Veja como vender na maior rede social do mundo e entre para o grupo de mais de 80 milhões de pequenas e médias empresas que anunciam produtos e serviços no Facebook

Não é mistério para ninguém que o Facebook é a maior rede social do mundo. De acordo com números da Statista, empresa alemã especializada em estatísticas de mercado, a companhia fundada por Mark Zuckerberg possuía 2,8 bilhões de usuários ativos no mundo todo no último trimestre de 2020.

Além disso, há mais de 60 milhões de páginas ativas de empresas na rede social. Só no Brasil, 54,18% dos sites de e-commerce têm um perfil no Facebook

Em 2018, eram 80 milhões de empresas de pequeno e médio porte em todo o planeta anunciando produtos e serviços nessa rede. Claro que hoje esse número deve ser ainda maior.

Por que eu estou te mostrando todos esses números? Para que você possa compreender a dimensão dessa rede e a importância de estar presente nela. Veja abaixo como colocar o seu negócio no Facebook e vender diretamente por lá.

Por que vender no Facebook?

Primeiro, porque a plataforma é gratuita e, portanto, ideal para quem está abrindo um negócio. Segundo, porque ela dá visibilidade à sua empresa. Terceiro, porque permite que consumidores e consumidoras naveguem, explorem e comprem diretamente com você.

Como criar uma página no Facebook?

Em poucos minutos, você cria uma. Um detalhe: é preciso ter uma conta pessoal no Facebook antes de configurar uma página. Aproveite o momento e crie também uma conta no Gerenciador de Negócios. Essa ferramenta auxilia a organizar e gerenciar a sua empresa.

Criar página comercial a partir da conta pessoal no Facebook

  1. Na página inicial do site ou app do Facebook, selecione a opção Páginas.
  2. Clique em Criar
  3. Na tela Criar sua página, vá em Começar.
  4. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio (ex: saúde/beleza, roupas e vestuário, restaurante) e vá em Avançar.
  5. Escreva o nome que quer dar à sua página (normalmente, é o nome do negócio ou da marca).
  6. Informe se a sua empresa tem um site e vá em Avançar.
  7. Adicione uma imagem para ser a foto do perfil da sua página. Pode ser o logotipo da empresa ou alguma figura que a represente. Clique em Concluir.

Criar página comercial no Gerenciador de Negócios

  1. Acesse o site do Gerenciador de Negócios e faça login na sua conta do seu Facebook.
  2. Clique em Criar conta.
  3. Informe o nome da empresa, o seu nome e e-mail. Vá em Enviar.
  4. Acesse sua caixa de entrada e clique no link recebido para confirmar o e-mail e ter acesso à conta.
  5. Ao abrir o Gerenciador de Negócios, na tela de Configurações do negócio, vá ao menu à esquerda, em Contas, e clique em Páginas
  6. Na tela seguinte, clique em Adicionar. Escolha a opção Criar uma nova página.
  7. Escolha a categoria do seu negócio (ex: negócio local ou lugar; empresa, organização ou instituição; entretenimento; marca ou produto).
  8. Escreva o nome que quer dar à sua página (normalmente, é o nome do negócio ou da marca) e selecione uma categoria para o seu produto ou serviço. Clique em Criar página.

Pronto. Agora você tem uma página comercial no Facebook. Simples, não? 

Como criar uma loja no Facebook?

Para que seus clientes possam comprar com você na rede social, você precisa ter, além da página, uma loja. Ela pode ser criada no próprio Facebook ou no Gerenciador de Comércio.

Veja o passo a passo para criá-lo no Facebook:

  1. Acesse o Facebook no navegador (o app não apresenta os mesmos recursos) e busque a opção Páginas no menu.
  2. Selecione a sua página e clique em Gerenciar loja.
  3. Vá em Iniciar configuração da loja. Depois, clique em Avançar.
  4. Selecione a opção Finalização da compra com mensagem, se quiser que os clientes sejam direcionados para o WhatsApp ou Facebook Messenger. Se preferir vender num site próprio, clique na opção Finalização da compra em outro site. *
  5. Informe o nome da sua empresa e o e-mail usado para gerenciá-la. Vá em Avançar.
  6. Crie um nome para o seu catálogo (uma lista dos produtos que pretende vender) e concorde com os termos da plataforma.
  7. Confira todos os dados, concorde com o Acordo do Comerciante e clique em Enviar loja para análise. A resposta pode demorar um pouco para chegar.

* Inclusive, aqui vale um esclarecimento. Quando se fala em finalização de compra pelo Facebook, não se trata de realizar a transação comercial na plataforma. No Brasil, este recurso ainda está muito limitado – e indisponível para pagamentos feitos diretamente pelo Messenger e WhatsApp.

(Lembrando que o que está liberado no momento pelo Banco Central são transferências de dinheiro pelo WhatsApp, e não processamento de compras. Esta função está em análise, porém ainda suspensa.)

Assim, ao optar por finalizar a compra em outro site, o que você vai fazer é direcionar as pessoas para a página da sua loja (e-commerce), onde a compra será finalizada.

Já ao escolher finalizar a compra com mensagem, os clientes serão direcionados a enviar mensagens para você pelo WhatsApp ou Messenger. O que isso quer dizer? Significa que você vai precisar configurar uma maneira própria de processar os pagamentos, como transferência via Pix ou plataformas como PagSeguro ou Mercado Pago, e enviar por mensagem os dados necessários ou o link de pagamento.

Existem algumas plataformas que, além de serviços como loja virtual e catálogo, também oferecem esse recurso de link de pagamento para ser enviado aos clientes. O Kyte e a Nuvemshop são algumas delas.

Como anunciar em uma loja no Facebook?

Criada a loja, é a hora de mostrar os produtos e iniciar os negócios. Acompanhe o passo a passo:

  1. No navegador, acesse a plataforma Gerenciador de Comércio. Por aqui, também é possível criar a loja.
  2. Clique em Criar um catálogo e, depois, em Começar.
  3. Selecione o tipo de catálogo (comércio eletrônico, por exemplo) e vá em Avançar.
  4. Se você não usa uma plataforma parceira, como Shopify e BigCommerce, clique em Carregar informações de produto (os itens serão adicionados manualmente) e dê um nome para o seu catálogo.
  5. Clique em Criar.
  6. Seu catálogo foi criado, porém ainda está vazio. Então, acesse-o e vá em Itens, localizado no menu à esquerda. Em seguida, em Adicionar itens.
  7. Se você não usa uma plataforma parceira, selecione Adicionar manualmente e, depois, Avançar.
  8. Escolha uma foto do produto, escreva o nome dele, uma descrição, preço, condição e informe o link do site no qual o produto poderá ser comprado – conforme dito acima, a transação comercial não é feita no Facebook. Clique em Avançar.
  9. Se quiser inserir informações como tamanho e/ou cor da mercadoria, vá em Criar variantes.
  10. Clique em Concluir. Repita o processo (a partir do passo 6) com todos os itens que quiser inserir no catálogo.

Agora seu catálogo ficou pronto e seus produtos já estão sendo exibidos.

Antes de você ir embora, só mais um detalhe. Apesar de muita gente se referir a essas publicações comerciais gratuitas como anúncios, esta modalidade é tratada pela plataforma como um tipo específico de publicidade: Anúncios do Facebook (também conhecidos como Facebook Ads). Trata-se de uma maneira de impulsionar publicações por meio de pagamento – em outras palavras, mídia paga. Mas essa explicação fica para uma outra hora…

E aí, bora vender no Face e turbinar o seu negócio?