Aprenda a utilizar a plataforma e veja como ela pode aumentar a visibilidade da sua loja

Quando estão em busca de informações sobre alguma empresa, qual é a primeira coisa que as pessoas normalmente fazem? Procuram no Google. Sendo assim, para qualquer negócio, é imprescindível estar na plataforma.

Em junho de 2014, a gigante da tecnologia lançou o Google Meu Negócio (Google My Business), uma ferramenta que ajuda comerciantes a serem encontrados mais facilmente por consumidoras e consumidores no buscador.

Conheça mais sobre essa plataforma e veja como cadastrar o seu negócio no Google.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio permite que comerciantes divulguem as próprias empresas e que clientes em potencial tenham mais informações sobre elas. Ou seja, ajuda o estabelecimento a ser encontrado na página de busca do Google e no Google Maps. Aliás, o serviço é gratuito.

Com ele, também é possível:

  • interagir com clientes, por meio de ligações, mensagens ou avaliações;
  • atualizar informações da sua empresa com frequência;
  • divulgar promoções;
  • publicar fotos;
  • saber como as pessoas encontraram você.

Quais as vantagens de anunciar?

A maior delas é permitir que seu negócio seja encontrado justamente quando os consumidores estão buscando por ele ou por produtos e serviços que você oferece. Além disso, estar na plataforma confere visibilidade e confiabilidade à empresa.

Como me cadastrar no Google Meu Negócio?

Google Maps mostra empresa cadastrada no Google Meu Negócio

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio e faça login com sua conta Google (a mesma que você usa para acessar Gmail, Google Drive, etc.). Se não tiver, não tem problema. Em 1 minuto você cria uma.
  2. Em seguida, clique em Gerenciar agora. Depois, em Inclua sua empresa no Google para inscrever o seu negócio.
  3. Primeiro, você vai criar o perfil do seu negócio. Digite o nome e a categoria (por exemplo: loja de roupas para jovens, loja de alimentos orgânicos, papelaria…) da sua empresa. Clique em Próxima.
  4. Escolha se você quer adicionar um local físico para os clientes visitarem, como uma loja ou um escritório. Se optar pelo “sim”, escreva o endereço da sua loja física, o qual será exibido no Google Maps e na pesquisa, e informe se você atende consumidores fora dele. Se optar pelo “não”, você pode informar a área de atendimento. 
  5. Coloque o telefone e site (se tiver) para contato.
  6. Agora é a parte de verificação dos seus dados. Se você optar por Verificar mais tarde, pule para o passo 9. Se quiser prosseguir, informe o seu endereço de correspondência para confirmar a sua inscrição e vá em Próxima.
    O Google exige essa informação (que não poderá ser vista pelo público) pois você precisa confirmar que é proprietário ou proprietária da empresa. Isso evita que outras pessoas se passem por representantes do seu negócio.
  7. Informe o seu nome, confirme o endereço informado para receber pelo correio um cartão-postal com o código necessário para a verificação e clique em Correio. Ele costuma chegar em até 14 dias.
    Se preferir, você pode clicar em Confirmar depois e continuar editando o seu perfil. Neste caso, pule para o passo 9. Mas lembre-se: essa verificação precisa ser feita em algum momento para que sua empresa apareça no Google.
  8. Quando o cartão chegar, entre no Google Meu Negócio pelo computador. Escolha a empresa que você quer verificar e clique em Confirmar o local. Digite o código de cinco dígitos recebido e confirme.
    Na maioria dos casos, a verificação ocorre via correio. No entanto, caso sua empresa esteja qualificada, ela poderá ser verificada por telefone ou e-mail.
  9. Em seguida, é hora de editar os detalhes. Indique o horário de funcionamento, descrição da sua loja e adicione fotos e outros materiais que achar interessante.
  10. Pronto! Agora é só atualizar as informações sempre que necessário e trabalhar para otimizar o perfil da sua empresa.

Bem-vindo/bem-vinda ao Google!