De tempos em tempos, as estratégias que você usa nesse ambiente precisam ser renovadas, ou então acabam ficando estagnadas

Se você já usa as redes sociais para fazer negócio, mas sente que estagnou um pouco nas vendas, saiba que isso é normal. Às vezes, o empreendedor ou empreendedora aposta em uma estratégia, ela dá certo e é reaplicada. E reaplicada, reaplicada, reaplicada…

(Mas se a estratégia deu certo no início, por que parou de funcionar?) Na verdade, ela não deixou de funcionar. O que aconteceu foi uma mudança no comportamento dos consumidores e consumidoras, o que é totalmente esperado.

Uma coisa que você precisa entender é que estratégias e ações devem ser analisadas e atualizadas de tempos em tempos. Isso porque nada é fixo. Logo, não é porque uma coisa deu certo hoje que ela vai dar certo no mês que vem.

Dito isso, proponho o seguinte: pense no que você tem feito nas redes sociais com relação ao seu negócio ultimamente e escreva resumidamente em uma lista. Agora pense: há quanto tempo essas ações estão em funcionamento? Se você nem conseguir se lembrar, é um indicativo de problema.

Para te ajudar nisso, confira essa lista com 17 dicas para vender mais nas redes sociais e aumentar o seu faturamento.

1 – Não tenha vergonha de se mostrar

Procure manter o catálogo da sua loja atualizado e envie para a clientela, seja por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. O importante é divulgar o seu trabalho para as pessoas certas.

2 – Analise seu público

Para poder chamar a atenção das pessoas certas, você precisa saber quem elas são. Observe o grupo que mais compra na sua loja e tente encontrar um padrão quanto à idade ou gênero, por exemplo.

3 – Tenha uma identidade visual

Sabe quando você vê um desenho e já lembra de uma determinada marca? Pois é, a ideia é que isso aconteça com o seu negócio. Procure encontrar algo que represente a sua empresa e seja bem característico, que possa ser lembrado com facilidade.

4 – Aposte no social commerce

Se você tem um catálogo em um site próprio, por que não integrá-lo ao Facebook ou Instagram, por exemplo? Dessa forma, é possível marcar os produtos da sua loja em fotos e stories e direcionar seus seguidores para o catálogo. Afinal, quem não quer mais visibilidade, não é mesmo?

5 – Conheça a concorrência

Olhe os seus concorrentes e busque inspiração. Pode ser uma ótima oportunidade de renovar suas estratégias e dar um up na sua empresa.

6 – Seja profissional nas redes

Não fique apenas com os perfis pessoais. Crie contas corporativas e estude os recursos oferecidos por plataformas como Instagram e Facebook

7 – Faça posts interessantes

Parece óbvio dizer isso, mas é que nem sempre é fácil produzir um conteúdo atraente e compartilhável. E aqui vale um alerta: não publique apenas sobre as mercadorias que você vende. Também é legal fazer posts com o objetivo de informar e/ou interagir com os seguidores. Aliás, falando nisso…

8 – Interaja com seus seguidores

Desenhos simbolizam interações nas redes sociais, como comentários e curtidas

Para vender mais nas redes sociais, é muito importante manter uma relação de proximidade com seguidores. Fique de olho nas mensagens enviadas no privado e nos comentários publicados. Muitas vezes é por esses meios que clientes entram em contato para tirar dúvidas sobre os produtos anunciados. PS: não demore para responder. 

9 – Se der, impulsione o post

Caso você tenha um dinheirinho extra no fim do mês, vale a pena impulsionar uma publicação. Em outras palavras, pagar para ela ter um alcance maior e impactar mais pessoas.

10 – Promova ações exclusivas para redes sociais

Se a ideia é aumentar as vendas nesse ambiente, nada mais justo do que oferecer a essa clientela específica um diferencial. Faça promoções e divulgações exclusivas para chamar a atenção.

11 – Saiba o que postar – e quando postar

Nas redes sociais, timing é essencial. Quem fica de olho e aproveita oportunidades específicas para surfar na onda, consegue atrair mais pessoas. Atente-se para assuntos em alta, discussões recorrentes, memes…

12 – Não publique quando der na telha

Seja texto, foto ou vídeo, é fundamental ter periodicidade para postar. Não dê a chance de os seguidores te esquecerem. O ideal mesmo é se programar, elaborar um cronograma. Assim, fica mais fácil ter controle do que está sendo feito.

13 – Poste conteúdo com qualidade visual

Preste atenção quando for gravar um vídeo ou tirar uma foto. Seja qual for a mídia, precisa ter qualidade, ser agradável aos olhos. 

14 – Não esqueça do design

Para montagens de fotos, use ferramentas adequadas. O Canva, por exemplo, é um grande aliado de quem quer fazer algo diferente, mas não sabe muito bem como ou não tem muita experiência. A plataforma é muito intuitiva e já conta com vários templates prontos.

15 – Aposte nos stories

Se quiser fazer uma promoção relâmpago, anunciar uma novidade ou mostrar algum bastidor da sua empresa, o recurso dos stories é o mais apropriado para isso. Cria proximidade com seguidores e dá até para interagir por meio de enquetes.

16 – Acompanhe os números

Para ter certeza de que suas ações estão funcionando, é preciso olhar os resultados. Fique de olho nas métricas e nos dados fornecidos pelas plataformas, como número de visualizações de perfil, seguidores, curtidas, etc.

17 – Use a criatividade

Ela é importante não somente nas postagens em si, mas também na interação com seguidores, na apresentação do perfil, em tudo. Para vender mais nas redes sociais, foque na autenticidade.

Ufa, acho que depois de tudo isso você tem trabalho suficiente pela frente, né?