Veja como divulgar o seu negócio no TikTok e utilizar a rede social para alavancar as vendas das suas mercadorias

Com a popularidade cada vez maior do TikTok, empreendedores enxergam esta como mais uma plataforma para divulgar produtos e serviços. Afinal, quanto maior o número de redes sociais em que você estiver, maior será a visibilidade do seu negócio.

Se você quer saber como usar o TikTok para vendas online, veio ao lugar certo. Compilamos aqui um material completo para você entender como a plataforma funciona e como utilizá-la para fazer negócios. Vamos começar?

O que é o TikTok?

TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos (até 3 minutos). O aplicativo foi lançado em 2016 e, dois anos depois, já se tornou o mais baixado dos Estados Unidos. 

Semelhante a outras redes sociais, dá para seguir e conversar com outros membros, além de ver, postar, editar, curtir e compartilhar vídeos.

É um verdadeiro fenômeno, principalmente entre o público mais jovem. O TikTok foi o app mais baixado do mundo em 2020 – tanto para iOS quanto para Android –, superando WhatsApp e Facebook. Hoje, a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no planeta.

Como funciona o TikTok?

divulgar meu negócio no tiktok

O TikTok conta com um algoritmo que seleciona os vídeos para o seu feed de acordo com as suas preferências e atividades, como curtidas e comentários, na plataforma. No entanto, ela vem oferecendo mais do que isso.

Muitas empresas começaram a cogitar usar o TikTok para vender produtos. Atualmente, mais de 1 mil marcas de grande porte utilizam a rede para fazer negócios. Será que vale a pena criar uma conta só para isso?

Bom, o diferencial do TikTok é que o seu produto em si não importa muito. Aqui, o que vale é como incorporar o seu negócio em um conteúdo viral, algo que faça sucesso na rede social.

Vantagens do TikTok para seu negócio

Vender no TikTok não é tão simples quanto nas outras plataformas. Não basta apenas jogar o seu produto na rede. Ainda assim, ele tem algumas vantagens:

  • divulgar sua loja no TikTok é uma boa forma de aumentar a visibilidade dela;
  • pode fazer um conteúdo seu viralizar e atrair muitos clientes em potencial;
  • conta com um público bem segmentado em termos de idade, o que permite a elaboração de ações mais certeiras;
  • está ganhando cada vez mais popularidade.

Como usar o Tik Tok para vendas: passo a passo

como usar o tiktok para vendas

Diante dessas vantagens, que tal se arriscar e se lançar na plataforma? Confira abaixo como divulgar seu negócio e vender seus produtos pelo TikTok. 

1 – Crie uma conta e altere as configurações

Baixe o app no seu smartphone e crie uma conta. Basta ir no perfil, clicar em Criar conta e inserir seus dados (data de nascimento e celular ou e-mail). Digite o código que receber, crie uma senha e um nome de usuário. 

Até aqui, você criou uma conta pessoal ou de Criador. Para mudar para uma conta corporativa, vá em Eu e, depois, nas configurações (os três risquinhos no topo da tela). Clique Gerenciar conta e em Trocar para Conta Corporativa.

Selecione a categoria que melhor descreve o seu negócio (ex: beleza, roupas e acessórios, comidas e bebidas, saúde e bem-estar) e vá em Avançar

Pronto! Conta corporativa criada.

2 – Edite o perfil do seu negócio

Escreva uma descrição da sua marca para ser exibida no perfil e inclua o seu site, e-mail e links para perfil do Instagram e canal no YouTube. 

Ao criar uma conta para vender produtos no TikTok, você tem acesso a algumas ferramentas no Pacote Corporativo para auxiliar o seu trabalho:

  • Análise: monitore o desempenho dos seus vídeos e obtenha percepções sobre o engajamento com seus seguidores para conhecê-los melhor.
  • Configurações das mensagens: habilite a opção de criar uma resposta automática para quem interagir com você por mensagem direta ou quando alguém enviar uma mensagem com palavras-chave específicas.
  • Business Creative Hub: navegue pelo guia de conteúdo para empresas, fazendo buscas por palavras-chave, conteúdos relacionados à sua marca, tendências, entre outros assuntos.

3 – Crie conteúdo de qualidade

Fazer pesquisas para conhecer melhor o seu público-alvo e produzir conteúdo alinhado com os interesses deles pode ser uma excelente maneira de começar a vender pelo TikTok. Invista em hashtags, desafios e emojis para promover engajamento com seus seguidores. Estimule as pessoas a participarem das suas ações.

Busque também ficar de olho nas tendências de vídeos e músicas para ter inspirações e mais chances de aumentar a visualização do seu conteúdo e, consequentemente, dos seus produtos.

4 – Interaja com o público

vender produtos no tiktok

Regra básica para comerciantes em qualquer rede social: converse com seus seguidores, responda perguntas, dúvidas e comentários em geral. Em outras palavras, seja comunicativo.

E não fique muito tempo sem postar conteúdos novos. A frequência no TikTok é crucial para o sucesso. Postar só de vez em quando não vai te ajudar a alcançar o número de pessoas que você deseja.

5 – Informe-se sobre parceria com influenciadores

Não estamos falando apenas de grandes influenciadores, conhecidos em todo o país. Você pode pesquisar e tentar contato com pessoas que contam com um número considerável de seguidores e uma audiência fidelizada. Isso já representa um grande potencial de vendas.

Você não precisa de um investimento milionário. Basta que a pessoa se identifique com a sua mensagem, marca ou produto. Corra atrás de parcerias. Procure palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e veja se há algum influenciador relacionado.

6 – Conheça o TikTok for Business

O TikTok for Business é um espaço voltado para comerciantes que querem investir em anúncios pagos. Portanto, se você tem um dinheirinho sobrando, avalie a possibilidade de entrar nesse mundo.

São vários os tipos de anúncios disponíveis, de acordo com o tempo de duração do vídeo e tecnologia utilizada. Você informa o objetivo da sua campanha, o público que quer atingir, define um orçamento e cria o anúncio.

A plataforma conta ainda com dados importantes para te ajudar a entender a sua campanha quanto ao desempenho, eficácia e impacto real dela.

7 – Monitore os dados

Ainda que você resolva não investir em anúncios patrocinados em um primeiro momento, é muito importante acompanhar as estatísticas fornecidas pelo TikTok sobre os vídeos publicados.

Desta forma, você tem noção se está atingindo o público certo e da maneira correta, e analisa o que pode fazer para melhorar a sua presença na rede social.

Investir nas vendas pelo Tik Tok vale a pena? 

Depois de todas essas informações, você pode estar pensando “será que eu devo investir nas vendas pelo TikTok?”. Bom, se você tiver disposição e muita criatividade, vale sim. Tudo depende da sua estratégia. Dependendo do que você quer atingir, o TikTok pode não ser o melhor canal para você.

Aliás, falando nisso, você sabe qual rede social é a ideal para o seu negócio? Faça o teste e descubra qual tem mais chances de aumentar as vendas da sua empresa.

Vale destacar que, diferente de outras redes sociais, não é possível finalizar vendas pelo TikTok. Ele serve como uma vitrine para a sua loja. As transações comerciais precisam ser feitas em outro local, como o seu site ou WhatsApp, por exemplo.

Conclusão

Agora que você aprendeu como vender no TikTok, faça as análises necessárias e verifique se é o local mais adequado para o seu negócio. Caso seja, bora começar a pensar em vídeos super legais para publicar.

Conte nos comentários o que você acha do TikTok, se já usa com fins comerciais e compartilhe suas experiências. Estamos curiosos!