Uma conta comercial confere mais seriedade ao seu negócio e dá acesso a várias ferramentas importantes

Quando o assunto é redes sociais, o grande campeão no quesito engajamento é o Instagram. Ele é a opção perfeita para quem vende na internet pois consegue ajudar a atrair mais clientes e a fidelizar os já existentes.

E você até pode vender com uma conta pessoal, mas ter um perfil comercial no Instagram traz muitas vantagens para o seu negócio. Se você ainda não tem, vamos te convencer a criar um até o final deste texto.

O que é o perfil comercial do Instagram?

Nada mais é do que uma conta profissional. Ela é criada na plataforma Instagram for Business e oferece diversas ferramentas e recursos voltados para comerciantes. 

Por que criar um perfil comercial no Instagram?

Porque uma conta comercial confere mais seriedade ao seu negócio. Além disso, você ganha acesso a dados importantes, como alcance e engajamento das publicações, o que permite traçar estratégias mais certeiras para o seu público-alvo.

Segundo números do próprio Instagram, cerca de 130 milhões de contas clicam mensalmente em ao menos uma publicação com tag de Instagram Shopping para obter mais informações sobre os produtos. E se você ainda tem dúvidas a respeito, saiba que as contas comerciais costumam registrar 1,46% de aumento na média mensal de seguidores.

Como criar um perfil comercial no Instagram?

Como criar perfil comercial no Instagram: página de criação de conta na rede social

Mesmo que você ainda não tenha sequer uma conta pessoal, deverá criá-la para depois transformá-la em comercial. Se você já tem um perfil pessoal no Instagram, pule para o passo 5.

  1. Baixe o app do Instagram, abra e clique em Cadastrar-se com um telefone ou e-mail
  2. Insira o seu e-mail ou número do celular. Vá em Avançar.
  3. Você vai receber um código de confirmação no e-mail ou telefone cadastrado. Insira o código e vá em Avançar.
  4. Após a confirmação, escreva o nome de usuário que pretende usar e uma senha. Preencha as informações do perfil e clique em Concluir.
  5. Criada a sua conta pessoal, acesse o seu perfil.
  6. Clique no menu no canto superior direito. Vá em Configurações, depois em Conta e Mudar para conta profissional
  7. Em seguida, selecione a categoria que descreve o seu negócio, como vestuário, saúde/beleza, produto/serviço, entre outros. 
  8. Por fim, confirme a mudança para a conta profissional.
  9. Pronto! Agora você tem uma conta comercial no Instagram.

Como preencher o perfil de uma conta comercial no Instagram?

Veja algumas dicas para melhorar a sua presença na rede social.

  • Nome: aqui é legal indicar o segmento, produto ou serviço da sua empresa, como artesanatos mineiros, doces gourmet ou marmitas veganas. Aproveite para colocar um emoji relacionado ao tema e deixar sua página mais amigável.
  • Nome de usuário: como isso é o que vai aparecer depois do “@”, pense em um nome fácil para as pessoas encontrarem e escreverem. Busque algo que identifique claramente a sua marca. Quanto mais simples e direto, melhor.
  • Site: caso você ainda não tenha um site próprio, insira um link para o perfil do seu negócio em outra rede social, seja Facebook ou LinkedIn, por exemplo. O Instagram permite colocar apenas um link, mas se quiser divulgar mais de um, basta usar a ferramenta Linktree.
  • Bio: descreva brevemente o seu negócio. Pense em algo informativo, mas que, ao mesmo tempo, desperte curiosidade.

O que postar em uma conta comercial no Instagram?

O foco do Instagram é a publicação de fotos. Logo, use imagens atrativas e de qualidade para exibir suas mercadorias. Busque ângulos favoráveis e perspectivas interessantes.

Tão importante quanto divulgar a sua marca é envolver e engajar os seus seguidores. Para isso, aposte em Stories, vídeos e outras imagens além daquelas de produto.

Use o Stories para divulgar novidades e bastidores da produção. Por exemplo, se você estiver criando uma nova peça de artesanato ou testando uma nova receita, faça um Story mostrando tudo isso. E se a timidez atrapalhar, não tem problema. Faça fotos em que aparecem apenas as suas mãos realizando o trabalho. O efeito será o mesmo.

Tente dar uma variada nas publicações, evitando o mesmo formato de posts repetidamente. Poste uma foto sua ou de um cliente, depois do produto, em seguida uma montagem falando do seu negócio, coisas assim.

Como criar Stories interessantes?

Como criar perfil comercial no Instagram: exemplo de Stories
Exemplo de conta comercial e Stories publicados

As pessoas sempre querem ver as caras por trás das marcas, então fica bem legal se você aparecer nos Stories. Mas sabemos que nem todo mundo gosta de fazer isso. Neste caso, invista em gifs, enquetes, memes, brincadeiras e, como já mencionado, bastidores da produção. O importante é interagir.

Dicas bônus

Use hashtags

Aposte em hashtags ao fazer uma publicação para que as pessoas possam te encontrar. Mas use uma que tenha relação com o post ou com a sua marca. Usar uma hashtag apenas porque ela está em alta pode ter um efeito contrário. Quem nunca clicou em um link e se irritou ao ver que caiu em uma página que nada tem a ver com o que estava procurando?

Interaja com os seguidores

Aqui não estamos falando apenas de curtir e responder comentários. Como você quer usar o Instagram para vender, é essencial investir um tempo no atendimento às pessoas que entram em contato com você pela rede social. Vai ter gente perguntando sobre seus produtos, querendo saber preços, elogiando (ou também reclamando). Procure responder todas essas perguntas e/ou interagir com emojis.

Indique um horário de atendimento

É importante responder as mensagens dos seguidores, mas obviamente você não fará isso o dia inteiro. Imagine o seu perfil comercial como a sua loja e informe um horário de atendimento na sua Bio. Desta forma, as pessoas sabem quando podem falar com você e serem respondidas mais rapidamente.

Agora que você aprendeu a criar um perfil comercial incrível, que tal aprender a fazer um catálogo no Instagram e ativar o recurso da “sacolinha”?