Sua empresa não está indo muito bem nas vendas? Está tendo lucro, mas você não sabe como evoluir? Seja qual for o seu caso, essa lista é para você

Negócios de sucesso são aqueles que sempre buscam se aprimorar. Mesmo diante de crises econômicas e incertezas, é importante que empreendedoras e empreendedores tenham um plano traçado para o ano, listando metas a serem cumpridas e problemas a serem corrigidos.

Quer turbinar o seu negócio e alavancar as vendas em 2022? Então veja a lista que preparamos com 7 soluções incríveis.

1 – Conheça mais o seu cliente

Se você já tem um certo contato com sua clientela, ótimo. Seu foco agora será estreitar ainda mais essa relação.

Procure obter mais informações sobre os consumidores, como o que eles gostam e não gostam no seu produto ou serviço, os motivos disso, o que os faria comprar novamente – ou nunca mais – com você.

2 – Amplie sua presença digital

Crie perfis nas principais redes sociais e interaja com os seguidores. Se der, aproveite também para criar um site moderno e atrativo, e lembre-se de que ele deve ficar ótimo no celular.

Não se preocupe em criar algo super profissional de início. Seja como for, com o tempo, você se aprimora.

3 – Organize melhor suas finanças

As consequências da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 precisam ser consideradas no seu planejamento financeiro. Por isso, analise melhor o que entra e sai do caixa da empresa, onde há desperdícios e onde os investimentos poderiam ser melhor aplicados. 

Considere também a possibilidade de elevação de preço de matérias-primas e estruture um plano de ação para outras crises e adversidades. Quem se prepara para o pior evita um grande desespero quando um cenário ruim aparece.

4 – Para turbinar seu negócio, aprimore suas estratégias

Por menor que seja o seu negócio, estudar nunca é desperdício de tempo. Se você já tem uma empresa lucrativa, não pense que seu trabalho parou por aí. Aprimorar estratégias e formas de atuação é fundamental para manter o crescimento e ampliar a margem de clientes.

Não conseguiu atingir a meta determinada no ano passado? Não tem problema. Pare e pense nos possíveis motivos que levaram a isso, se você precisa revisar suas metas ou modificar a forma de atuação para conseguir atingi-la. Não se esqueça de que esses objetivos podem ser alterados conforme o tempo. 

5 – Invista tempo no WhatsApp

Uma grande sacada é investir as energias em uma ferramenta popular, fácil de usar e muito utilizada. Explore o WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo, e estreite a relação com seus clientes. 

Para muitos empreendedores e empreendedoras, a plataforma é a primeira escolha na hora de começar a vender na internet, tanto pela simplicidade quanto pela facilidade de poder administrar os processos de venda direto do celular.

Segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o WhatsApp é utilizado por 84% dos pequenos comerciantes. Em seguida, estão o Instagram, com 54%, e o Facebook, com 51%.

6 – Busque inovar mais

Negócios parados não lucram. Para evitar isso, procure trazer novidades, nem que sejam pequenas coisas, como cupons de desconto. Mostre que você pensa em aprimorar seu produto ou serviço, que tenta agradar os clientes de alguma forma.

7 – Automatize processos

Se você acha que está perdendo muito tempo com tarefas simples, mas que considera chatinhas, como conferir estoque ou fazer balanço, saiba que existem ferramentas que podem te ajudar com isso e fazer você poupar um tempo valioso do seu dia. 

Agora é com você

Depois de seguir tudo isso, não tem como o seu negócio não decolar.