Já imaginou poder montar sua própria sorveteria? Se o que te segurou até aqui foi medo de não ser um negócio lucrativo, não perca mais tempo. Veja como se dar bem na área

Seja para se refrescar, curtir uma sobremesa ou até mesmo aliviar uma dor de dente, o sorvete é muito popular entre os brasileiros

É de se imaginar que o consumo de alimentos gelados seja bem alto em um país tropical, onde faz calor na maior parte do ano. 

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis), só em 2020, foram consumidos mais de 1 milhão de litros de sorvete no Brasil. 

E se você estiver pensando que só os grandes empreendimentos lucram com isso, saiba que está enganado. Ainda com base nos números da Abis, 92% das companhias do setor são micro e pequenas empresas

Então, não fique parado. Confira como montar uma sorveteria de sucesso e abra a sua o quanto antes! 

Por que montar uma sorveteria?

Se você tem o sonho de entrar no mundo do empreendedorismo, saber como abrir uma sorveteria pode te proporcionar uma excelente oportunidade no mercado. 

Porém, como para qualquer empresa, é preciso analisar todas as questões envolvidas com cuidado.

Antes de mergulhar de cabeça, veja os principais pontos positivos e negativos de montar esse tipo de negócio no Brasil. 

Principais vantagens de ter uma sorveteria

Não basta apenas querer ter. É preciso entender por que se trata de um setor vantajoso. 

Observe alguns fatores que favorecem esse tipo de negócio:

  • investimento inicial consideravelmente baixo;
  • clima propício;
  • variedade de produtos;
  • possibilidade de investir em uma fabricação própria

Principais desvantagens de ter uma sorveteria

Como nem tudo é perfeito, você também precisa colocar na balança os pontos menos favoráveis de abrir uma sorveteria.

Veja os principais:

  • muita concorrência;
  • necessidade de equipamentos específicos;
  • demanda armazenamento em condições especiais (espaço e temperatura adequados);
  • depende da sazonalidade.

O que é preciso para montar uma sorveteria?

montar uma sorveteria

O calor brasileiro favorece o mercado de sorvetes, mas não dá para contar apenas com a sorte. É preciso estratégia e organização.  

A princípio, pesquise sobre as tendências do setor e as abordagens da concorrência. Busque encontrar os caminhos que sua loja pode seguir e levantar os problemas que podem aparecer com o tempo. 

Depois disso, comece a levantar a documentação necessária para abrir uma sorveteria:

  • abrir uma empresa (CNPJ);
  • registrar-se (abrir um MEI – microempreendedor individual);
  • procurar a prefeitura para saber as exigências previstas no seu município (se houver) e obter alvará de funcionamento;
  • cadastrar-se na Caixa Econômica Federal para lidar com questões relacionadas aos funcionários, como INSS e FGTS;
  • obter registro do Corpo de Bombeiros Militar, atestando a segurança do local;
  • verificar as normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Qual o investimento inicial para montar uma sorveteria?

Para definir um investimento inicial, você precisa ter em mente certos fatores, como porte da sorveteria, local de abertura, produtos comercializados e equipamentos necessários

Considerando tudo isso, para abrir o negócio do zero, você precisa ter, no mínimo, R$ 5 mil. Assim, você pode, por exemplo, abrir uma loja pequena em um bairro sem muita concorrência e comercializar sorvetes de pote e picolés.

Caso tenha um pouco mais para iniciar, em média R$ 16 mil, você consegue, entre outras coisas, oferecer serviços self-service, optar por um espaço em uma localização mais privilegiada, investir em decorações mais elaboradas e sabores diferenciados.

Quanto aos equipamentos, veja os principais itens que você precisa ter para montar sua sorveteria:

  • ponto de venda para lançar e controlar os produtos vendidos;
  • balcão de atendimento;
  • freezer;
  • balança;
  • mesas e cadeiras;
  • utensílios de cozinha em geral (talheres, travessas, potes);
  • aventais, luvas, toucas e máscaras;
  • embalagens, mochilas térmicas e entregadores (se quiser trabalhar com delivery).

Você não precisa começar do topo, tudo depende das suas condições. Mas fazendo uma boa gestão da sua empresa, aos poucos as coisas vão fluindo e você percorre o caminho para o crescimento. 

Como montar uma sorveteria: 12 dicas para se destacar no mercado de sorvetes

montar sorveteria de sucesso

O sorvete é querido por muitos brasileiros, mas para inovar no mercado, você precisa se dedicar e pensar em técnicas que façam seu negócio se destacar em meio à concorrência

Veja 12 dicas incríveis que vão te ajudar a montar uma sorveteria de sucesso e cativar de vez o público. 

1) Elabore um plano de negócio

O plano de negócio é um relatório que auxilia o empreendedor ou empreendedora no processo de abertura de uma empresa

Neste documento, é possível organizar detalhes importantes para o planejamento e organização do comércio, ações indispensáveis para o crescimento dele.

Os principais tópicos que o plano de negócio busca analisar são:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos comercializados?
  • Qual será o público-alvo?
  • Onde estará localizada a empresa?
  • Quanto será o capital investido e em quanto tempo espera que ele dê retorno?

2) Conheça seus concorrentes

O preço do produto é um grande elemento competitivo. Todavia, às vezes, mesmo cobrando um valor maior, seu concorrente pode acabar vendendo mais. E por que isso? 

Além do preço, há outros fatores que ditam se o cliente vai escolher comprar na sua loja ou em outra. Pode ser por conta da qualidade do produto, atendimento, divulgação ou até mesmo formas de pagamento oferecidas. 

Por isso, você precisa analisar as estratégias das outras sorveterias. Tente entender, por exemplo, quais são os pontos que mais atraem o público, como é o atendimento prestado e se existe algum diferencial nos concorrentes.  

3. Encontre um local estratégico

Com uma localização estratégica, as chances da sua sorveteria dar certo aumentam! 

Os endereços ideais são aqueles que contam com um grande fluxo de pessoas indo e vindo, e uma iluminação adequada à noite. Mas é claro que, dependendo do local, o valor do aluguel pode ser bem alto e, se você não tiver muito dinheiro para investir, fica inviável. 

Neste caso, leve em consideração o fato de que o sorvete é associado a alguns momentos específicos, como passeios em praias e praças ou saídas de escola. Desta forma, abrir seu negócio nessas regiões pode ser uma estratégia certeira.

4. Capacite sua equipe

como montar uma sorveteria

Um dos segredos para prosperar é ter uma equipe bem treinada e alinhada com as metas e valores da empresa. Cada funcionário deve saber exatamente o que fazer para evitar erros e tornar o atendimento mais eficiente.

Pode parecer difícil administrar tudo, mas não é necessário contratar muita gente. Capacitando duas pessoas já é possível manter a organização do negócio e oferecer um serviço de qualidade ao cliente.

Preste todo o suporte necessário para que seus colaboradores tenham condições de trabalho adequadas e possam dar o seu melhor.  

5. Escolha seus fornecedores com cuidado

Convenhamos, os clientes prezam muito pela qualidade dos produtos, principalmente quando o assunto é comida. Caso seus sorvetes não sejam tão saborosos, é possível que seu público procure por outros estabelecimentos.

Às vezes, o barato sai caro. Não adianta escolher mercadorias com o menor preço e correr o risco de não vendê-las por não agradarem aos consumidores. Por isso, opte sempre por bons fornecedores e reserve um dinheiro para investir em itens de qualidade.

É interessante conversar com outros comerciantes para entender o motivo pelo qual eles escolheram determinado fornecedor. Assim, você pode comparar os preços, a qualidade, o comprometimento com a entrega e ver se há possibilidade de parceria.  

6) Defina o público-alvo da sua sorveteria

Apesar de muitos brasileiros gostarem de sorvete, definir um público-alvo é essencial na hora de elaborar as estratégias de divulgação da sua sorveteria. 

Conhecendo as pessoas que você quer atingir, fica mais viável saber como atraí-las e  satisfazê-las. Avalie pontos como idade, gênero e quantia que estão dispostas a pagar.  

Caso tenha escolhido abrir sua loja ao lado de uma escola, investir em um visual que chame a atenção de crianças e adolescentes pode ser uma ideia lucrativa.

7) Preze pela organização

Entregar pedidos errados, demorar para atender um cliente ou não saber quais produtos estão disponíveis para venda são atitudes que passam uma ideia muito negativa do seu negócio. Evite erros e preze por um serviço organizado

Use a tecnologia como aliada da sua empresa. Invista em uma ferramenta que proporcione um controle de estoque adequado, um controle de clientes eficiente e um acompanhamento de estatísticas de venda. Assim, seu trabalho fica muito mais simples. 

8) Ofereça um atendimento de qualidade

Com base em uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 51,2% dos consumidores afirmam que não se importam em pagar um valor a mais por um produto, se isso significar uma boa experiência de compra.  

Atender bem um cliente vai muito além de agradecer pela preferência. Você precisa estabelecer uma relação de confiança e transparência com a sua clientela, melhorando assim a relação dela com a sua marca.

Lembre-se de que, sem público, seu negócio não vai para frente. Instrua sua equipe a ser ágil, honesta e solícita e foque na satisfação do cliente.

9) Diversifique as formas de pagamento

Nos dias atuais, as pessoas estão acostumadas a poder pagar com cartões de crédito ou débito, além do dinheiro. 

É preciso estar atento às novas tendências do mercado para não ficar para trás. Ofereça além do convencional e preze pela facilidade na hora da compra e satisfação dos clientes.

Para isso, a sua sorveteria pode aceitar também pagamento por Pix, carteira digital e transferência bancária.

10. Invista na divulgação da sua sorveteria

De que adianta montar um espaço lindo e oferecer sorvetes deliciosos se as pessoas não tiverem como conhecer sua sorveteria? Você precisa pensar em maneiras de apresentar seus produtos ao público

As redes sociais proporcionam grande visibilidade. Então, fuja dos métodos tradicionais, como panfletagem e plaquinha na calçada – que são caros e acabam sendo um desperdício de material – e aproveite plataformas como Facebook e Instagram para divulgar sua marca.

Aqui vão algumas sugestões: 

  • crie um catálogo online dos seus produtos;
  • faça stories com caixinha de perguntas e enquetes no Instagram para interagir com público;
  • disponibilize brindes ou promoções exclusivas para seguidores;
  • ofereça cartão fidelidade

11. Tenha um diferencial

Em algum ponto da sua jornada no empreendedorismo, você precisará pensar sobre qual fator vai diferenciar a sua loja das demais. Este é um passo difícil, porém muito importante. Afinal, para ser lembrado, você precisa deixar a sua marca.

Há inúmeras coisas que você pode fazer. Use a criatividade e encontre maneiras de cativar a clientela

Para te auxiliar nessa missão, confira algumas ideias nas quais você pode se inspirar:

  • faça sorvetes artesanais;
  • invista em ingredientes diferenciados e incomuns no mercado; 
  • idealize um ambiente aconchegante e temático – quem sabe um lustre em forma de bola de sorvete;
  • crie promoções em datas especiais;
  • tenha um programa de fidelidade para ajudar na retenção de clientes.

12. Esteja atento às novidades da área

sorveteria: como montar

As tendências do mercado mudam constantemente e, para que sua empresa se mantenha em alta, você precisa estar atento àquilo que o público procura

Tente ser receptivo às novidades. Mesmo que elas não façam sentido no início, podem render uma boa grana com o passar do tempo.

Confira o top 3 das tendências do momento e não perca a chance de refrescar o dia da galera com estilo:

  • 1 – linha vegana e sorvetes free from (livre de);
  • 2 – embalagens sustentáveis;
  • 3 – sorvete para pets.

Conclusão: vale a pena montar uma sorveteria?

Se você tem vontade de trabalhar com o mercado de sorvetes, vale a pena montar uma sorveteria. Contudo, não se esqueça de analisar com cautela todos os pontos citados. 

Como você viu, não existe nenhuma fórmula mágica para montar uma sorveteria de sucesso. Tudo depende do seu planejamento e organização

Antes de você ir, tenho mais uma dica. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos que vão te ajudar a ter sucesso com o seu negócio. 

Boa sorte!