Plataforma oferece um serviço de autoatendimento para bares e restaurantes. Veja como ele pode ajudar o seu negócio

A tecnologia tem auxiliado muitos donos e donas de restaurantes e bares a administrarem melhor os seus negócios. São vários os aplicativos e plataformas que oferecem recursos como gestão de pedidos e cardápio digital, por exemplo. Uma delas é o Goomer.

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O que é o Goomer?

Goomer é um serviço que oferece soluções para autoatendimento food service

Em outras palavras, é uma plataforma online voltada para donos de estabelecimentos do ramo de alimentos e bebidas que desejam modernizar e automatizar a maneira como atendem seus clientes.

Com o Goomer, os consumidores podem consultar um cardápio digital, realizar os pedidos direto pelo WhatsApp e escolher entre as modalidades de delivery ou retirada no balcão. Também há funcionalidades para pedidos em mesas e outras operações presenciais.

Vale destacar que o Goomer não é um aplicativo, mas um serviço online acessado pelo navegador de internet.

Como funciona o Goomer?

Agora que você já entendeu o que é esse serviço, vamos te explicar como funciona o Goomer. Ele oferece soluções para três frentes diferentes:

  • GoomerGo: focada em delivery e retirada no balcão.
  • Goomer Na Loja: voltada para atendimento presencial.
  • GoomerGo + Goomer Na Loja: para delivery e atendimento presencial.

Cada uma das opções acima oferece três planos: grátis, Essencial e Profissional. 

GoomerGo

GoomerGo é a versão da plataforma voltada para comerciantes que trabalham apenas com delivery e retirada no balcão. Com ele, você faz vendas online e centralizadas no WhatsApp.

Quando os clientes entram em contato com você pelo app de mensagens, eles recebem um link exclusivo do seu cardápio digital, com fotos e informações de todos os pratos. 

Em seguida, selecionam os itens que desejam consumir, colocam no carrinho, escolhem a forma de pagamento e de entrega (delivery ou retirada). Ao finalizarem o pedido, ele é enviado ao estabelecimento diretamente pelo WhatsApp

Principais recursos de cada plano:

  • Grátis: cardápio digital, pedidos por WhatsApp e pagamento através de link exclusivo.
  • Go Essencial (a partir de R$ 29,90 por mês): todos os recursos grátis, configuração de área de entrega por raio de distância, relatório de vendas e acompanhamento de status do pedido pelo cliente.
  • Go Profissional (a partir de R$ 179,90): todos os recursos do Essencial, integração com PDV e suporte exclusivo.

Goomer Na Loja

Goomer Na Loja é a versão da plataforma voltada para comerciantes que trabalham apenas com atendimento presencial. Com ele, você consegue controlar todos os pedidos, tendo visão das mesas e contas.

O cliente acessa o cardápio digital com o celular, por meio do QR code indicado na mesa ou balcão do estabelecimento. Ao fazer isso, o sistema já localiza o número da mesa ou balcão em que a pessoa está. 

Dependendo do plano contratado, os consumidores podem selecionar os itens e fazer o pedido direto pelo cardápio, e você recebe tudo no seu Gestor de Pedidos.

Principais recursos de cada plano:

  • Grátis: visualização de cardápio com QR code, gestão de produtos online e abertura de chamados via ticket.
  • Na Loja Essencial (a partir de R$ 59,90 por mês): todos os recursos grátis, pedidos pelo cardápio com QR code, gestor de pedidos com impressão e pagamento online integrado.
  • Na Loja Profissional (a partir de R$ 209,90): todos os recursos do Essencial, contratação de dispositivos, cardápio em tablet e totem de autoatendimento.

GoomerGo + Goomer Na Loja

Essa modalidade é voltada para comerciantes que trabalham com delivery, retirada no balcão e atendimento presencial. Os recursos são os mesmos das versões Go e Na Loja, havendo limitações de plano para plano:

  • Grátis: visualização de cardápio com QR code, gestão de produtos online, pedidos por WhatsApp e pagamento através de link exclusivo.
  • Combo Essencial (a partir de R$ 69,80 por mês): todos os recursos grátis, pedidos pelo cardápio com QR code, gestor de pedidos com impressão, configuração de área de entrega por raio de distância, pagamento online integrado e acompanhamento de status do pedido pelo cliente.
  • Combo Profissional (a partir de R$ 209,80): todos os recursos do Essencial, contratação de dispositivos, cardápio em tablet e totem de autoatendimento.
o que é o goomer
À esquerda, visualização que cliente tem do cardápio feito no Goomer; à direita, painel de vendas do comerciante

Cardápio Digital no Tablet

Com o Goomer, caso você trabalhe com atendimento presencial, pode oferecer aos seus clientes a possibilidade de eles consultarem o cardápio digital em um tablet. 

Desta forma, eles fazem todo o pedido na mesa ou no balcão por conta própria, sem a necessidade de esperar algum garçom anotá-lo.

Você controla todas as solicitações por número da mesa ou por comandas individuais. Além de moderno, o recurso é muito intuitivo e permite personalizações dos pratos.

Esse serviço pode ser contratado apenas nas opções Na Loja Profissional e Combo Profissional. No entanto, é preciso se atentar a dois pontos.

Primeiro, você precisa pagar uma taxa de R$ 35,00 por tablet utilizado referente à licença da plataforma para o aparelho. Segundo, você deve arcar com os custos de compra ou aluguel dos equipamentos.

Goomer Fast (totem de autoatendimento)

O Goomer também possibilita deixar o seu restaurante ou bar totalmente tecnológico e automatizar por completo o atendimento, desde a seleção dos pratos até o pagamento, com um totem de autoatendimento na modalidade Goomer Fast.

Os clientes que chegam ao seu estabelecimento fazem os pedidos de forma totalmente autônoma, consultando o cardápio digital em um tablet instalado em um balcão. 

Ao final, eles concluem a compra no próprio tablet. O Goomer Fast aceita pagamentos apenas em cartão.

O sistema é intuitivo, compacto, agiliza todo o processo de atendimento e reduz as chances de erro. Assim que uma pessoa realiza o pedido, a informação já vai direto para a equipe que está na cozinha e inicia-se o preparo dos pratos.

Esse serviço também só pode ser contratado nas opções Na Loja Profissional e Combo Profissional. 

Você precisa pagar uma taxa de R$ 120,00 por tablet utilizado referente à licença da plataforma para o aparelho. Além disso, precisa arcar com os custos de compra ou aluguel dos equipamentos.

Como vender pelo Goomer?

Veja o passo a passo para começar a vender no Goomer na sua modalidade mais simples.

Crie sua conta:

  1. Acesse o site da plataforma e vá em Cadastre-se grátis. Se você estiver acessando de um celular e não visualizar esse botão, vá em Quero saber mais.
  2. Na tela que abrir, insira seu nome, e-mail e telefone para criar uma conta.
  3. Escreva o nome do seu estabelecimento e o endereço. Se quiser, informe também o perfil no Instagram.
  4. Indique se você é pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) e informe o número do documento. Responda às perguntas sobre sua operação e segmento.
  5. Selecione a solução que você quer (GoomerGo, Goomer Na Loja ou GoomerGo + Goomer Na Loja). Informe também como você conheceu a plataforma.
  6. Crie uma senha, concorde com os termos e finalize o cadastro. Vá à sua caixa de entrada e confirme o e-mail para ter acesso ao painel de vendas.

Cadastre o seu restaurante ou bar:

  1. No painel, vá na aba Lojas para inserir mais informações sobre o seu estabelecimento, como foto, descrição, horário de atendimento, cadastro de funcionários, entre outras.
  2. Vá na aba GoomerGo ou Goomer Na Loja, dependendo do seu plano, para configurar formas de pagamento, área de entrega e demais detalhes da sua operação.

Monte o seu cardápio:

  1. Vá na aba Cardápios para configurar o seu. Em Cardápio principal, clique em + Novo grupo. Crie um nome para o segmento do seu cardápio (ex: entradas, lanches, sobremesas, bebidas) e salve. 
  2. Clique no símbolo + para adicionar os produtos no cardápio. Escreva o nome do prato ou bebida, uma descrição, o preço e salve. Quando ele aparecer na lista de opções, você pode inserir também uma foto.
  3. Repita esses passos com todos os itens que você quer vender. Quando terminar, clique em Publicar alterações. Verifique se os segmentos estão todos visíveis para o público (indicação na cor verde).
  4. Na aba GoomerGo, vá em Sobre GoomerGo. Ao final da página, em Design, você pode personalizar o seu cardápio, inserindo o logo do seu restaurante ou bar e optando pela cor que mais combina com ele. Após todas as mudanças, clique em Salvar.

Compartilhe o cardápio e receba os pedidos:

  1. Ative a função Habilitar pedidos e indique o celular que vai receber os pedidos. Salve as alterações.
  2. Na aba GoomerGo, vá em Sobre o GoomerGo e copie o código em Meu link GoomerGo. Compartilhe no WhatsApp, nas redes sociais e onde você quiser.
  3. Os clientes abrem o link, selecionam os produtos que desejam e colocam no carrinho. Depois, eles escolhem entre receber em um endereço específico ou retirar no local, informam nome e telefone, selecionam uma forma de pagamento e confirmam o pedido.
  4. Automaticamente, o sistema abre o WhatsApp do cliente para ele enviar todas as informações do pedido a você por lá. Ele chega ao seu celular e pode começar a ser preparado.
como funciona o goomer

Alternativas para o Goomer

Se você fizer todos esses passos e achar que o Goomer não é o serviço certo para você, basta testar outras opções do mercado. Separamos algumas delas para você.

Cardapius

A plataforma Cardapius oferece cardápio digital personalizável, possibilidade de receber pedidos online, gerenciador de pedidos, atendimento em mesa por QR code, entre outros.

Possui 4 planos: grátis, Básico (R$ 49,90 por mês), Plus (R$ 89,90 por mês) e Premium (R$ 129,90 por mês). 

boltdelivery

O boltdelivery disponibiliza um site e um aplicativo para você oferecer seus pratos e receber os pedidos. Não cobra comissões ou taxas sobre as vendas. O sistema oferece ainda relatórios sobre as operações do estabelecimento, gerenciador de clientes, loja e pedidos, e programa de fidelidade.

Possui 4 planos: Start (grátis), Site (R$ 134,93 por mês), App (R$ 187,43 por mês) e Enterprise (sob consulta).

Kyte App

O Kyte é um app de vendas online que oferece cardápio digital, possibilidade de receber os pedidos online, recibos digitais, ponto de vendas completo, gestão de estoque, controle de fiado, relatórios sobre as operações do estabelecimento, sistema multiusuário e muitos outros.

Possui dois planos: grátis e Pro (R$ 19,90 por mês).

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o Goomer, analise direitinho e veja se ele é a plataforma que o seu restaurante ou bar precisa.

Caso não seja, não se preocupe. Como você viu, há alternativas para o Goomer no mercado que podem atender exatamente ao que você busca.