Chega de sufoco para conseguir pagar as contas no fim do mês. Veja como você pode obter uma renda extra e aliviar um pouco a sua situação financeira

Já imaginou como seria viver sem aquela sensação de que o dinheiro não vai ser suficiente para pagar as contas no fim do mês? Saiba que isso é possível! 

Com planejamento e dedicação, dá para encontrar a atividade perfeita para te ajudar a descolar um dinheiro a mais e aumentar o seu orçamento

Quer saber como fazer renda extra? Confira as próximas dicas, encontre a solução que mais se adequa às suas competências e dê um gás no seu faturamento! 

O que é renda extra?

como fazer renda extra

Renda extra é o dinheiro que você ganha realizando um trabalho alternativo ou além da sua ocupação profissional. Isto é, não está relacionado diretamente à sua fonte principal de renda, é um valor adicional

Trata-se de uma excelente alternativa para quem está com dificuldades de arcar com todas as despesas e busca um certo alívio financeiro

Há diversas formas de fazer renda extra. Você pode trabalhar de casa, pela internet ou em um ambiente externo.

O importante é encontrar algo que você goste de fazer ou tenha facilidade, e que não prejudique o seu desempenho no trabalho formal – caso esteja empregado.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro deste e de muitos outros assuntos que vão ajudar você a ter sucesso com o seu negócio.

O que fazer para ter renda extra?

Há muitos motivos que levam à necessidade de gerar uma renda extra, mas independentemente da causa, há diversas atividades a se exercer para conseguir esse dinheirinho a mais.

Saiba que um simples passatempo pode se transformar em dinheiro extra no final do mês! Veja alguns exemplos básicos: 

  • Você fala uma outra língua? Trabalhe traduzindo textos ou dando aulas particulares.
  • Ama animais? Ofereça serviço de cuidador de pets.
  • Seus amigos sempre te pedem ajuda na hora de organizar festas e eventos? Comece a trabalhar com isso.

Como fazer renda extra: confira 8 ideias

renda extra

É importante ter em mente que, para conseguir renda extra, não existe uma forma melhor que a outra. Tudo depende de qual se adequa melhor às suas habilidades e tempo disponível. 

Veja algumas atividades com potencial para se transformarem em fontes de renda alternativas e avalie qual faz mais sentido para você.

Monte uma loja virtual

Em uma época em que vender pela internet ganha cada vez mais força, as lojas virtuais estão com tudo! Se você quer ganhar um extra sem sair de casa, essa pode ser a solução para você.  

Um jeito simples e fácil de começar é apostar nas vendas pelas redes sociais.

Crie, por exemplo, um perfil comercial no Instagram, aproveite os recursos da plataforma e monte um catálogo online dos seus produtos. 

Se você não sabe o que vender, pesquise itens que estão em alta no mercado e nos quais você tem condições de investir.

Faça artesanatos

Além de ser benéfico para o corpo e mente, fazer artesanato é uma ótima fonte de renda extra

Não há regras. Use e abuse da sua criatividade. Faça crochês, pinturas, cosméticos, acessórios ou até mesmo transforme em arte peças que iriam para o lixo.

Comece vendendo para conhecidos e, quando pegar um ritmo de produção viável, divulgue e venda seus artesanatos pela internet

Venda comida

Em 2020, as entregas de comida por aplicativo aumentaram 66% na América Latina. Parece o momento perfeito para embarcar nesse ramo, não acha? 

Primeiro, defina qual prato você vai vender. O ideal é prezar por aquilo que você realmente sabe fazer

Em seguida, analise a logística de entrega. Você pode trabalhar com o WhatsApp ou se cadastrar em plataformas como iFood e Uber Eats

Elas fazem a ponte entre o estabelecimento e o consumidor, e funcionam como uma vitrine para os seus produtos

Tenha em mente que, para montar um restaurante delivery de sucesso, você precisa se dedicar aos clientes. Então, opte sempre por aquilo que vai melhorar a experiência de compra deles. 

Abra um brechó

Abrir um brechó de roupas e acessórios é uma alternativa vantajosa para aqueles que querem começar investindo pouco

Com R$ 30,00, por exemplo, é possível comprar algumas peças em bazares e montar looks incríveis para começar a vender. 

Além disso, você não precisa ter um espaço físico. Basta criar uma conta comercial em redes como Facebook ou Instagram e expor seus produtos para o público. 

Neste ramo, é importante ser inovador e prezar pela qualidade das mercadorias, mas a chave para o sucesso é fazer um bom gerenciamento do seu negócio

Para isso, conte com o auxílio de aplicativos que auxiliam nas tarefas operacionais, como controle de estoque. Assim, você não corre o risco de cometer erros que te façam perder dinheiro. 

Trabalhe com entregas 

Dizem que a vida é como andar de bicicleta, porque “se parar, você cai”. Então, para que isso não aconteça com as suas finanças, que tal pegar a sua bike e usar para ganhar dinheiro?

Para se tornar um entregador parceiro em plataformas como iFood, Uber Eats ou Rappi, você não precisa de um carro ou de uma moto. Use sua bicicleta como veículo. 

É uma alternativa para conseguir uma grana extra. No entanto, vale ressaltar que se trata de um serviço exaustivo e que exige longas jornadas de trabalho

Faça costura

A área da costura abrange a confecção e manutenção de peças como roupas, carteiras, bolsas e almofadas. 

Se você conhece a técnica, mas ainda não tem muita prática, comece fazendo pequenos reparos, como ajustar as barras das calças. Assim, você conquista clientes e tem a possibilidade de treinar mais

Com o tempo, você pode se aventurar comprando peças em brechós para personalizar e revender. Altere o corte, a cor ou até mesmo faça bordados e pinturas que as tornem exclusivas

ganhar dinheiro extra

Revenda produtos

Neste tipo de negócio, você não produz a mercadoria que pretende vender. Precisa somente saber como encontrar um fornecedor que atenda às suas necessidades. 

Há uma gama de produtos que podem ser revendidos, mas é interessante buscar algo com que você se identifique. Desta forma, fica mais fácil passar a mensagem e vender para o público que você deseja atingir.   

Natura, Eudora e DeMillus são algumas das marcas mais procuradas para revenda. 

Vale ressaltar que algumas empresas solicitam a compra de um kit inicial para que a pessoa possa se tornar uma revendedora. Ou seja, você precisa ter um valor mínimo para investir na atividade.

Ofereça serviços

Sabe cortar cabelo? E fazer unha? Se a resposta for sim, você encontrou sua fonte de renda extra. Ofereça seus serviços a salões de beleza ou mesmo amigos, vizinhos e conhecidos. 

Se tiver facilidade com crianças, ser babá é uma opção para você. Agora, se o seu forte é organização, ajudar pessoas com mudanças ou faxina é uma saída. 

Caso você não saiba que tipo de serviço oferecer, busque cursos para se especializar em algo que goste. Invista em você e não perca a chance de ganhar um dinheiro extra

Conclusão: qual renda extra dá mais dinheiro?

Como você viu, não há uma única forma de fazer renda extra. A escolha da atividade depende das suas capacidades e do seu tempo disponível. Portanto, o que é mais vantajoso para uma pessoa, talvez não seja para outra. 

Sendo assim, para definir a melhor para você, entenda qual opção mais se adequa à sua realidade e tem mais chances de trazer benefícios.

Além disso, lembre-se de que nada acontece de uma hora para outra e, para prosperar, você precisa de calma, determinação e planejamento

Já ouviu o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, tudo é um processo, não adianta escolher fazer qualquer coisa. Para alcançar aquilo que você deseja, trace objetivos bem definidos e planeje como pretende atingi-los. Boa sorte!