Aprenda a fazer anúncios gratuitos e patrocinados na vitrine virtual do Google e aumente as suas vendas

O Google Shopping é a vitrine virtual do Google, o local onde os anúncios dos produtos são exibidos. Para colocar as suas mercadorias nesse ambiente, primeiro você precisa conhecer e entender o Google Merchant Center e o Google Ads.

  • Google Merchant Center: plataforma onde comerciantes gerenciam informações dos produtos. Com ele, os itens anunciados podem ser encontrados no Google Shopping.
  • Google Ads (antigo Adwords): onde comerciantes elaboram os anúncios pagos e campanhas dos produtos.

Veja os tópicos deste conteúdo:

Quais as vantagens de anunciar no Google Shopping?

Segundo informações da própria gigante de tecnologia, 65% dos consumidores dizem que usam o Google antes de comprar um produto novo. Logo, colocar a sua empresa nesse ambiente ajuda a aumentar o seu número de clientes e, consequentemente, de vendas.

Além disso, ao anunciar no Google Shopping, você exibirá as informações mais importantes sobre o seu produto, o que auxilia clientes na tomada de decisão de compra. Em outras palavras, encurta e agiliza o caminho até o consumidor ou consumidora fechar o negócio – e ainda aumenta o tráfego para a sua loja.

Com as plataformas Merchant Center e Google Ads, você também consegue gerenciar as campanhas patrocinadas dos seus produtos com muita facilidade, e ter acesso a relatórios e dados importantes, a partir dos quais você pode verificar o desempenho de cada mercadoria e da concorrência. 

Importante destacar que os anúncios no Google Shopping podem ser feitos de forma gratuita (Listagens de produto gratuitas) e/ou paga (Anúncios do Shopping).

Quais são os tipos de anúncios do Google Shopping?

Atualmente, há dois tipos:

  • Anúncios do produto: criados com base nos dados da mercadoria enviados pelos comerciantes ao Merchant Center, como os exibidos acima.
  • Anúncios de inventário local: ativados por buscas locais (nas proximidades), ajudam a engajar clientes e aumentar o tráfego para lojas físicas. Ao clicar neste tipo de anúncio, o cliente é levado a uma página do Google chamada Vitrine local, onde há informações sobre horário de funcionamento da loja, endereço, entre outras, como mostrado abaixo.
Anúncios gratuitos de tênis de corrida no Google
À esquerda e ao centro, anúncios gratuitos no Google Shopping. À direita, página de Vitrine local

Havia ainda uma terceira opção chamada Anúncios de demonstração. Eles eram criados no Google Ads e agrupavam itens relacionados. Contudo, a partir de abril de 2021, os grupos com esse tipo de anúncio foram removidos da plataforma.

Quanto custa um anúncio no Google Shopping?

Como dito anteriormente, você pode optar por anunciar gratuitamente na plataforma. Para isso, basta configurar os seus produtos para aparecerem nas listagens gratuitas do Google.

Agora, se você quiser investir um pouco mais, seu lugar é o Google Ads, a solução de publicidade paga do Google. Com ele, seus produtos podem aparecer não somente na página de pesquisa do Google e no Google Shopping, mas também no YouTube e outros sites. Ele permite estabelecer metas específicas para os anúncios, configurar campanhas e personalizar orçamentos e segmentação.

(Mas, afinal, quanto custa isso?) Bom, o valor será determinado pelas configurações do orçamento que você estabelecer ao definir um limite mensal. Não há um valor mínimo para anunciar e também não existe uma duração mínima de contrato. Ele pode ser interrompido a qualquer momento.

Com o Google Ads, você só é cobrado quando as pessoas interagem de alguma forma com o anúncio – quando clicam para ver o site ou ligam para a empresa, por exemplo. O custo dessa interação varia conforme alguns fatores, mas no caso do Google Shopping, os anúncios são cobrados com base no custo por clique (CPC). Isso significa que você só paga quando alguém clica no anúncio.

A vantagem desse sistema pago é que o Google automatiza o posicionamento dos anúncios visando o máximo de cliques e vendas, de acordo com o orçamento estabelecido. Ou seja, um anúncio pago consegue ficar nas melhores posições do Google Shopping, em locais com mais chances de serem clicados pelos usuários.

Como anunciar no Google Shopping de graça?

  1. Primeiro, acesse sua conta no Google Merchant Center. Se você não tiver criado uma ainda, veja aqui como se cadastrar.
  2. No menu à esquerda, clique na aba Crescimento e depois em Gerenciar programas. Vá em Continuar no bloco Listagens de produto gratuitas.
  3. Informe o site da sua loja e os dados das suas mercadorias na aba Informações comerciais e do produto.
    Ao clicar em Adicionar dados do produto, você será direcionado para a aba de Produtos do Merchant Center. Escolha como quer adicionar os seus itens à plataforma: Adicionar um único produto ou Fazer upload de vários produtos.
    Na primeira opção, você vai adicionar item por item e eles não poderão ser utilizados para anúncios de inventário local. Na segunda opção, você vai adicionar uma grande quantidade de itens, mas o processo é um pouco mais complicado e você vai precisar fazer upload de algum arquivo (planilhas, por exemplo) com os dados de todos os produtos.
  4. Na mesma tela, confirme que você leu as Políticas de avaliações. Abra a aba de Configurações do programa e insira o link da página do seu site que contém informações detalhadas sobre taxas de frete e horários.
  5. Por fim, clique em Ativar.
  6. Para começar a exibir suas mercadorias no Google, é preciso informar a ele que você é mesmo dono ou dona do site da sua loja e vinculá-lo à plataforma. Para isso, vá em Visão geral no Merchant Center, clique na engrenagem no topo da tela (Ferramentas) e depois em Informações comerciais
  7. Selecione a aba Website, insira o seu site (onde as mercadorias serão vendidas), clique em Continuar e aguarde alguns segundos.
  8. Abaixo, na mesma tela, escolha uma das opções para o Google verificar a página (Google Analytics, Google Tag Manager ou upload de arquivo HTML) e siga as instruções indicadas conforme a opção escolhida. Depois, clique em Verificar o site.
  9. Após a verificação – comprovando que você tem autorização de proprietário ou proprietária do site em questão –, clique em Reivindicar site. Com isso, você associa a sua página à conta do Merchant Center.

Como anunciar na modalidade paga?

Anúncios pagos de tênis de corrida no Google
À esquerda, anúncios patrocinados exibidos na página principal de busca do Google. À direita, anúncios patrocinados no Google Shopping
  1. Primeiro, acesse sua conta no Google Merchant Center. Se você não tiver criado uma ainda, veja aqui como se cadastrar.
  2. No menu à esquerda, clique na aba Crescimento e depois em Gerenciar programas. Vá em Continuar no bloco Anúncios do Shopping.
  3. Siga o passo 3 do tópico anterior. Na modalidade paga, você ainda precisa configurar o valor e o método de frete e vincular sua conta do Shopping (Merchant Center) ao Google Ads – veja como.
  4.  Na mesma tela, informe se sua mercadoria é voltada ao mercado adulto (lingeries eróticas, por exemplo) e confirme que você leu as Políticas de avaliações.
  5. Por fim, clique em Ativar. Agora você pode criar campanhas e metas para seus anúncios pagos no Google Shopping.

Como vincular uma conta ao Google Ads?

Se você ainda não tem uma conta no Ads, acesse o Merchant Center e crie uma. Para isso, clique na engrenagem no topo (Configurações) e vá em Contas vinculadas. Depois, no bloco Sua conta no Google Ads, clique em Criar conta.

Se você já tem uma conta no Ads, veja como vinculá-la ao Shopping (Merchant Center):

  1. Clique na engrenagem no topo da tela (Configurações) e vá em Contas vinculadas.
  2. No bloco Outras contas do Google Ads, clique em Vincular conta.
  3. Você deve informar o ID de cliente do Google Ads da conta em questão (é o número que aparece no canto superior direito nas páginas do Ads).
  4. Em seguida, vá em Enviar solicitação de link.
  5. Depois disso, você precisa ir na página inicial do Ads, clicar na engrenagem no topo da tela (Conta) e em Contas vinculadas.
  6. Clique em Detalhes no bloco Google Merchant Center.
  7. Por último, vá em Visualizar detalhes e aprove a solicitação.

E aí, vai anunciar na modalidade gratuita ou paga? Ou as duas?