Não é preciso desembolsar uma grande quantia de dinheiro para conseguir espalhar o nome do seu estabelecimento por aí

Ter um restaurante de sucesso exige um pouco mais do que o excelente preparo dos alimentos e ingredientes de qualidade. Prezar por isso é meio caminho andado, mas um comerciante esperto é aquele que vai além e busca sempre aumentar a base de clientes. Para que mais pessoas comprem ali, mais conhecido o negócio precisa ficar.

Quando falamos em melhorar a divulgação, não se trata apenas de gastar mais dinheiro com propaganda. Há técnicas muito eficientes que ajudam a despertar a curiosidade dos consumidores e não necessitam de grandes investimentos.

Confira abaixo 7 dicas para melhorar a divulgação do seu restaurante.

1 – Observar a concorrência

Acompanhar o que os concorrentes estão fazendo é uma forma de não ficar de fora das tendências. Não estamos falando de copiar o que deu certo para eles, mas de buscar inspiração para criar algo diferente e ainda melhor para você.

2 – Investir em boas fotos 

Os pratos precisam ser apresentados da melhor forma possível no momento da foto para o site ou redes sociais. Escolha um ângulo favorável, afinal a imagem precisa criar desejo nos clientes.

O ideal é contratar um profissional, porém como nem sempre isso é possível, veja se aquele amigo ou amiga que adora fotografia não consegue te ajudar.

3 – Seja heavy user das redes sociais

Tenha perfis nas principais plataformas e se faça presente. Interaja com os usuários, use memes, responda comentários, curta publicações. Crie uma relação de proximidade com as pessoas, faça com elas simpatizem com o seu negócio e tenham vontade de conhecê-lo. 

Se tiver uma graninha sobrando, é legal impulsionar uma publicação (pagar para ela aparecer mais vezes a um determinado grupo). O intuito aqui é fazer com que o post tenha um alcance ainda maior.

4 – Crie um cardápio digital

Cliente usa QR code para ver cardápio digital em restaurante

Seja para o site ou aplicativo, oferecer um cardápio digital facilita a vida da clientela, caso ele ou ela queira saber alguma informação específica sobre um determinado prato.

E esse recurso ainda é muito útil para as redes sociais. Há ferramentas que fazem uma integração do menu com Facebook e/ou Instagram, o que permite ao consumidor visualizar as opções e fazer o pedido diretamente por lá. Tudo isso faz com que o seu serviço seja mais personalizado e diferenciado dos demais.

5 – Crie um programa de fidelidade

Elaborar ações do tipo “Faça 5 pedidos em 1 mês e ganhe R$ 30 de desconto na próxima compra” é um convite à fidelização. Descontos, prêmios, pontos, vantagens. Incentive o consumidor ou a consumidora a voltar a fazer negócios com você – e comentar com outras pessoas sobre como o seu restaurante é legal.

6 – Aproveite datas comemorativas

Tanto faz se é Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, não importa a data. Ocasiões assim são a oportunidade perfeita para criar pratos especiais e talvez distribuir alguns mimos.

Itens sazonais no menu fazem as pessoas terem um tempo limitado para conhecê-los e aproveitar a novidade, além de serem uma ótima maneira de fisgar novos clientes.

7 – Preste um bom atendimento (e seja conhecido por isso)

Atender bem a clientela evita avaliações negativas e faz com que ela se sinta acolhida pelo lugar. O que muita gente esquece é que isso também promove um excelente marketing boca a boca.

Parece coisa ultrapassada, mas quantas vezes você não foi conhecer um lugar por indicação de um amigo, parente ou colega de trabalho? Pois é, a tática ainda funciona – e não custa nada. Para muitos empreendedores e empreendedoras, inclusive, o boca a boca é o canal mais forte para atrair consumidores.

Vamos lá?

Agora que você já viu como melhorar a divulgação do seu restaurante, é hora de colocar essas medidas em prática e ver o impacto que elas vão causar. Certamente, elas vão ajudar a turbinar o seu negócio.