas com inteligência, mas sem exagerar, e pensando naquelas que são mais associadas ao seu produto. Dica: é interessante criar uma hashtag própria para a sua marca, desde que não seja confusa ou longa demais.

3 – Explore os Stories

Não importa que o conteúdo vai sumir em 24 horas. Se for bom, ele terá o efeito desejado, que é levar a pessoa para a sua loja. Por isso, use links e a opção “Arraste para cima” do app.

O legal deste recurso é que ele cria uma certa proximidade. Nesse sentido, muitas empresas aproveitam para mostrar os bastidores da marca, como a confecção de algum produto. Mas elas não param por aí – o que leva ao próximo tópico da lista.

4 – Promova concursos e promoções

De fato, os Stories são um ótimo lugar para divulgar promoções e anunciar descontos. O principal aqui é aguçar a curiosidade de quem vê – bem como criar uma sensação de urgência – e fazer a pessoa querer clicar no link para saber o que pode ganhar.

5 – Invista em fotos de qualidade

Mulher tira foto de produtos para publicar no Instagram

O foco do Instagram é o compartilhamento de fotos e vídeos. Portanto, a qualidade dessas mídias precisa ser alta sempre que possível. Imagens em baixa resolução podem desanimar e espantar a clientela.

Procure um ponto visualmente atrativo da sua marca, busque ângulos que a favoreçam e tenha cuidado com as montagens. Originalidade e criatividade contam muitos pontos aqui.

6 – Interaja sempre

A chave para conquistar clientes no Instagram (ou mesmo em outras redes sociais) é promover o engajamento. Assim, fique de olho nas oportunidades para interagir com as pessoas.

Curta, comente, crie enquetes e responda dúvidas ou sugestões. Priorize o diálogo e não perca o timing. Agilidade é crucial nas redes sociais.

7 – Elabore um calendário de publicações

Lembre-se de que o perfil da sua empresa não é o seu pessoal. Ou seja, postar coisas aleatórias não fará muito sentido.

É importante criar um calendário de publicações, pensando previamente no que se deseja postar e no melhor momento para isso. Além de deixar o conteúdo mais organizado, essa estratégia cria periodicidade, algo muito valorizado por seguidoras e seguidores. Perfil abandonado é perfil esquecido.

8 – Siga contas relevantes para o seu negócio

Identifique quem são suas referências, lojas já influentes no mercado, e siga os perfis delas para ficar por dentro do que estão fazendo e como estão fazendo. Elas podem ser boas fontes de inspiração.

9 – Acompanhe os números

A única forma de saber se suas estratégias estão dando certo é acompanhar as métricas da conta. A partir de dados como número de visualizações do perfil e horário de maior interação, por exemplo, é possível criar estratégias mais certeiras para o seu público e entender o que o agrada mais.

#Boralá conquistar clientes no Instagram e se tornar um sucesso.