Estar na plataforma traz muitos benefícios para a sua empresa, sendo o principal deles a visibilidade. Aprenda de que formas você pode anunciar seus produtos na plataforma

Você vende seus produtos no Facebook? Se sim, em quais canais?

Muita gente não sabe, mas existe mais de um jeito de comercializar as suas mercadorias na plataforma. 

De acordo com um estudo encomendado pelo próprio Facebook, seis em cada dez negócios locais afirmam que ter uma presença online é muito importante para alcançar sucesso a longo prazo.

Assim como acontece com outras redes sociais, estar no Facebook traz muitos benefícios para a sua empresa, sendo o principal deles a visibilidade.

Com um número gigantesco de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo no momento. Diante disso, conseguir anunciar e atingir nem que seja uma pequena parcela dessa população já é uma vitória.

Como vender no Facebook?

Em primeiro lugar, saiba que há formas gratuitas e pagas de vender no Facebook. Melhor dizendo, há cinco maneiras, sendo quatro gratuitas e uma paga.

Grupos

Esta talvez seja a modalidade mais simples e, ao mesmo tempo, menos eficaz. Praticamente não há exigências ou requisitos para publicar anúncios em grupos. Por outro lado, não oferece ferramentas específicas para empreendedores e empreendedoras (vamos falar sobre isso mais adiante).

Só é possível fazer negócios nos grupos que possuem ativada a função “Compra e venda”. E somente administradores do grupo têm permissão para alterar essa configuração.

Os grupos são uma opção interessante – e gratuita – para empresas que desejam se comunicar com os clientes de uma forma específica, podendo se conectar com fãs e entusiastas, por exemplo. 

Desta forma, as marcas conseguem compartilhar informações no formato de fóruns de discussão formados por membros aprovados pelos administradores. Lembrando que os grupos podem ser públicos (conteúdo visível a todos) ou privados (conteúdo visível apenas aos membros).

Como vender em grupos de compra e venda do Facebook?

  1. Acesse o seu Feed de notícias e clique em Grupos no menu de opções.
  2. Escolha o grupo de compra e venda do qual você é membro e no que quer anunciar.
  3. Clique em Vender algo.
  4. Escreva a descrição do produto que você quer vender. Vá em Avançar.
  5. Selecione o público desejado
  6. Clique em Publicar.

Facebook Marketplace

Exemplo de anúncio no Facebook Marketplace
Exemplo de anúncio no Facebook Marketplace

A modalidade do Marketplace exibe diversos anúncios de uma vez, como um grande shopping virtual ou uma seção de classificados dos jornais. Nesta opção, os comerciantes precisam seguir os Padrões da Comunidade e as Políticas Comerciais, visto que há certos objetos que não podem ser vendidos.

Apesar dessas regrinhas, anunciar no Marketplace não tem erro. É bem simples e só leva alguns minutos. Assim como os grupos, ele também é gratuito. No entanto, oferece uma opção de turbinar os seus anúncios – e esta é paga.

Como vender no Facebook Marketplace?

  1. Acesse o seu Feed de notícias e clique em Marketplace no menu de opções.
  2. Vá no botão Vender. Na aba Criar novo classificado, escolha dentre as opções o que você vai anunciar. 
  3. Preencha os campos indicados:
  • adicione fotos;
  • insira título para o anúncio;
  • preço do produto;
  • categoria (ex: artes e artesanato, produtos para bebês, roupas, calçados e acessórios, etc.);
  • indique a condição do item (novo, usado – estado de novo, usado – em boas condições ou usado – em condições razoáveis);
  • sua localização;
  • se quiser, escreva uma descrição da peça;
  • informe a disponibilidade dela (em estoque ou item único).
  1. Clique em Avançar.

Página no Facebook

Aqui a coisa já começa a ficar mais profissional. Empresas ganham seriedade e reconhecimento quando contam com uma página no Facebook. Ela ajuda a desenvolver e aumentar a presença da marca na rede social.

O recurso das páginas é de graça e permite publicar anúncios gratuitos e patrocinados. Ele ainda oferece algumas ferramentas para ajudar a expandir a empresa, como:

  • horas marcadas – permite exibir serviços e disponibilidades, além de marcar compromissos com clientes;
  • eventos – excelente ferramenta para lançamento de produtos ou promoções;
  • loja – permite que clientes comprem diretamente com você.

Com uma página da sua empresa, você pode fazer publicações promovendo os produtos e ainda levar consumidores e consumidoras para a sua loja no Facebook, onde os anúncios ficam ainda mais profissionais.

Depois que as pessoas curtem a sua página, elas passam a receber notificações quando você fizer uma publicação. Assim, é possível mantê-las atualizadas sobre novos produtos, promoções e eventos, criando uma relação de proximidade e aumentando as chances de elas se tornarem clientes da sua marca.

Como criar uma página no Facebook a partir da conta pessoal?

  1. Na página inicial do site ou app do Facebook, selecione a opção Páginas.
  2. Clique em Criar
  3. Na tela Criar sua página, vá em Começar.
  4. Escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio (ex: saúde/beleza, roupas e vestuário, restaurante) e vá em Avançar.
  5. Escreva o nome que quer dar à sua página (normalmente, é o nome do negócio ou da marca).
  6. Informe se a sua empresa tem um site e vá em Avançar.
  7. Adicione uma imagem para ser a foto do perfil da sua página. Pode ser o logotipo da empresa ou alguma figura que a represente. Clique em Concluir.

Como criar uma página no Facebook no Gerenciador de Negócios?

  1. Acesse o site do Gerenciador de Negócios e faça login na sua conta do seu Facebook.
  2. Clique em Criar conta.
  3. Informe o nome da empresa, o seu nome e e-mail. Vá em Enviar.
  4. Acesse sua caixa de entrada e clique no link recebido para confirmar o e-mail e ter acesso à conta.
  5. Ao abrir o Gerenciador de Negócios, na tela de Configurações do negócio, vá ao menu à esquerda, em Contas, e clique em Páginas
  6. Na tela seguinte, clique em Adicionar. Escolha a opção Criar uma nova página.
  7. Escolha a categoria do seu negócio (ex: negócio local ou lugar; empresa, organização ou instituição; entretenimento; marca ou produto).
  8. Escreva o nome que quer dar à sua página (normalmente, é o nome do negócio ou da marca) e selecione uma categoria para o seu produto ou serviço. Clique em Criar página.

Loja no Facebook

Exemplo de loja no Facebook
Exemplo de loja no Facebook

Também conhecida como página de vendas, a loja é o recurso ideal para quem tem negócio e quer vender no Facebook. A configuração é simples e ela também pode ser usada no Instagram.

Com a loja, você exibe o seu catálogo, cria coleções e seus clientes podem conversar com você pelo Messenger e tirar dúvidas. Tudo de forma gratuita. E ainda dá para acompanhar o desempenho das suas vendas e produtos.

Como criar uma página de vendas no Facebook?

Para criar direto no Facebook
  1. Acesse o Facebook no navegador (o app não apresenta os mesmos recursos) e busque a opção Páginas no menu.
  2. Selecione a sua página e clique em Gerenciar loja.
  3. Vá em Iniciar configuração da loja. Depois, em Avançar.
  4. Selecione a opção Finalização da compra com mensagem, se quiser que os clientes sejam direcionados para o WhatsApp ou Facebook Messenger (para mais informações a respeito, clique aqui). Se preferir vender num site próprio, clique na opção Finalização da compra em outro site
  5. Informe o nome da sua empresa e o e-mail usado para gerenciá-la. Vá em Avançar.
  6. Crie um nome para o seu catálogo (uma lista dos produtos que pretende vender) e concorde com os termos da plataforma.
  7. Confira todos os dados, concorde com o Acordo do Comerciante e clique em Enviar loja para análise. A resposta pode demorar um pouco para chegar.
Para criar no Gerenciador de Comércio
  1. No navegador, acesse a plataforma Gerenciador de Comércio e clique em Começar
  2. Selecione Criar uma loja e, depois, Começar. Na tela seguinte, vá em Avançar.
  3. Escolha a forma de pagamento. Na opção Finalização da compra com mensagem, os clientes são direcionados para o WhatsApp ou Facebook Messenger (para mais informações a respeito, clique aqui). Na opção Finalização da compra em outro site, você vai vender em um site próprio. A opção Finalização de compra com o Facebook ou o Instagram está disponível somente nos Estados Unidos. Vá em Avançar.
  4. Selecione a página da sua empresa e clique em Avançar. Se você não tiver uma, terá que criá-la nesta etapa.
  5. Selecione a sua conta comercial e clique em Avançar. Se você não tiver uma, terá que criá-la.
  6. Selecione o seu catálogo e clique em Avançar. Se você não tiver, terá que criá-lo aqui.
  7. Confira todos os dados, concorde com o Acordo do Vendedor e clique em Concluir a configuração

Anúncios patrocinados

Página de criação de anúncio no Facebook

Apesar de muita gente se referir às publicações comerciais gratuitas como anúncios, esta modalidade é tratada pela plataforma como um tipo específico de publicidade: Anúncios do Facebook (também conhecidos como Facebook Ads). Trata-se de uma maneira de impulsionar publicações por meio de pagamento – em outras palavras, mídia paga.

Com os anúncios patrocinados, você cria e veicula campanhas, acompanha o desempenho da sua marca na rede social por meio de relatórios, e atinge um público segmentado. Ou seja, alcança pessoas que têm muito mais a ver com o seu negócio e, portanto, mais chances de efetuarem uma compra.

Como criar um anúncio no Facebook?

  1. No navegador, acesse a plataforma Anúncios do Facebook (também chamada de Gerenciador de Anúncios) e clique na conta da sua empresa.
  2. Na página seguinte, aceite a política de não discriminação da plataforma e vá em Concluir.
  3. Na tela inicial, clique na aba Anúncios e, depois, em Criar.
  4. Defina o objetivo da sua campanha (ex: reconhecimento da marca, engajamento, vendas do catálogo, etc.) e vá em Continuar.
  5. Escolha um nome para a sua campanha. Mais abaixo, ative a Otimização  do orçamento da campanha e defina o valor (diário ou total) que será gasto com ela. Vá em Avançar.
  6. Na tela seguinte, na aba Orçamento e programação, informe a data e hora do início da sua campanha. Na aba abaixo, escolha o público para o qual seus anúncios serão destinados (de acordo com localização, idade e gênero, por exemplo). Clique em Avançar.
  7. Escolha a configuração do anúncio – se será em formato imagem/vídeo único ou carrossel. Selecione também o criativo do anúncio (a mídia, o texto e o destino dele). Revise todas as suas customizações na tela de prévia à direita. Clique em Publicar.

Nesta modalidade, a coisa fica um pouco mais complicada, então vamos tentar simplificar. Ao finalizar o seu anúncio, ele será enviado ao sistema do Facebook para participar de leilões. O que isso significa? Quer dizer que o seu anúncio vai competir com outros, cujo público-alvo é semelhante ao seu, para ver qual será escolhido e exibido às pessoas. 

E quem ganha? O vencedor do leilão é o anúncio que tiver maior valor total, que é uma combinação de três fatores:

  • lance – o quanto o anunciante está disposto a pagar para ter o resultado desejado;
  • taxas de ação estimadas – chances de atingir o resultado desejado ao exibir o anúncio a alguém;
  • qualidade do anúncio – clareza de informações, tipo de linguagem, iscas de engajamento, entre outros.

Depois de tudo isso, quando o seu anúncio começar de fato a ser veiculado, você poderá acompanhar o desempenho dele e gerenciar a campanha, fazendo os ajustes que julgar necessários.

Conclusão

Como você viu, há muitas formas de vender no Facebook. Você deve escolher aquela que se encaixa melhor ao momento e ao orçamento da sua empresa. Contudo, também pode ir testando aos poucos cada uma e ver qual funciona melhor para o seu negócio. E aí, por qual você vai começar?