Listamos os principais passos para você finalmente tirar o projeto do papel

Se antes o recurso do delivery ficava mais restrito a lanchonetes e pizzarias, hoje restaurantes dos mais variados tipos, de pratos simples até aqueles mais elaborados, exploram essa possibilidade. Inclusive, foi ela que ajudou muitos comerciantes a sobreviverem durante a pandemia de Covid-19 e ao fechamento dos estabelecimentos.

Listamos aqui os principais passos para você montar um restaurante delivery de sucesso.

1 – Elabore um plano de negócios

Primeiramente, é preciso conhecer a profundidade da piscina antes de querer pular nela. Pesquise sobre o mercado e os tipos de alimentos que você pretende vender. Em seguida, observe os concorrentes e o público almejado. Calcule o investimento que será necessário para colocar o negócio de pé e pesquise sobre possíveis fornecedores.

2 – Escolha um local adequado para seu restaurante delivery

Pense no lugar onde os pratos serão preparados, no espaço que os equipamentos vão ocupar e na abrangência da área de entrega. Tenha atenção mais do que redobrada para as questões relacionadas à higiene, do começo ao fim do processo. Afinal, qualquer detalhe despercebido aqui pode causar danos irreversíveis à reputação da empresa. 

3 – Fique de olho no estoque

Certifique-se de que todos os ingredientes comprados e estocados serão usados antes do prazo de validade e mantenha-os conservados corretamente. A tecnologia te dá uma mão nisso: use sistemas digitais que facilitam esse controle para você.

4 – Tenha um cardápio atrativo

De nada adianta fazer um prato saboroso se ele não receber a propaganda adequada. Os itens do cardápio precisam ser exibidos de modo a fazer as pessoas terem muita vontade de consumi-los. Por isso, aposte em fotos que valorizem o seu produto e em descrições detalhadas. Só cuidado para não fugir muito da proposta. (Expectativa x realidade, né?)

5 – Priorize o atendimento do seu restaurante delivery

Preste muita atenção para que não haja erros no pedido. Se houver qualquer dúvida ou problema, o melhor a se fazer é entrar em contato com o cliente. 

6 – Cumpra o prazo de entrega

Ficar chateado porque o prazo de entrega do pedido estourou – quem nunca? Para evitar essas situações, estabeleça um tempo dentro do qual seja possível preparar algo de qualidade, embalá-lo de maneira adequada e fazê-lo chegar em perfeitas condições no endereço do consumidor. Tenha muita atenção também aos tipos de embalagens necessárias para transportar o produto.

7 – Diversifique os meios de pagamento

Não se prenda somente a dinheiro ou cartão de crédito – o cliente agradece. Além disso, seja muito claro quanto à taxa de entrega.

8 – Divulgue o seu restaurante delivery

Por fim, quanto mais pessoas conhecerem o seu negócio, melhor. Explore as redes sociais e busque investir seu tempo em aprender técnicas para atrair a atenção dos consumidores.