Observe a nossa lista e selecione as coisas que você já faz. Ao final, você vai saber se está fazendo um bom trabalho ou se precisa melhorar

Exibir um catálogo online facilita bastante a vida de quem compra e de quem vende. Evita aquelas situações em que o comerciante envia dezenas de fotos por WhatsApp dos produtos que estão à venda. E também permite que as pessoas naveguem à vontade pela vitrine virtual e explorem cada peça com calma.

Só que não adianta nada fazer um catálogo online de qualquer jeito. Como tudo no mundo dos negócios, é preciso pensar na melhor maneira de mostrar as suas mercadorias, seguindo uma estratégia e um objetivo

Para te ajudar com isso, preparamos uma lista de melhores práticas para implementar no seu catálogo o quanto antes e deixá-lo muito mais atrativo e moderno. 

✔ Usar apps e/ou softwares para criar o catálogo

Chega de ficar perdendo tempo tentando aprender a fazer um catálogo online interessante, original e profissional. Procure ajuda de quem entende do negócio e poupe o seu valioso tempo. 

Crie a sua vitrine em ferramentas como o Canva, plataformas de criação de sites e aplicativos que oferecem esse tipo de serviço. Você vai ter acesso a templates prontos para usar ou a um espaço para fazer upload das fotos das suas mercadorias direto para o sistema, sem se preocupar com grandes edições no layout.

✔ Pensar na experiência do cliente

Evite imaginar as coisas como se você fosse o principal interessado ou interessada. Lembre: o seu foco sempre precisa ser a clientela. Pense em como proporcionar uma boa experiência para as pessoas, tanto em termos de visual quanto de navegabilidade. Organizar os itens em categorias, por exemplo, é uma opção interessante.

✔ Usar fotos de qualidade

Capa de um exemplo de catálogo

Você só consegue chamar atenção para o seu produto se os consumidores conseguirem olhar os detalhes das peças. Para isso, é essencial usar fotos de qualidade, na melhor resolução possível. 

Ainda que você não tenha equipamentos profissionais, dá para fazer fotos excelentes com os smartphones de hoje em dia. Busque ângulos que favoreçam a noção de tamanho e tipo de material do produto.

✔ Colocar todas as informações necessárias

Descreva sua mercadoria em detalhes. Informe sobre tamanho, cor, material de fabricação, modo ideal de limpeza, entre outros. Não deixe espaço para dúvidas.

Também é legal fazer uma busca no Google para ver como os produtos semelhantes aos seus são buscados. Desta maneira, você colhe informações para aprender a ser encontrado de maneira orgânica nos buscadores.

✔ Integrar seu catálogo online às redes sociais

Explore ao máximo as possibilidades que um catálogo online oferece. Compartilhe o link dele com as pessoas no WhatsApp. Aproveite também para integrá-lo ao Facebook e ao Instagram e amplie sua visibilidade na internet. Em outras palavras, aumente as suas chances de vender.

✔ Manter o catálogo interessante

É claro que nem todos os negócios conseguem promover lançamentos toda semana. Mas é interessante tentar lançar de vez em quando um produto novo ou em uma cor nova. Ter novidades mostra que você se esforça para se atualizar e para agradar os clientes.

✔ Destacar produtos

Uma boa estratégia para o seu catálogo online é destacar os produtos mais vendidos. Assim como em um cardápio de restaurante, esse detalhe pode influenciar a decisão das pessoas, além de ressaltar o sucesso da sua loja.

✔ Facilitar o caminho para a compra

Procure disponibilizar no catálogo o link para o seu site de vendas ou o canal que você realiza as transações. Desta forma, você encurta o caminho até a finalização do pedido e proporciona conveniência aos clientes – ganhando uns pontinhos a mais na preferência deles.

✔ Manter o catálogo atualizado conforme o estoque

Evite que consumidores deixem de fazer negócios com você porque efetuaram uma compra e só depois disso foram informados de que o produto está sem estoque. O catálogo precisa sempre estar atualizado conforme o que há no estoque

Se você já segue mais de 7 itens desta lista, parabéns! Seu catálogo online já está no caminho do sucesso. Caso você siga entre 4 e 6, está tentando fazer um bom trabalho, mas pode se esforçar um pouquinho mais. Se você segue menos de 4, planeje-se para colocar essas medidas em prática o quanto antes. O seu negócio pode ficar muito melhor.