Confira dicas incríveis para você usar nos Stories da sua loja no Instagram, aumentar o engajamento com seus clientes e vender muito mais

Uma das maiores vantagens das redes sociais é que elas ajudam a aproximar você e o seu negócio dos consumidores por meio de vários tipos de ações de engajamento

No Instagram, os Stories são a forma mais popular de instigar a participação dos seguidores. Além de ser um excelente recurso para mostrar bastidores da sua empresa, fazer um anúncio importante ou avisar sobre alguma novidade, ele permite interagir com os seguidores por meio de enquetes.

Fazer isso é muito simples. Basta selecionar e publicar figurinhas nos Stories. Mas não é qualquer figurinha. E é isso que vamos explicar neste post. Você vai aprender a elaborar enquetes para o Instagram da sua loja e aumentar o engajamento com seus clientes. Vamos lá?

Enquetes para Instagram: o que são e para que servem?

Enquetes para Instagram são aquelas perguntas que aparecem nos Stories com duas opções de resposta para os seguidores clicarem. Parece um recurso bobinho, mas ele é muito eficiente quando as marcas buscam ampliar a comunicação com os consumidores.

Segundo o próprio Instagram, cerca de 1 bilhão de Stories são compartilhados todos os dias, e mais de 4 milhões de empresas publicam anúncios via Stories todos os meses. Não é à toa que a companhia está constantemente alterando as funcionalidades do aplicativo.

Claro que nem todos contêm enquetes, mas dá para perceber o potencial que esse recurso tem quando se vê quantos Stories são publicados. Elas não somente são uma ferramenta de interação, como também são uma forma de conhecer mais o seu público por meio de perguntas simples.

Aliás, falando nisso, vale ressaltar que o Instagram tem o recurso Enquetes e outro chamado Perguntas – e são duas coisas diferentes. Enquanto o primeiro dá somente duas opções de resposta, o segundo é aberto para as pessoas escreverem o que quiserem. 

As enquetes servem tanto para fazer brincadeiras quanto para coletar informações importantes para o seu negócio. Você pode entender melhor como o seu público-alvo enxerga o seu produto ou serviço e até mesmo como este pode ser aprimorado.

Como usar as enquetes para Instagram?

Enquete no Instagram: telas mostram figurinhas de ações para Stories, local para escrever a pergunta e possibilidade de colocar emojis nas opções e não somente palavras

Agora que você entendeu o que é esse recurso, deve estar se perguntando “tá, mas como usar as enquetes do Instagram para a minha loja?” – e vamos mostrar o passo a passo completo.

Para começar, abra o aplicativo do Instagram no seu smartphone e deslize a tela para a direita (ou clique em Seu story). Feito isso, você estará na aba de criação de Stories e é aqui que sua enquete será criada.

1) Escolha o tipo de mídia que quer publicar

A primeira coisa que você precisa fazer é definir a mídia que pretende utilizar de fundo: pode ser foto, vídeo ou apenas uma cor. O ideal é que tenha alguma ligação com o que será tratado na enquete. Crie o que deseja usar e vá para o próximo passo.

2) Selecione a figurinha (ou sticker) de Enquetes

No topo da tela, clique no desenho de uma figurinha sorridente. Aí é só procurar pelo sticker escrito Enquete. Você também pode criá-la ao acessar a parte de baixo da tela e alternar entre as opções até chegar em Enquete.

Saiba a diferença entre cada figurinha

Sabemos que seu objetivo é criar enquetes, mas já que você está aqui, confira o que mais você consegue fazer nos Stories para aumentar a interação com os consumidores e conhecê-los melhor.

enquetes para Instagram de loja
Figurinhas para Stories do Instagram: telas mostram recursos Perguntas, Arrastar para o lado e Teste
Teste

Se em Enquete os seguidores escolhem uma opção entre duas de acordo com a própria opinião, em Teste a situação muda um pouco. 

Aqui, você elabora uma pergunta, pode oferecer até 4 opções de resposta e define uma delas como a correta. Depois de responderem, as pessoas descobrem se acertaram ou erraram.

Você pode fazer perguntas para saber o quanto os seguidores sabem sobre o seu negócio, por exemplo.

Arraste para o lado

Com esta ferramenta, você elabora uma pergunta, define o emoji que quer usar na barrinha de baixo e não dá opções de resposta. 

Os seguidores respondem arrastando o emoji para a direita conforme o nível de concordância com a questão – pouco, médio ou muito

Este recurso pode ajudar a identificar o quanto os clientes no Instagram gostam de um determinado produto ou ação da sua loja.

Perguntas

Aqui é simples. Basta escrever uma pergunta em até 85 caracteres e publicar. Não há opções de resposta e as pessoas podem escrever o que quiserem. 

É um ótimo recurso para saber o que os seus clientes gostariam de ver de novidade na sua loja. Você pode receber como resposta coisas que nem imaginava.

3) Elabore a pergunta que deseja fazer

Escreva a pergunta que quer fazer no campo Faça uma pergunta…. Tente criar algo simples, direto e de fácil compreensão. E atenção: você não pode ultrapassar 92 caracteres.

Em seguida, escreva as opções para a sua pergunta. Basta tocar no SIM e no NÃO para editar. Aqui, você só pode usar 20 caracteres em cada lado. E não precisa se limitar a utilizar somente palavras ou números. Você pode colocar símbolos e emojis também, se quiser.

Vá em Concluir e depois em Enviar para. Escolha se quer compartilhar com todos os seguidores ou com uma lista específica, e clique em Compartilhar

Pronto! Sua enquete foi publicada e já vai aparecer nos Stories dos seus seguidores.

Como fazer enquetes criativas e chamativas para o Instagram da sua loja?

enquetes no Instagram perguntas
Ideias de perguntas para Enquetes do Instagram: caso você esteja sem ideias para interagir, o app traz algumas sugestões. Basta clicar nos dadinhos no topo da tela

Bom, você aprendeu como publicar enquetes nos Stories. Agora, precisa saber como conseguir chamar a atenção dos seus seguidores e estimular a participação deles. Confira abaixo algumas dicas para aplicar nas perguntas para o Instagram da sua loja e explorar o recurso ao máximo.

Surfe na onda dos memes e virais

Quando você for criar a sua enquete, observe as redes sociais e veja se há algum meme ou vídeo de destaque circulando. Se tiver, aproveite para publicar algo relacionado. 

Desta maneira, você se mostra uma pessoa antenada e aumenta as chances de os seguidores interagirem, já que se tratará de um assunto sobre o qual muitos estão comentando.

Aposte na originalidade

Buscar inspirações na internet ajuda bastante, mas nada como um conteúdo divertido e original para chamar a atenção. Veja o que a Netflix faz em suas redes sociais, por exemplo. Ela sabe dialogar perfeitamente com o público dela. Conheça o seu e tente elaborar perguntas originais.

Prepare jogos

As pessoas adoram participar de brincadeiras e joguinhos na internet. Esta é uma ótima oportunidade para você captar a atenção delas. Crie uma enquete no estilo “Batalha de likes” e peça para os seguidores escolherem o item favorito entre dois produtos que você vende.

Outra opção é pedir a ajuda deles para escolher o slogan de alguma campanha ou nome de algum produto. Você expõe duas opções e pede a opinião do pessoal.

Não foque apenas nas suas mercadorias

Sim, sabemos que o seu objetivo final é vender, mas para isso você precisa criar uma conexão com o seu público-alvo. Por isso, não faça enquetes apenas relacionadas à sua marca ou produto.

Publique perguntas que te ajudem a entender como os seus clientes pensam. Aposte também em assuntos com os quais as pessoas possam se identificar e estabeleça um vínculo com elas.

Use os dados a seu favor

Publique as primeiras perguntas e enquetes e observe as respostas. Essas informações vão te dar a base para melhorar o seu conteúdo, analisando o que deu certo e o que não teve tanto engajamento. 

Incentive a participação

Descontos costumam estimular a participação dos seguidores. Use estratégias como “As primeiras 10 pessoas que responderem ganham 10% de desconto na loja” ou algo parecido. Você vai notar a diferença.

Conclusão

Como você viu, as enquetes para Instagram de loja são fáceis de fazer e ótimas para conhecer os consumidores, além de criar proximidade com eles. Agora é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar a sua criatividade.

Comece com perguntas básicas e vá se aprimorando. O mais difícil é dar o primeiro passo. Depois, fica mais fácil. Boa sorte!