Quer saber como vender pelo Uber Eats? Saiba que, para restaurantes no Brasil, ele virou Cornershop by Uber. Veja tudo sobre como funciona a plataforma e saiba como se cadastrar

Presente em 45 países, a norte-americana Uber Eats chegou ao Brasil em 2017, com o compromisso de oferecer mais praticidade e facilidade no delivery de comida, disputando com plataformas como iFood e Rappi.

Contudo, em 2022, a empresa encerrou as operações de delivery para restaurantes no território brasileiro. Com isso, passou a oferecer no país somente serviços de entrega de:

  • mercados (varejistas e atacadistas), farmácias, hortifrutis, pet shops, entre outros segmentos (via Cornershop by Uber);
  • mercadorias ou artigos pessoais (via Uber Flash);
  • lojas que querem enviar produtos diretamente aos clientes e no mesmo dia (via Uber Direct).

Com essa mudança, donos e donas de restaurantes não conseguiram mais vender no Uber Eats e precisaram migrar para outros aplicativos de delivery para continuar com suas operações de entrega. 

Ainda assim, a nova solução pode ajudar comerciantes de lojas especializadas a vender mais. Veja abaixo como.

O que é Cornershop by Uber?

Cornershop: app de pedidos online

A Cornershop by Uber é uma plataforma para entrega de produtos em geral. Ela não faz delivery de pedidos de restaurantes, bares e lanchonetes.

Segundo a própria companhia, as mercadorias podem chegar no endereço solicitado em menos de 90 minutos.

Como funciona a Cornershop by Uber? 

Na Cornershop, os clientes fazem o pedido ao estabelecimento pelo app da empresa (semelhante ao que ocorria no Uber Eats).

Ele avisa o comerciante sobre a compra e envia um shopper à loja. Este, então, coleta o pedido e entrega ao consumidor.

Ponto de atenção: os estabelecimentos podem realizar a entrega em um raio de 6 km.

O que é preciso para vender na Cornershop by Uber?

Para vender na Cornershop, o principal requisito é ter uma loja física. Se no Uber Eats, qualquer comerciante podia anunciar seu negócio, na nova configuração, ele precisa ter um ponto físico para o shopper coletar o produto.

Além disso, o empreendedor ou empreendedora deve ter uma conta bancária em nome da empresa ou representante legal dela, e emitir nota fiscal para entregar ao shopper na hora da compra.

Quanto custa vender na Cornershop by Uber?

Registrar a loja e começar a vender na Cornershop é de graça. A plataforma cobra uma taxa de comissão de 15% sobre cada pedido realizado.

Vender na Cornershop: quais as vantagens?

A maior vantagem de ter o seu negócio na Cornershop by Uber é a visibilidade.

A chegada de aplicativos voltados para serviços de delivery trouxe comodidade tanto para o cliente, que pode se conectar a diversos estabelecimentos sem sair de casa, quanto para os comércios, que ficam ao alcance de muitos usuários. 

Desta forma, os comerciantes ampliam o conhecimento sobre o negócio e, consequentemente, o número de vendas

Quais as desvantagens da Cornershop by Uber?

Como nada é perfeito, o app também apresenta alguns pontos negativos que precisam ser levados em conta. 

Considerando que a plataforma é uma vitrine para muitos estabelecimentos, a concorrência é grande. Por isso, é importante saber como se destacar para não ficar para trás.

Outra desvantagem é que a Cornershop by Uber cobra uma taxa de até 15% por cada pedido realizado. 

Como se cadastrar na Cornershop by Uber para começar a vender?

melhores aplicativos de entrega e delivery cornershop
Telas do app da Cornershop by Uber

Cadastrar seu estabelecimento na Cornershop by Uber é bem simples. Veja o passo a passo completo abaixo.

  1. Acesse o site da Cornershop by Uber pelo celular ou computador, preencha as informações do fomulário (nome da loja, categoria, país e cidade) e clique em Continuar.
  2. Informe seu nome, sobrenome e e-mail, e crie uma senha para acessar a plataforma. Vá em Começar.
  3. A Cornershop vai analisar as informações. Se estiver tudo ok, ela enviará um e-mail para você ativar a sua conta. Abra o e-mail enviado e clique em Ativar conta.
  4. Você será redirecionado para a plataforma da Cornershop e poderá configurar sua loja e seus produtos.
  5. Quando terminar de fazer todas as configurações, é só publicar a sua loja. Se todas as informações que você inseriu no sistema estiverem dentro do padrão da plataforma, a Cornershop enviará uma notificação para comunicar que sua loja está visível no aplicativo e pode começar a receber pedidos.

Como vender mais na Cornershop by Uber: 3 dicas para receber mais pedidos

Apesar da taxas cobrada, a Cornershop by Uber pode ajudar o seu negócio a crescer muito, desde que você esteja dentro dos requisitos. 

Para que isso aconteça, a primeira etapa é pensar em estratégias que melhorem o atendimento e a reputação do seu estabelecimento. 

Se você ainda não sabe como fazer isso, inspire-se nas dicas abaixo.

1) Invista em um catálogo de dar água na boca

Antes de realmente fazer o pedido, o consumidor precisa ter certeza de que o produto é realmente o que ele procura. 

Por isso, você precisa investir em um catálogo atrativo, com descrições detalhadas e imagens de alta resolução para auxiliar o cliente. 

2) Preze por uma gestão de pedidos e vendas eficiente

Organização é primordial para o andamento das operações do seu estabelecimento. Conte com a ajuda de plataformas de controle de vendas e de pedidos para te auxiliar nesse processo. 

Se for contratar funcionários para te ajudar, estruture bem a equipe e as funções de cada um para garantir que tudo saia como o esperado.

Assim, você diminui as chances de erro e presta um serviço diferenciado, melhorando a imagem do seu estabelecimento.

3) Atente-se ao feedback dos clientes

Trabalhar com públicos distintos exige buscar formas de se reinventar constantemente. Mantenha uma comunicação clara com os consumidores e acompanhe as dúvidas e mensagens enviadas a você.

Além disso, procure prestar atenção no que eles dizem sobre o seu estabelecimento no momento de avaliação do seu produto e serviço.

Caso receba um feedback negativo, não desanime. Analise o que foi falado e veja como melhorar.

Conclusão

Agora que você aprendeu como vender na Cornershop by Uber, que tal fazer o seu cadastro e contar com todos os benefícios de estar em uma plataforma como ela? 

Antes de você ir embora, uma pergunta: quer receber conteúdos como este no seu e-mail toda semana? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para aplicar no seu empreendimento.