Se você está em busca de uma plataforma para entregar comida e/ou produtos, veio ao lugar certo. Confira uma lista com as melhores opções atuais do mercado
Faz tempo que pedir comida deixou de ser sinônimo de pizza ou lanche. Hoje em dia, há diversas opções, das mais comuns às mais exóticas.
O mesmo vale para as mercadorias, já que existe uma infinidade de coisas que podem ser entregues na porta de casa.
Diante disso, cabe ao comerciante pesquisar bastante para saber quais são os melhores aplicativos de delivery e entrega de produtos, e conseguir oferecer uma experiência diferenciada aos clientes.
Se você vende na internet, optar por um app de delivery e entrega pode até parecer uma solução simples, mas é muito importante ter algumas questões em mente.
Uma delas é o fato de que você acaba dividindo o seu lucro com a empresa ao pagar as taxas de comissão.
Outro ponto é que esses apps não permitem que os comerciantes tenham acesso aos dados dos clientes. Logo, a comunicação com eles se torna mais difícil e burocrática.
Você consegue driblar todos esses problemas ao criar o seu próprio sistema de delivery – sim, é possível (e mais fácil do que imagina).
Agora, se você concluir que o melhor para o seu estabelecimento é estar nos marketplaces, confira a nossa lista de melhores aplicativos de entrega de comida e produtos do momento.
Os 9 melhores aplicativos de delivery e entrega de produtos
Antes de tudo, é bom lembrar que nada é perfeito. Qualquer empresa que trabalha com entregas está sujeita a contratempos, principalmente quando recebe milhares de pedidos todos os dias.
Vale ressaltar também que algumas plataformas cobram mensalidades e outras, por serviço prestado. Verifique os detalhes de cada uma antes de escolher a sua.
Quer receber conteúdos como este direto no seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter e venha fazer parte da comunidade do Comercyo.
Kyte

O Kyte é um app de pedidos online e delivery desenvolvido especialmente para pequenos comerciantes.
É um sistema de vendas e gestão que ajuda a organizar os pedidos recebidos e a manter o cliente sempre informado sobre o andamento do processo. Isso porque é possível criar status personalizados, como “Em preparo” ou “Em rota de entrega”.
O mais interessante a respeito do Kyte: ele não cobra comissão em cima das vendas. Todo o lucro obtido fica para o comerciante.
Além disso, graças a uma parceria com a Meta, os donos de restaurantes podem aceitar pedidos de comida direto do Facebook e do Instagram. O recurso equivale à famosa sacolinha do Instagram, mas agora exclusivo para restaurantes.
O Kyte possui dois planos:
- Grátis: o comerciante tem acesso aos recurso de pedidos online, ponto de vendas, catálogo online e recibos digitais.
- Pro (R$ 24,90 por mês): além de todos os recursos do plano grátis, oferece gestão de pedidos, controle de estoque, controle de fiado e relatórios e estatísticas sobre faturamento, lucro, produtos mais vendidos, entre outros dados.
iFood

Considerado um dos melhores aplicativos de entrega de comida da atualidade, o iFood promete aos comerciantes um gerenciamento fácil do negócio na plataforma e um aumento de até 50% no faturamento de quem decide ser parceiro.
Segundo o próprio iFood, são mais de 60 milhões de pedidos entregues por mês, 270 mil restaurantes parceiros e 200 mil entregadores ativos.
Ele trabalha com entrega de itens de restaurantes, docerias, padarias, hortifrutis, mercados, pet shops e outras lojas.
A empresa oferece dois planos:
- Básico: o estabelecimento é quem faz as entregas e gerencia os entregadores. Há uma comissão de 12% sobre o valor dos pedidos realizados e mais uma taxa de 3,5% quando os pagamentos são feitos diretamente pelo iFood. A mensalidade é R$ 100,00, mas somente se a sua empresa vender mais de R$ 1.800,00 no mês.
- Entrega: o iFood faz o delivery por meio de entregadores parceiros. A comissão é de 23% sobre o valor dos pedidos, e há uma taxa de 3,5% quando o pagamento for realizado direto na plataforma. A mensalidade é R$ 130,00, caso você venda mais de R$ 1.800,00 no mês. Esta opção não está disponível em todas as regiões do Brasil.
Loggi

Loggi é o app mais conhecido quando o assunto é transporte de mercadorias em geral. A startup brasileira conta com mais de 40 mil entregadores cadastrados e parceiros, e realiza milhões de entregas por dia em diversos cantos do país.
Oferece soluções para varejo e e-commerces, além de recursos tecnológicos que, segundo a própria Loggi, garantem escala e rentabilidade ao negócio.
Com este aplicativo de entrega de produtos, seu cliente consegue acompanhar o status do pedido pela internet e saber exatamente quando ele vai chegar. Você ainda consegue consultar histórico de pedidos, notas fiscais e recibos sempre que quiser.
A Loggi não tem mensalidades e cobra por entregas realizadas. Os valores variam entre pessoa física, e-commerces e empresas.
Se quiser saber mais sobre temas como este, assine nossa newsletter. Mandamos as melhores dicas diretamente para a sua caixa de e-mails toda semana.
Rappi

O Rappi é um aplicativo de delivery que entrega mais do que apenas refeições. Fundado na Colômbia, ele trabalha com vendas por atacado, pet shop, farmácia, produtos de limpeza, entre outros.
O app ainda oferece a opção de contratar um entregador para uma demanda específica, retirando um item em um ponto e levando a outro, por exemplo.
Segundo a empresa, ela fornece aos parceiros os dados mais importantes para gerenciar o estabelecimento, como informações sobre vendas e outros indicadores operacionais.
O Rappi cobra uma porcentagem de comissão e o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) por cada pedido realizado.
Cornershop by Uber

Além de trabalhar com o transporte de pessoas, a norte-americana Uber faz entrega de comida na sua versão chamada Uber Eats.
No entanto, em 2022, a empresa encerrou as operações de delivery para restaurantes no Brasil. Com isso, passou a oferecer no país somente serviço de entrega de:
- mercados (varejistas e atacadistas), farmácias, hortifrutis, pet shops, entre outros segmentos (via Cornershop by Uber);
- mercadorias ou artigos pessoais (via Uber Flash);
- lojas que querem enviar produtos diretamente aos clientes e no mesmo dia (via Uber Direct).
No Cornershop, os clientes fazem o pedido ao estabelecimento pelo app da empresa (semelhante ao que ocorria no Uber Eats). Este avisa o comerciante sobre a compra e envia um shopper à loja.
Ele, então, coleta o pedido e entrega ao consumidor. A plataforma diz que os produtos podem chegar nos endereços solicitados em menos de 90 minutos.
Para vender na Cornershop, o comerciante precisa pagar uma taxa de comissão de 15% sobre cada pedido realizado.
Além disso, a plataforma não aceita lojas online – a marca precisa ter um ponto físico de funcionamento para poder anunciar.
99Food

A 99 é mais uma empresa que iniciou as atividades no setor de transporte de pessoas e ampliou para entrega de alimentos na sua versão 99Food.
De acordo com a empresa, ela tem uma equipe técnica dedicada a auxiliar os restaurantes parceiros na configuração da loja virtual e oferece ferramentas voltadas para ações promocionais.
Ela ainda coloca à disposição o app 99Store, para auxiliar os parceiros no gerenciamento da loja, fornecer dados sobre o desempenho de vendas, entre outros recursos.
A 99Food oferece dois planos:
- Entrega 99Food: é ela quem realiza a entrega dos pedidos. A comissão é cobrada sobre o valor dos itens vendidos.
- Entrega do estabelecimento: o próprio restaurante ou bar é quem faz a entrega. A comissão é cobrada sobre o valor dos itens vendidos mais a taxa de entrega.
aiqfome

Conhecida como a maior plataforma do interior do Brasil, o aiqfome está presente em mais de 500 cidades em 22 estados. O app recebe cerca de 20 milhões de pedidos por ano, conta com 20 mil restaurantes parceiros e 3 milhões de usuários.
A empresa promete visibilidade e a possibilidade de receber pedidos com cupons de desconto sem que você tenha que pagar por eles. E ainda tem acesso às informações da sua operação em um dashboard no aplicativo.
O aiqfome cobra uma comissão de 12% sobre os pedidos realizados no seu estabelecimento. Se o pagamento for feito diretamente pelo aplicativo, você paga mais uma taxa de 2,99% sobre eles. Os valores variam conforme a região.
Lalamove

Esta empresa de Hong Kong pode ser menos conhecida do que as demais aqui listadas, mas é muito diversificada. Trabalha com veículos de vários tamanhos, de motos a carretos, o que permite o transporte de itens diversos.
Conhecida por atuar com uma logística considerada rápida e barata, a Lalamove trabalha com uma rede de 700 mil motoristas parceiros em todo o mundo. Só no Brasil, ela tem 50 mil motoristas cadastrados e 60 mil usuários.
Oferece serviços de entrega 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a possibilidade de o seu cliente receber o produto no mesmo dia da compra.
A Lalamove não cobra comissões, mas possui taxas fixas. Elas partem de R$ 9,50 e variam conforme o veículo escolhido para a entrega, a distância percorrida e os serviços adicionais contratados.
Borzo Delivery (antiga Click Entregas)

Dentre os destaques deste app de delivery e entregas, estão a facilidade de pagamento, a otimização de rota e seguro de encomendas.
A Borzo Delivery tem ações voltadas para restaurantes e e-commerces, e garante que, com ela, dá para economizar até 20% dos custos logísticos. São 30 mil entregadores registrados e 250 mil entregas feitas por mês.
A empresa não cobra comissões. Ela trabalha com uma tarifa mínima – que varia conforme a cidade e o peso do produto (pode demandar veículos específicos) – e acréscimos determinados por quilômetro rodado (se ultrapassar o limite mínimo) e serviços como carga e descarga e ponto de entrega adicional.
Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre os melhores apps de delivery e entrega de produtos, veja qual plataforma oferece o serviço que mais se encaixa às necessidades do seu negócio e as taxas mais vantajosas.
Todos são ótimos aplicativos, ramo de delivery é o que mais cresce e devemos nos atualizar.
É isso aí Luiz Gustavo! 😉
Boa noite Jéssica , ótima matéria, sou entregador do iffod OL , Rappi , Borzo antiga clic entregas , Mottu nova no mercado que está tomando conta , Lalamov e Indrive entregador , sou conhecedor e me coloco a disposição para falar da operação , vantagens e desvantagens de cada app.
Abraço parabéns pela matéria.
Boa noite, Geter! Que bom que gostou da matéria. 🙂
Legal! Vamos entrar em contato com você em breve.
Matéria muito interessante,uma dica seria ficar de olho nesse mercado de delivery e apps novos que estão pra chegar e sempre colocar Aki,no YouTube tbm falando a respeito desses app,tenho certeza que terá muitas visualizações pois os que aparecem estão tudo desatualizados,o seu é o mais atualizado que achei até hoje outra coisa acrescente tbm o Zé delivery um app que já tomou conta do mercado de bebidas. Uma abraço e parabéns pelo conteúdo.
Oi, Jonathan! Muito obrigada pelas sugestões. São sempre bem-vindas! 🙂