Para qualquer negócio, é fundamental saber como encontrar bons fornecedores – o que pode ser um desafio. Veja como encontrar os melhores parceiros para a sua empresa

Como encontrar fornecedores de confiança para o seu negócio? Esse é um dos maiores desafios de uma empresa, já que prestar um bom serviço ou vender um produto de qualidade depende diretamente da capacidade de encontrar um bom parceiro. 

É preciso muita paciência e atenção quando você estiver em busca de um fornecedor. Uma escolha errada pode impactar toda a experiência do cliente no seu estabelecimento, prejudicando a fidelização dele e a sua imagem no mercado.

Hoje, vamos tentar facilitar essa tarefa. Separamos 10 dicas infalíveis para você encontrar um fornecedor de qualidade para o seu negócio. Pronto para começar?

O que você precisa em um fornecedor?

A primeira coisa que você tem que entender é que a função do fornecedor não é apenas providenciar os insumos para o seu trabalho. Você precisa olhar toda a cadeia de processos que depende dele.

Talvez você ainda não tenha parado para pensar, mas o que acontece com uma lanchonete se o fornecedor de pão atrasa a entrega? Esse e outros aspectos precisam estar bem definidos na hora de buscar um parceiro.

Antes de começar as pesquisas, determine:

  • quais produtos e/ou materiais você precisa;
  • qual a quantidade (semanal, quinzenal ou mensal) desses itens que você precisa;
  • em quanto tempo eles precisam chegar a você;
  • qual é o atraso tolerável para não prejudicar as operações do seu negócio;
  • onde você vai armazenar as mercadorias entregues;
  • a quantia máxima que poderá ser aplicada a esse departamento;
  • se você vai trabalhar com pronta entrega, encomenda ou os dois.

Quando você tiver respostas para todas essas questões, ficará muito mais fácil encontrar um fornecedor que atenda a tudo o que você precisa e esteja alinhado às suas expectativas. Então, vai anotando aí que vamos te ajudar a fazer as melhores escolhas!

Tipos de fornecedores

como conseguir bons fornecedores

Antes de saber qual fornecedor é o ideal para o seu negócio, você precisa conhecer os tipos de fornecedores existentes no mercado. Confira os principais abaixo:

  • fabricantes: fornecem as matérias-primas, os componentes básicos. Fabricam do zero e vendem aos comerciantes. Costumam ser mais baratos que as demais opções e exigir uma quantidade mínima no pedido. É preciso um local para armazenar as mercadorias.
  • atacadistas: compram produtos dos fabricantes ou distribuidores e vendem aos comerciantes. Podem vender itens de vários fabricantes e em quantidades menores. É preciso um local para armazenar as mercadorias.
  • dropshippers: você vende, mas são eles que pegam os produtos com os atacadistas e entregam direto ao seus consumidores. Ou seja, você atua como um intermediário. A vantagem aqui é que não precisa ter um estoque.
  • importadores: são atacadistas que compram produtos de fabricantes ou atacadistas internacionais. Costuma ser uma opção mais cara.

Aproveitando que falamos sobre o estoque, sabia que administrar bem esse departamento é essencial para a saúde do seu negócio? Descubra se você sabe gerenciar o seu estoque direitinho.

Como encontrar bons fornecedores: 10 dicas infalíveis

Depois de entender exatamente o que você precisa e qual tipo de parceiro é o melhor para o seu negócio, chegou o momento de saber como conseguir bons fornecedores. Veja as nossas dicas.

1 – Faça uma boa pesquisa na internet

Para achar fornecedores na internet, não basta jogar nomes aleatórios no Google e entrar em contato com os que aparecem primeiro. 

Pesquise a fundo sobre cada um deles, observe avaliações, reputação, presença na imprensa especializada e até se são fornecedores para e-commerce. O importante é tentar avaliar o grau de credibilidade dos fornecedores.

2 – Converse com outros comerciantes

Ouça a voz da experiência. Converse com quem começou antes de você e peça indicações para pessoas da área. É uma forma de evitar perder tempo e dinheiro com fornecedores de qualidade questionável.

3 – Participe de eventos do setor

São excelentes oportunidades de conhecer profissionais para se inspirar e também parceiros confiáveis. Se você não puder ir por falta de recursos, distância ou outro motivo, fique de olho na lista de expositores e comece suas pesquisas por eles.

4 – Analise o fornecedor

como achar fornecedores na internet

Sabe aquelas perguntas sobre o que você precisa em um fornecedor? Tome aquilo como base na hora de fazer a sua escolha. Explique as suas necessidades e analise direitinho a capacidade dele de realizar o trabalho do jeito e nos prazos que você quer.

5 – Entre em contato com produtores

Encontre o fabricante do produto com o qual você deseja trabalhar e pergunte sobre os revendedores com os quais ele trabalha. Verifique também se é possível comprar direto com ele – normalmente fica mais barato. 

6 – Avalie preços

Separe alguns fornecedores pelos quais você se interessou e compare-os. Veja os preços cobrados e as formas de pagamento que oferecem. Faça as contas e observe o que se encaixa melhor no momento da sua empresa. Não se esqueça de levar em consideração os impostos, frete e outras taxas.

7 – Atente-se à qualidade do produto

Não adianta encontrar um fornecedor super barato e o produto ser ruim. Escolha um parceiro de qualidade. Pense sempre no consumidor e na experiência dele na sua loja. O nível da mercadoria oferecida tem um impacto enorme na reputação do seu negócio.

8 – Saiba como é o contato com o fornecedor no dia a dia

Busque saber como é o contato com o fornecedor nos dias operacionais. Se você tiver um problema com a entrega, eles respondem rápido? Atendem com agilidade? Funcionam aos finais de semana? 

Responder a essas e outras questões é de extrema importância na hora de escolher fornecedores para loja virtual e demais estabelecimentos.

9 – Negocie os valores cobrados

Depois de encontrar os fornecedores ideais em termos de reputação, qualidade de produto e preço cobrado, não deixe de tentar negociar para conseguir um valor ainda melhor. Qualquer economia é bem-vinda e auxilia na sua gestão financeira.

10 – Tenha um plano B

Não dependa somente de um fornecedor. Mesmo sendo um ótimo parceiro, imprevistos acontecem, e a sua função é seguir com as operações sem causar impactos aos consumidores.

Como entrar em contato com o fornecedor?

como achar fornecedores

Quando você for conversar com o potencial fornecedor da sua loja, é legal aplicar certas técnicas para garantir que você está no caminho certo e não vai se arrepender da escolha mais tarde. Veja algumas delas:

  • peça amostras do produto para ter certeza quanto à qualidade dele;
  • estabeleça um canal de comunicação direto com o fornecedor para o caso de emergências (sem secretárias e assistentes como intermediários, já que isso atrasa e dificulta o processo);
  • discuta com o parceiro todas as cláusulas do contrato e não deixe espaço para dúvidas;
  • seja franco e abra o jogo se for trabalhar com mais de um fornecedor.

Mantenha um bom relacionamento com o seu fornecedor

Tudo acertado, agora é manter um bom relacionamento com o seu parceiro. Afinal, ele será peça-chave nas suas operações. Quanto melhor a relação entre vocês, mais duradoura será a parceria. Respeite os prazos de pagamento e comunique a ele quando algo não sair como você imaginava.

Conclusão

Agora que você sabe como encontrar fornecedores de qualidade, é hora de começar os trabalhos. Pesquise bastante, converse, pergunte e avalie a melhor opção para a sua empresa.
Encontrar o parceiro ideal pode levar um certo tempo, mas com as técnicas certas, te poupa de dores de cabeça no longo prazo e contribui para o sucesso do negócio.