A rede social do momento também serve para os comerciantes. Veja como fazer vídeo no TikTok e divulgar seus produtos para alavancar o lucro do seu negócio

Você sabe como fazer vídeo no TikTok? A rede social bombou com a febre de vídeos curtos virais, sejam de dança ou com músicas que grudam na cabeça.

Com isso, muitas pessoas enxergaram uma nova oportunidade de se destacar no mundo digital e começaram a criar conteúdo na plataforma, principalmente os comerciantes – sim, é possível vender no TikTok e é mais fácil do que você imagina.

Hoje você vai aprender como fazer vídeo no TikTok e ganhar seguidores com a sua marca de forma prática e divertida.

O que é TikTok?

TikTok é uma rede social que permite gravar e compartilhar vídeos rápidos, com duração de 15 segundos a 10 minutos (era apenas 3, mas a plataforma aumentou o tempo e está liberando isso aos poucos para os usuários).

Ele foi lançado em 2017 pela empresa chinesa de tecnologia ByteDance e já soma, aproximadamente, 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Como editar vídeo no TikTok

É um aplicativo bastante intuitivo e simples, que disponibiliza diversas ferramentas para você explorar a sua criatividade.

Ele também permite ter uma conta profissional para você acompanhar melhor o desempenho da sua marca na plataforma.

Como fazer vídeo no TikTok: passo a passo completo

Segundo dados do DataReportal, empresa que realiza estudos sobre a internet global, os brasileiros usuários de Android passam cerca de 20,2 horas por mês no TikTok.

A visibilidade que essa plataforma oferece é enorme e você não pode ficar de fora. Confira abaixo o passo a passo de como fazer vídeo no TikTok de maneira rápida:

  1. Baixe o app do TikTok no seu celular, é possível tanto para Android quanto para iOS.
  2. Crie uma conta no aplicativo e escolha uma forma de fazer login, se por telefone, e-mail, Facebook, Instagram ou Twitter.
  3. Clique no símbolo + no final da tela.
  4. Permita o acesso do app para tirar fotos, gravar vídeos e usar o microfone.
  5. Você será direcionado para a tela de gravação. No canto superior direito, você tem acesso a todos os recursos para gravar vídeos no aplicativo. Você pode mudar a câmera frontal para traseira, escolher a velocidade do vídeo, utilizar filtros e “maquiagem”, definir o tempo de duração e acionar o flash.
  6. Se quiser adicionar uma trilha sonora, clique em Adicionar som. Ao abrir uma janela, busque a música que deseja usar.
  7. Ao lado do botão vermelho de gravação, você também pode escolher efeitos, como no Instagram, e usar fotos e vídeos do seu dispositivo – é preciso permitir o acesso do app aos arquivos.
  8. Agora, é só clicar no botão vermelho e fazer vídeos no TikTok!

Você ainda consegue editar o vídeo no TikTok e desfrutar de todos os recursos que ele disponibiliza para publicar um excelente conteúdo.

Para isso, siga as instruções a seguir:

  1. Depois que a gravação ficou pronta, clique no botão vermelho com o símbolo ✔, do lado inferior direito.
  2. Novamente no canto direito da tela, você vai encontrar várias ferramentas para editar o seu vídeo. Você pode incluir texto, stickers e emojis, aplicar efeitos e filtros, cortar as partes que desejar, ajustar as configurações de privacidade, ativar redutor de ruídos e efeitos de voz, e fazer uma narração por cima do vídeo.
  3. Após editar da maneira que desejar, aperte Avançar.
  4. Escreva uma descrição para o vídeo – utilize hashtags para alcançar mais pessoas. 
  5. Aproveite para definir a foto de capa e escolher em quais redes sociais você quer compartilhar o clipe.
  6. Toque em Publicar. Pronto, seu vídeo já está no feed!

Caso você queira editar o vídeo para o TikTok de outra forma, aproveite para conhecer os melhores apps de edição de vídeo que vão deixar suas criações muito mais profissionais.

Como fazer live no TikTok?

Como montar vídeos no TikTok

Para fazer uma live no TikTok, existem diversas configurações personalizadas, como adicionar efeitos, filtrar comentários e adicionar até 20 moderadores (pessoas que têm o controle sobre o chat e garantem que as normas sejam cumpridas na live). 

Inclusive, se você tem mais de 18 anos, é possível ganhar presentes virtuais durante suas transmissões ao vivo (lives) e trocá-los depois por dinheiro dentro do próprio TikTok.

Veja abaixo como fazer live no TikTok em poucos passos:

  • Aperte o ícone + na parte inferior da sua tela. 
  • Selecione a opção Live, abaixo do botão vermelho de gravação.
  • Escolha uma foto e um título para a sua live.
  • Pressione Transmitir ao vivo para iniciar.

Ao final da live, tudo o que foi feito fica salvo na plataforma. Para ter acesso ao material, realize as instruções abaixo:

  • Toque em Eu.
  • Clique nos três pontinhos, localizados no canto superior direito.
  • Aperte Live Replay.

Precisa de quantos seguidores para fazer live no TikTok?

O TikTok não possui muitos requisitos para os usuários poderem fazer lives. Há apenas dois: ter no mínimo 16 anos e ter mais de 1.000 seguidores.

Como ganhar seguidores no TikTok?

A dúvida principal da maioria dos usuários do aplicativo, principalmente de quem vende nas redes sociais, é: como ganhar seguidores no TikTok? Infelizmente, não existe uma receita mágica para conseguir vários de uma vez.

Entretanto, se estiver tentando promover o seu negócio, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar o seu engajamento na plataforma e aumentar as chances de o algoritmo destacar o seu conteúdo para os consumidores.

Veja algumas dicas de como ganhar seguidores no TikTok:

Organize seu perfil

A primeira impressão que os usuários têm do seu perfil é muito importante para definir se eles vão querer acompanhar você ou não. 

Por isso, escreva uma descrição da sua marca na biografia e inclua o seu site de vendas, se for o caso, e-mail e links para o seu Instagram, Facebook ou outras redes sociais. 

Explore também o uso da conta corporativa do TikTok e dê um toque profissional ao seu perfil.

Fique atento às tendências

Vídeos no TikTok

Preste atenção nas tendências do momento que rolam no TikTok, como danças, memes e estilos de transições. Veja como você consegue encaixar o seu conteúdo nessas trends sem perder o foco da mensagem que pretende passar.

Afinal, se você quer atrair as pessoas da plataforma para conhecer o seu trabalho, precisa produzir vídeos com os quais elas se familiarizem.

Pense na trilha sonora

Muitas pessoas passam horas na seção For you (página principal do TikTok) por conta das músicas de fundo

Portanto, escolha trilhas sonoras envolventes e animadas para chamar atenção do público. Isso faz toda a diferença quando o assunto é manter o usuário no vídeo.

Produza conteúdos originais

Adeque o seu conteúdo ao que está em alta na plataforma, mas busque inserir um toque de originalidade para ter um diferencial em meio aos outros criadores. 

Por exemplo, se você possui um brechó online, publique vídeos com dicas de moda, inspirações de looks com os itens que você vende, transições mostrando cada peça, entre outras formas que fazem parte do seu nicho de atuação.

Mostre seu trabalho de maneira divertida e única. Afinal, essa é uma das formas mais acertadas de atrair e conquistar seguidores no TikTok.

Invista na edição dos vídeos e nos equipamentos

Para conseguir se destacar na plataforma, é essencial publicar fotos e vídeos de alta qualidade. E isso só é possível utilizando-se equipamentos e programas de edição adequados.

Contudo, quem vende na internet e tem um orçamento reduzido, não precisa se preocupar em adquirir câmeras profissionais ou softwares de alto custo. 

Hoje, é possível fotografar produtos com o celular, por exemplo, e obter ótimos resultados. Além disso, há diversos aplicativos gratuitos no mercado para editar vídeos e deixá-los mais profissionais.

Interaja com os usuários

Na rede social, a regra é clara: só cativa as pessoas quem sabe como atender bem um cliente e é ativo nas postagens.

Ou seja, a chave para o sucesso na plataforma não é apenas aprender como fazer vídeo no TikTok, mas também ser comunicativo e responder perguntas e dúvidas dos seguidores

Além disso, é interessante buscar interagir com outros criadores de conteúdo, seja por meio de duetos ou de comentários nos vídeos.

Quais os melhores horários para postar no TikTok?

Assim como o Facebook e o Instagram, o TikTok também tem algoritmos que escolhem quais vídeos são enviados para a página principal com base no engajamento da pessoa. 

Se as suas publicações não estão recebendo tantas interações, pode ser que elas não estejam sendo vistas por tantas pessoas.

Essa questão tem várias explicações, e uma delas é o horário para postar no TikTok. O ideal é publicar conteúdos nos horários em que a maioria dos usuários estão online para expandir o seu alcance na rede social.

Segundo um levantamento do Hootsuite, sistema especializado em gestão de marcas nas redes sociais, os melhores horários para postar no TikTok são:

  • terça-feira às 11h;
  • quinta-feira às 14h;
  • sexta-feira às 9h.

Vale lembrar que esses são horários de Brasília, então devem ser adaptados conforme cada fuso.

Outro ponto importante é que isso não se trata de uma regra e não deve ser interpretado como a principal chave do sucesso no TikTok. 

Use os horários informados como um norte para as suas estratégias. Teste no seu perfil para conhecer melhor o seu público-alvo e os horários em que eles estão mais engajados.

Conclusão

Hoje, você aprendeu como fazer vídeo no TikTok e editá-lo na própria rede social, além de fazer lives no seu perfil. Então, não perca mais tempo e aumente as suas chances de sucesso na plataforma o quanto antes

Aproveite e descubra qual rede social tem mais a ver com o seu negócio e otimize suas ações para promover melhor os seus produtos. Boa sorte!