Ao contrário do que muita gente pensa, mercadoria de mais aqui significa dinheiro de menos

“Se está sobrando, é ótimo, não?” Na verdade, não é bem por aí. Saiba que estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. 

Se os produtos não estão sendo vendidos como deveriam, significa que os seus investimentos não estão dando retorno. Em outras palavras: mercadorias de sobra = dinheiro em falta.

Acompanhar e analisar o estado do seu estoque é um passo importante para verificar a saúde financeira do seu negócio. Ter produtos acumulados vez ou outra, em razão de algum imprevisto de mercado ou sazonalidade, acontece. Mas isso não pode se tornar recorrente na sua empresa.

As principais desvantagens de ter estoque parado são:

Menos faturamento

Como já dito anteriormente, mercadorias encalhadas não dão dinheiro. Ao tê-las em excesso, seu faturamento fica reduzido e você deixa de lucrar com esses itens, que acabam se tornando um investimento sem retorno.

Mais dívidas

Com faturamento reduzido, é difícil honrar as dívidas e o pagamento de fornecedores, distribuidores e funcionários. Em uma situação de crise como esta, a saída é recorrer aos empréstimos bancários. Já deu para entender que o problema vira uma bola de neve, né?

Produtos vencidos

No caso de mercadorias perecíveis, elas correm sério risco de atingir o prazo de validade ao permanecerem por um longo período no estoque. Mesmo produtos com vencimento prolongado podem perder a qualidade ao ficarem muito tempo encalhados, sofrendo danos causados por deslocamentos, umidade e temperatura, por exemplo.

Vale ressaltar que se o produto é um item sazonal, o problema é igualmente grave, pois será muito mais difícil vendê-lo fora de época. 

Mais gastos com manutenção

Um estoque parado é mais custoso porque o espaço fica limitado e dificulta o armazenamento de novos produtos, acarretando na necessidade de um local maior. A conta fica ainda mais cara quando eles exigem cuidados especiais, como refrigeração.

Compreendeu?

Agora que você entendeu que estoque parado é um grande prejuízo para o seu negócio, veja dicas de como resolver esse problema. Aproveite também para dar uma olhada nessa lista com 8 opções de apps de controle de estoque que vão facilitar a sua vida.

E caso você queira aprimorar mais ainda os seus conhecimentos sobre o assunto, confira o curso Mantendo o estoque em dia do Sebrae. Com ele, você vai entender como técnicas eficientes de gerenciamento podem aumentar o lucro da sua empresa. O curso é online e gratuito.