Confira o guia completo de como vender numa das maiores redes sociais do mundo com 5 estratégias para aumentar ainda mais suas vendas

Você sabe como vender pelo Instagram? No início, era uma rede social utilizada somente para fins de entretenimento. Porém, os comerciantes enxergaram nela ótimas oportunidades para os negócios.

A plataforma possui muitos recursos empresariais que podem ampliar a visibilidade da sua marca no mundo digital e, consequentemente, suas vendas online – o que também contribui para você conquistar clientes no Instagram.

Hoje, você vai aprender o passo a passo completo de como vender pelo Instagram e 5 dicas para aproveitar da melhor forma possível as ferramentas que ele oferece.

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Quais as vantagens de vender no Instagram?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, 59% dos brasileiros entrevistados afirmaram que efetuam uma compra no momento ou depois de ver uma mercadoria ou serviço no Instagram

Portanto, o que não falta nessa rede social são recursos visuais e usuários dispostos a comprar. Quem sabe unir esses pontos, já está no caminho certo.

O Instagram possibilita um contato maior entre o cliente e o produto ou serviço desejado, mesmo que virtualmente. Então, quanto mais detalhes forem mostrados, mais interesse você pode despertar nas pessoas.

Além disso, por ser uma das maiores redes sociais do mundo, você pode alcançar um alto engajamento com as suas publicações e explorar tipos de conteúdos diferentes para atrair as pessoas à sua loja.

O que mais vende no Instagram?

Para entender como vender pelo Instagram, você precisa ter em mente que todos os negócios são bem-vindos. Entretanto, alguns nichos têm mais força na plataforma do que outros.

A forma de comercialização também varia. Muitas lojas virtuais trabalham com a revenda de produtos usados, como brechós online ou sebos/livreiros, e a venda de itens de confecção própria, como bijuterias, artesanatos e até comida.

Veja abaixo o que mais vende no Instagram para você ficar por dentro das tendências da plataforma:

  • vestuário (roupas e calçados);
  • acessórios;
  • alimentos e bebidas;
  • cosméticos (perfumaria e maquiagem);
  • livros;
  • eletrodomésticos pequenos, como chapinha e secador;
  • itens de papelaria;
  • artigos de decoração.

Como vender pelo Instagram?

como vender mais pelo Instagram

Vender no Instagram exige o cumprimento de alguns requisitos para saber se a sua conta e o seu negócio estão aptos a comercializar produtos e serviços. 

Os critérios da plataforma que devem ser atendidos são:

Com tudo isso ok, confira a seguir o guia completo de como vender pelo Instagram com mais credibilidade e confiança. 

1) Crie uma conta comercial

O primeiro passo a ser dado é criar um perfil comercial no Instagram. Para isso, antes de tudo, você precisa ter uma conta pessoal. (Se não tiver, é só clicar no link e ver como fazer.)

Quando se tem um negócio, é importante analisar o desempenho dele constantemente para elaborar ações e estratégias mais eficientes.

Ao criar um perfil para empresa, você tem acesso a um recurso chamado Instagram Insights

Ele fornece informações completas e dados detalhados sobre a sua conta, como número de seguidores, alcance, engajamento, cliques nos links que você compartilha e atividades recentes.

Veja as instruções para criar sua conta comercial no Instagram:

  1. Acesse o seu perfil pessoal.
  2. Clique no menu no canto superior direito e vá em Configurações.
  3. Depois clique em Conta e Mudar para conta profissional
  4. Em seguida, selecione a categoria que descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. 
  5. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional. Agora você tem uma conta comercial no Instagram e pode aproveitar todos os benefícios!

2) Integre sua conta comercial com sua página no Facebook

Pois é, para poder usufruir das ferramentas comerciais do Instagram você precisa ter uma página no Facebook. Caso ainda não tenha, confira o passo a passo de como criar uma página no Facebook.

Feito isso, você deve integrar o seu perfil do Instagram com a sua página do Facebook, já que as duas redes sociais são da mesma empresa, a Meta, e possuem recursos complementares

Veja a seguir como fazer a integração:

  1. Com a página do Facebook criada, acesse seu perfil comercial no Instagram e selecione Editar perfil
  2. Abaixo de Informações comerciais públicas, clique em Página
  3. Selecione a página à qual deseja se conectar. 
  4. Vá em Concluir.

3) Configure uma loja virtual

Para usar o seu catálogo no Instagram e poder anunciar as suas mercadorias, os produtos listados nele devem ter os links de um único domínio de site que pertence a você.

Esse é o seu site de vendas, ou seja, para o qual você enviará as pessoas para elas finalizarem a compra. Como dito antes, a conclusão dessa etapa direto na rede social ainda não está disponível no Brasil. 

Sendo assim, quando seus seguidores clicarem nos produtos anunciados ou nas etiquetas, precisam ser levados a um ambiente em que possam efetuar o pagamento e concluir a compra.

Portanto, você deve ter um site comercial próprio ou um parceiro – como o Kyte ou a Nuvemshop – com o qual você pode criar uma loja virtual, e receber seus pedidos online diretamente pelo Instagram.

4) Carregue seu catálogo de produtos

O catálogo de produtos é feito em outra plataforma e, depois, conectado ao seu perfil do Instagram. Você pode criar de duas formas. A primeira é pelo Facebook. Confira o passo a passo:

  1. Com a sua página do Facebook criada, acesse pelo navegador a plataforma Gerenciador de Comércio
  2. Em seguida, clique em Criar um catálogo e, depois, em Começar
  3. Selecione o tipo de catálogo (comércio eletrônico, por exemplo) e aperte Avançar
  4. Clique em Carregar informações de produto – os itens serão adicionados manualmente.
  5. Dê um nome para o seu catálogo
  6. Por fim, toque em Criar

A segunda forma de carregar o catálogo é através de plataformas parceiras do Facebook. Cada uma tem um processo de criação diferente. Depois de criar com o parceiro, você vai importar as informações para a rede social

Veja como fazer:

  1. Acesse pelo navegador a plataforma Gerenciador de Comércio
  2. Em seguida, clique em Criar um catálogo e, depois, em Começar
  3. Selecione o tipo de catálogo e vá em Avançar
  4. Aperte Conectar uma plataforma de parceiro e indique uma das opções, como Shopify, BigCommerce, ChannelAdvisor, entre outras. 
  5. Clique no link da plataforma escolhida, siga as instruções no site dela e termine a configuração. 
  6. Agora sua conta no Facebook está conectada à plataforma parceira e você pode importar os itens do catálogo. Para isso, volte ao Gerenciador de Comércio e escolha o seu catálogo. 
  7. Toque em Fontes de dados e em Adicionar itens
  8. Selecione Usar uma plataforma de parceiro e Avançar
  9. Vá no link da plataforma escolhida e siga as instruções indicadas.

Terminada esta etapa, seu catálogo estará criado no Facebook ou conectado a ele.

5) Cadastre-se para o recurso Compras

como criar loja no Instagram

Para comercializar os produtos do seu catálogo no Instagram, você precisa se cadastrar para poder utilizar a função Compras (também conhecida como Instagram Shopping). Com isso, você terá acesso a recursos especiais para promover o seu negócio.

Aprenda o que você precisa fazer para conseguir vender pelo Instagram:

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu no canto superior direito, depois em Configurações e Empresa.
  2. Vá em Configurar compras no Instagram e aperte Começar
  3. Conecte sua página e catálogo no Facebook e selecione o domínio do seu site de venda. 
  4. Ao final, envie sua conta para análise. Agora, você deve aguardar a aprovação do Instagram. Geralmente, demora alguns dias.

A plataforma ainda pode pedir mais informações sobre os requisitos exigidos, mas basta seguir as orientações para concluir o processo.

Ative a função da sacolinha do Instagram

A partir do momento que seu cadastro for aprovado, você já pode colocar a sacolinha do Instagram ativando a função Compras

Para ficar bem claro, o que você fez até aqui foi como pedir a permissão do Instagram para utilizar esse recurso. Com a aprovação no processo, é como se ele dissesse “ok, pode usar”.

Logo, você precisa ativar a função de fato para começar a vender. Veja como fazer:

  1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram, clique no menu e, em seguida, em Configurações e Empresa
  2. Vá em Compras.
  3. Selecione o catálogo de produtos que você quer conectar à sua conta. 
  4. Depois Concluir.

Se a opção Compras não aparecer para você, significa que sua conta ainda está em análise ou foi rejeitada para utilizar essa função. 

O jeito é esperar pela aprovação da conta. Se ela não for aprovada, você tem duas opções: repetir o processo de novo desde o início ou entrar em contato com o Instagram (via Central de Ajuda da Meta) para obter informações a respeito do seu caso.

Com todos os passos aprovados e concluídos, finalmente você pode utilizar a sacolinha nas suas publicações para vender no Instagram! É possível marcar seus produtos com a etiqueta tanto nas fotos e vídeos quanto nos Stories e Reels.

Como vender comida pelo Instagram?

Saber como vender comida pelo Instagram é essencial para os comércios do ramo gastronômico que também querem explorar a rede social. 

Existe um recurso específico para receber pedidos diretamente da plataforma e agilizar os processos.

Assim como em todas as outras etapas, é necessário ter conta comercial no Instagram. Outro passo importante é integrar o catálogo com um parceiro da lista do Instagram. 

São poucas as empresas que oferecem essa integração no Brasil no momento. Algumas delas são iFood, Rappi e Kyte – este último ainda cria automaticamente o botão Pedir refeição na bio do seu perfil, além de dar figurinhas especiais para stories.

Como vender pelo Instagram: 5 estratégias para alavancar suas vendas

Além de toda a parte técnica que deve ser feita, lembre-se de que nenhuma ação vai para frente sem estratégia. Quando falamos sobre como vender pelo Instagram, não se trata apenas de mostrar o produto com o preço na legenda.

Por isso, o ideal é produzir conteúdos relacionados ao seu ramo de atuação no mercado e ao seu público-alvo. 

Por exemplo, um hortifruti que publica receitas feitas com frutas e legumes agrega conhecimento aos usuários, diferente de um perfil que divulga apenas mercadorias à venda. 

Com essa estratégia, você cativa mais pessoas e gera interesse da parte delas em consumir os seus produtos e serviços de forma natural e criativa. 

Confira a seguir 5 estratégias para decolar seu perfil no Instagram!

Escreva uma bio objetiva

A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário tem com o seu perfil. Seja claro ao falar sobre a sua empresa e chame a atenção com emojis e hashtags – nada em excesso para não poluir o espaço.

Aproveite para acrescentar um link que seja relevante para o seu negócio, como o do seu site de vendas. 

Para usufruir ainda mais dos benefícios da conta comercial, você pode adicionar o botão Contatos, que direciona a pessoa ao canal de contato de sua preferência, seja e-mail ou telefone, e facilitar a comunicação com os consumidores.

Aproveite o Reels para mostrar seus produtos de forma mais original

Os Reels são vídeos rápidos (até 60 segundos) que prendem a atenção das pessoas e fazem o maior sucesso na plataforma. Então, por que não usá-los para vender o seu peixe?

Grave vídeos para apresentar seus itens e serviços de uma maneira dinâmica e divertida. 

Experimente dançar, participar das trends (tendências) e se soltar na frente da câmera para ressaltar o diferencial do seu comércio, além da sua personalidade. 

Faça Lives para interagir com os clientes

como divulgar produtos no Instagram

As Lives possuem duração de 1 hora no Instagram e os seguidores são notificados quando algum perfil entra ao vivo. Portanto, é uma ótima ferramenta para tirar dúvidas e tratar assuntos mais longos.

Reserve esse tempo para explicar sobre como seus produtos funcionam e quais os procedimentos para efetuar uma compra na sua loja, por exemplo. 

Interaja bastante com os seguidores e mostre que está à disposição para o que eles precisarem. Esse contato é de extrema importância para reter clientes, já que a distância e a frieza tendem a predominar quando tudo é resolvido virtualmente.

Mostre detalhes do seu negócio nos Stories

Os Stories são vídeos e fotos postados nas “bolinhas” dos perfis, localizadas no topo do feed do Instagram. Esse tipo de conteúdo dura somente 24 horas, mas pode ser fixado no seu perfil por meio da função Destaques.

Utilize esse recurso para ficar ainda mais próximo dos seus clientes. Mostre sua rotina de trabalho para criar ou embalar as mercadorias, encontrar bons fornecedores ou o processo para enviar os produtos aos consumidores.

Use também figurinhas para fazer enquetes no Instagram ou caixinhas de perguntas para os seus seguidores interagirem com você e darem feedbacks e sugestões sobre o seu negócio. 

Tente investir nos anúncios do Instagram Ads

Você também consegue vender pelo Instagram impulsionando suas publicações para se tornarem campanhas mais elaboradas. Ou seja, investir em anúncios pagos para obter um retorno maior.

É possível escolher a sua meta de publicidade e ter mais visitas ao perfil, acessos ao site ou mensagens. E o melhor: você é quem determina o orçamento do anúncio

Não é necessário dar um passo maior que a perna e se endividar para conseguir vender no Instagram. Entretanto, é uma possibilidade para quem possui condições e deseja testar novas estratégias.

Conclusão: vale a pena vender no Instagram?

Se você busca aumentar a sua presença digital e ter mais ferramentas para divulgar o seu trabalho, vale a pena vender pelo Instagram! E, como você viu, o processo é longo, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, né?

Aproveite, já execute todos os passos explicados e coloque em prática as estratégias que mais fizerem sentido para o seu negócio. 

Não perca tempo e veja também como vender pelo Facebook. Explore as possibilidades. Boa sorte!