Se sua empresa ainda não tem uma página própria na internet, o Google te ajuda nessa missão

Sabia que dá para criar um site com o Google? Se sua empresa ainda não tem uma página própria na internet, a gigante de tecnologia te ajuda nessa missão. O processo é rápido, sem complicações e o melhor de tudo: totalmente gratuito.

Por que criar um site?

Ter uma página profissional contribui para o aumento das suas vendas. De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio Google em parceria com o Instituto Ipsos, 70% dos consumidores afirmam que preferem fazer negócios com empresas que já possuem um site.

Com o Google, em poucos minutos, você configura o seu espaço e tem acesso a vários recursos para tornar mais fácil o contato com clientes. Além disso, ele conta com diversas opções de temas para deixar o site com a cara da sua empresa.

Por que criar um site com o Google?

Por meio do Google Meu Negócio, ele te ajuda a criar uma página otimizada para atrair cada vez mais clientes, focando sempre em aumentar o seu faturamento.

Com a plataforma para a criação de sites, você pode exibir ícones que facilitam o contato com consumidores e consumidoras, como botão de chamada e de mensagem, solicitação de orçamento e agendamento de serviços, entre outros.

O que é o Google Meu Negócio?

É uma plataforma que permite que comerciantes divulguem as próprias empresas e clientes em potencial tenham mais informações sobre elas. Ou seja, ajuda o estabelecimento a ser encontrado na página de busca do Google e no Google Maps.

Com ele, também é possível:

  • interagir com clientes, por meio de ligações, mensagens ou avaliações;
  • atualizar informações da sua empresa com frequência;
  • divulgar promoções;
  • publicar fotos;
  • saber como as pessoas encontraram você.

O que é preciso para criar um site grátis com o Google?

A única coisa que você precisa é ter um perfil de negócios no Google, ou seja, uma conta no Google Meu Negócio. A partir disso, o Criador de Sites coleta as informações de lá para criar o site de forma automática. Depois de criado, você pode customizá-lo da maneira que quiser, seja inserindo fotos, editando botões ou destacando a descrição da sua empresa.

Vale ressaltar duas vantagens de criar uma página com o Google:

  • toda vez que você altera alguma informação da sua empresa ou publicar uma foto nova no seu perfil do Google Meu Negócio, seu site é atualizado automaticamente.
  • a página criada é otimizada para se adaptar a computadores, smartphones e tablets.

Como criar um site com o Google?

Se você não tem um perfil no Google Meu Negócio

  1. Acesse a página do Criador de Sites. Escreva o nome do seu negócio no campo Insira o nome da sua empresa e clique na seta para prosseguir.
  2. A partir daqui, o Google vai coletar as primeiras informações para criar o seu perfil. Indique qual é a categoria da sua empresa (ex: artesanato, bar, floricultura) e vá em Próxima.
  3. Informe se você quer mostrar um local físico do seu negócio (uma loja ou escritório) no site. Algumas categorias exigem que a empresa tenha um local físico, como restaurantes.
  4. Indique o endereço do seu negócio e, em seguida, localize-o no Google Maps.
  5. Selecione se você atende fora da região informada.
  6. Indique o telefone da sua empresa.

Se você já tem um perfil no Google Meu Negócio

  1. Acesse a página inicial do Google Meu Negócio e selecione a empresa para a qual você quer criar o site.
  2. Na aba à esquerda, clique no item Site. O Criador de Sites vai coletar todas as informações do seu perfil e montar a página automaticamente.

Com o site criado, você pode escolher um tema, uma foto de capa, editar os botões, escrever uma descrição do seu negócio, inserir fotos, entre outros.

Antes de publicar a sua página, você precisa escolher um domínio, ou seja, o endereço dela na internet. Para isso, há duas opções:

  • Você pode clicar no lápis e escolher o endereço que quiser gratuitamente. Neste caso, no lugar do “.com.br” que você conhece, aparecerá “.negocio.site”.
  • Se quiser um domínio mais profissional, como “.com” ou “.org”, você pode comprá-lo. Neste caso, você paga por um ano de registro – valores variam de acordo com a terminação do domínio – e deverá renová-lo após 12 meses.

Por fim, clique em Publicar. Agora sim, seu site está criado e publicado no Google.