Pense nisso: cada vez que um pedido for confirmado ou vendido na sua loja, o sistema reconhece e, em tempo real, atualiza o estoque. Incrível, não? Acredite, isso é possível e vamos te mostrar como

Para você, controlar o estoque da sua loja é apenas passar horas atualizando planilhas do Excel ou conferindo anotações em cadernos? Então saiba que não precisa ser assim.

Só para ilustrar, imagine a seguinte situação: cada vez que um pedido for confirmado ou vendido na sua loja, o sistema reconhece e, em tempo real, atualiza o estoque. Incrível, não? Pois acredite, isso é possível.

A tecnologia pode ser sua grande aliada na hora de gerenciar as mercadorias armazenadas. Até o final deste conteúdo, você entenderá o que estamos dizendo e se convencerá de que há formas mais fáceis de administrar o seu estoque.

Vantagens de digitalizar o gerenciamento de estoque

  • Mais economia
  • Rápida atualização
  • Satisfação do cliente
  • Monitoramento das datas de vencimento
  • Mais detalhes sobre produtos

Menos gastos com controle de estoque

Um controle de estoque bem feito e organizado poupa gastos desnecessários – quando há necessidade de aumentar o espaço de armazenamento em razão de excesso de produtos, por exemplo. Além disso, ele evita situações como acúmulo ou falta de produtos. 

Para que esse gerenciamento dê certo, é preciso listar tudo que entrou e saiu da reserva de forma rígida e com muita atenção. Do contrário, você pode se encontrar em uma situação na qual o item mais procurado e vendido da sua loja está em falta.

Estoque atualizado rapidamente

Contar manualmente cada uma das mercadorias e anotar em algum lugar é coisa do passado. Hoje em dia, há diversas ferramentas digitais, como apps e sites, que te ajudam a gerenciar melhor e mais facilmente tudo o que está armazenado. 

Com poucos cliques, essas plataformas permitem inserir informações sobre os produtos, como nome, preço e código de barras, bem como cadastrá-los por peso ou comprimento, entre outras funções.

Produto garantido, venda garantida (e cliente feliz)

Além de promover um controle mais eficaz, um sistema digitalizado também ajuda a reduzir erros relacionados ao número de produtos disponíveis. Em outras palavras, evita aquele contato chato com cliente (“Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas infelizmente o produto que você solicitou está em falta”).

Aliás, não pense que isso seja irrelevante para pequenos comerciantes. Esse tipo de situação faz toda a diferença para quem compra, já que a pessoa vai pensar duas vezes antes de voltar a fazer negócios com você.

Com controle de estoque, vencimentos monitorados

Uma dica importante: se o seu negócio lida com produtos perecíveis, administrar o estoque corretamente ainda impede que esses itens fiquem esquecidos e atinjam o prazo de validade. Ou seja, evita prejuízo.

Ao perceber que a data de vencimento está chegando, promova promoções e ações que ajudem a não deixar a mercadoria “encalhada”. Afinal, o objetivo é vender todo o estoque, certo?

Mais informações sobre produtos

E se você vende produtos por cor e/ou tamanho, precisa levar essas informações em consideração na hora de gerenciar o seu estoque.

É sempre bom observar os tipos das mercadorias que têm mais saída (vermelhas, azuis, PP, G, etc.) para estar sempre em dia com o seu fornecedor e não deixar nada em falta.

Entendeu?

Ainda que não seja a atividade mais legal do dia, controlar o estoque é essencial para a saúde do seu negócio. Com tecnologia e as ferramentas corretas, certamente essa tarefa fica menos maçante.

E aí, conseguimos te convencer? Então aproveite e dê uma olhada em 8 opções de aplicativos de controle de estoque que vão facilitar a sua vida.