O segmento de moda é totalmente visual e, se você quiser entrar para este ramo, precisa pensar bem na composição das fotos de cada peça

Você sabe como tirar fotos de roupas para vender? Saiba que este é um passo essencial para você ter uma loja virtual de moda.

Como o único contato que os clientes terão com as peças antes de comprar é online, você precisa investir em uma boa composição de elementos, de modo a mostrar o melhor de cada artigo que você comercializa.

Nesse mercado é necessário ter um diferencial para atrair novos clientes para o seu catálogo online e ficar na frente dos concorrentes. 

Para fazer isso por meio de imagens, existem algumas técnicas simples que podem ajudar a colocar suas mercadorias em evidência e aumentar suas chances de lucro. 

Por isso, hoje você vai aprender como tirar fotos de roupas para vender mais com poucos equipamentos e muito profissionalismo e qualidade. 

Por que fazer fotos de roupas para vender é tão importante?

como tirar fotos para loja virtual de roupas

Segundo uma pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 87,9% dos brasileiros não compram produtos em sites que não possuem imagem da peça, e 67% afirmam que a qualidade da foto é essencial para efetuarem a compra.

Sendo assim, as fotos fazem parte da experiência do cliente no comércio virtual e até mesmo da decisão de compra de uma mercadoria. Afinal, é através delas que as pessoas conhecem melhor os objetos.

E querendo ou não, tirar boas fotos de roupas para vender é uma estratégia para despertar o interesse de novos consumidores e aumentar as vendas nas redes sociais, no seu site ou em qualquer outra plataforma que você utiliza.

Pense bem: muitos consumidores não entram em contato com o lojista em um primeiro momento. Logo, você precisa exibir suas peças da melhor forma possível para que eles conheçam e tenham vontade de comprá-las. 

O que é preciso para tirar fotos de roupas?

Muitos comerciantes têm dúvidas de como tirar fotos de roupas para vender sem gastar muito e com alta qualidade. 

A primeira coisa que você precisa saber é que não há necessidade de contratar um fotógrafo profissional ou comprar uma câmera de última geração para fazer imagens profissionais. 

Com a tecnologia atual, dá para fazer excelentes fotos usando apenas um celular, por exemplo.

Para começar, confira um checklist dos principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de tirar fotos das suas peças:

iluminação;

cenário;

suporte para as roupas;

câmera;

editor de fotos (há várias opções gratuitas na internet).

Como tirar fotos de roupas para vender?

As fotos que você usa para anunciar seus produtos devem ter uma excelente qualidade, seja para divulgar nas redes sociais ou começar um negócio, como abrir um brechó online, por exemplo.

Confira a seguir as melhores dicas para tirar fotos de roupas para vender e encantar os consumidores com seus cliques.

1 – Providencie os equipamentos necessários

Há quem diga que não, mas é possível aprender como tirar boas fotos com o celular, sem precisar contratar um fotógrafo ou adquirir equipamentos caríssimos.

Para tirar fotos de roupas para vender é necessário ter o principal: a câmera.

Ela pode ser tanto uma profissional quanto a do seu próprio celular, contanto que possua uma alta resolução. Escolha a opção que se encaixa melhor no seu bolso.

Se possível, providencie um tripé – equipamento para apoiar a câmera e evitar que suas fotos saiam tortas. Caso você não possa comprar, não se preocupe. Basta utilizar uma superfície reta e lisa para apoiar o celular.

2 – Escolha o suporte das peças

A maneira que você apresenta os trajes para os clientes diz muito sobre a informação que você quer passar – seja sobre o produto em si ou sobre a sua loja. 

Em outras palavras, jogar a peça em cima da cama de qualquer jeito não dá impressão de uma loja muito séria. 

Por isso, veja algumas formas mais profissionais de expor as roupas para vender:

• Cabide

com este suporte, você não depende de ninguém para tirar as fotos. Você pode utilizar um cabide personalizado com as cores ou o logo da sua loja, mas fique atenta ao que está atrás da peça (evite armários, prefira uma parede branca).

Um ponto negativo é que ele não mostra bem ao cliente como a roupa fica no corpo.

• Manequim

Esta já é uma opção mais interessante pois as pessoas conseguem ter uma real noção do caimento da peça no corpo.

Se puder arcar com o recurso, escolha o estilo de manequim mais vantajoso para as suas mercadorias, se é melhor um só do busto, só das pernas ou de corpo inteiro.

• Tapete/cama

Você também pode apoiar as roupas sobre uma superfície, mas é preciso ter alguns cuidados para não passar uma imagem de desleixo. O ideal é estendê-las direitinho e fotografar bem de cima para o ângulo não atrapalhar.

Se for usar um tapete, observe se ele está em boas condições e se não vai acabar ofuscando a peça. Preste atenção nas cores de fundo (branco é sempre melhor), opte por estilos mais neutros e imagens delicadas.

• Modelo

Este é o jeito mais legal e profissional de mostrar ao público como a roupa fica no corpo. Claro que investir em uma modelo profissional está fora de cogitação, mas você pode fotografar a si mesma usando a peça.

Se não estiver confortável para isso, chame aquela amiga que adora tirar selfies e peça uma ajudinha.

como tirar fotos de roupas para vender

3 – Pense na iluminação

Uma foto sem iluminação é uma foto perdida, já que não dá para enxergar em detalhes o que foi fotografado. Por isso, é de extrema importância pensar no melhor tipo de luz para suas imagens.

Há a opção da luz natural, que é a mais recomendada por ser de graça. Especialistas dizem que o melhor momento do dia para fotografar é no fim da tarde, pois a luz fica mais distribuída e há menos sombras. 

Outra solução é comprar equipamentos de luzes artificiais, como luminárias, lanternas e softboxes. Seja qual for a sua escolha, você precisa se atentar à contraluz (quando a iluminação vem de trás do que está sendo fotografado). 

Além disso, tente ao máximo evitar duas coisas: sombras nas fotos e o flash da câmera. Esses fatores podem escurecer ou clarear demais as imagens e ofuscar alguns detalhes das peças.

4 – Experimente diversos ângulos

Se você fosse comprar um produto na internet, como gostaria de vê-lo? Provavelmente de todos os ângulos e com todos os detalhes possíveis, não é? Então faça o mesmo na sua loja com as mercadorias.

Já que o cliente não vai ter um contato físico com as roupas antes de adquiri-las, ofereça uma visão completa delas através das fotos. Teste vários ângulos quando for fotografar e procure mostrar bem cada detalhe no enquadramento.

5 – Separe um tempo para editar as fotos

Quando se fala de edição de imagens, principalmente em lojas virtuais, é apenas para realçar a beleza das peças e corrigir pequenas imperfeições, como iluminação e nitidez.

Nada de utilizar ferramentas para esconder defeitos e nem de usar filtros. Além de prejudicar a reputação da sua marca, esses recursos não mostram as cores reais das peças e impedem o consumidor de ter uma real percepção do artigo.

Preserve a naturalidade e a riqueza de detalhes. Para isso, há diversos apps gratuitos, como a ferramenta de design Canva, que ajudam em edições simples.

Dicas bônus para tirar fotos de roupas para vender

Agora que você já está expert na parte técnica, confira mais duas dicas extras para você planejar os bastidores de uma sessão de fotos de roupas para vender e se organizar com mais facilidade.

Organize-se para fotografar

Muitas pessoas que possuem o próprio negócio têm dificuldades de estabelecer uma rotina durante a semana e acabam se perdendo no meio das tarefas.

Portanto, estabeleça dias e horários certos para tirar fotos das peças, principalmente se você for utilizar a iluminação natural.

Defina também os canais em que você vai postar as imagens, se será no seu perfil comercial do Instagram, no Facebook ou no seu catálogo online. 

Isso porque cada plataforma costuma exigir um tamanho diferente de foto, e você precisa editá-las corretamente sem perder a qualidade.

Tenha atenção e paciência

como tirar fotos profissionais com celular

Com certeza você já ouviu a frase “a pressa é inimiga da perfeição”, né? Pois bem, ela serve perfeitamente na hora de fazer fotos de roupas para vender. 

Separe um tempo para fotografar, sem correria ou próximo a outros compromissos. Uma boa imagem exige paciência e atenção

Afinal, o editor de fotos não faz milagres e nem corrige fotos borradas – que podem ser evitadas apenas tendo calma. 

Procure tirar várias fotos durante a sessão e depois escolha as que você mais gostou. Assim, você economiza tempo.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre como tirar fotos de roupas para vender, pegue seu celular ou sua câmera e coloque a mão na massa – ou melhor, coloque a mão no botão de clique.

Aproveite para conhecer os melhores apps para controle de vendas e conte com a ajuda da tecnologia para gerenciar o seu negócio. Boa sorte!