Conheça esse recurso e aprenda a cadastrar a sua empresa na vitrine virtual do Google

Sabe quando você procura um produto para comprar na internet, digita o nome dele no Google e dá de cara com vários anúncios na aba Shopping? Pois saiba que você também pode exibir as suas mercadorias ali. 

Que o Google é o principal buscador do planeta, eu não preciso nem dizer, não é? O que você precisa saber é que, com ele, sua empresa pode atrair diversos novos clientes e fortalecer o vínculo com os que já compram com você. Aliás, não importa o tamanho do seu negócio, pois o Google tem soluções para todos os tipos.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é a vitrine virtual do Google. É aquela aba na qual se vê anúncios de várias lojas com fotos do item procurado no buscador.

Importante destacar que os anúncios podem ser feitos de forma gratuita (Listagens de produto gratuitas) e/ou paga (Anúncios do Shopping).

Aliás, para não haver confusão, veja a diferença básica entre os recursos do Google:

  • Google Shopping: é a vitrine, o local onde os anúncios dos produtos são exibidos (tanto gratuitos quanto patrocinados).
  • Google Meu Negócio (Google My Business): plataforma onde comerciantes gerenciam as informações das empresas. Assim, elas podem ser encontradas na página de busca do Google e no Google Maps (não no Google Shopping).
  • Google Merchant Center: plataforma onde comerciantes gerenciam informações dos produtos. Com ele, os itens anunciados podem ser encontrados no Google Shopping.
  • Google Ads (antigo Adwords): onde comerciantes elaboram os anúncios pagos e campanhas dos produtos.

Como funciona o Google Shopping?

Anúncios de tênis de corrida no Google
À esquerda, anúncios patrocinados exibidos na página principal de busca do Google. À direita, anúncios patrocinados no Google Shopping

Quando uma pessoa faz uma busca no Google, geralmente os anúncios do Shopping já aparecem na página principal (aqui, somente os patrocinados). Se quiser mais informações, basta clicar na aba Shopping (no topo, ficam os anúncios patrocinados; a partir da segunda linha, estão os anúncios gratuitos).

Os anúncios do Google Shopping mostram a foto do produto, nome dele e marca, nome da loja, preço e avaliações. Ao clicar no anúncio, a pessoa é direcionada para uma página com mais informações (chamada Vitrine local) ou para o site onde a mercadoria está sendo vendida.

Anúncios gratuitos de tênis de corrida no Google
À esquerda e ao centro, anúncios gratuitos no Google Shopping. À direita, página de Vitrine local

Quais as vantagens da plataforma?

Segundo informações da própria gigante de tecnologia, 65% dos consumidores dizem que usam o Google antes de comprar um produto novo. Logo, colocar a sua empresa nesse ambiente ajuda a aumentar o seu número de clientes e, consequentemente, de vendas.

Além disso, ao anunciar no Google Shopping, você exibirá as informações mais importantes sobre o seu produto, o que auxilia clientes na tomada de decisão de compra. Em outras palavras, encurta e agiliza o caminho até o consumidor ou consumidora fechar o negócio – e ainda aumenta o tráfego para o site da sua loja.

Como se cadastrar no Google Shopping?

Para conseguir exibir seus produtos no Shopping, você precisa criar uma conta no Merchant Center.

  1. Primeiro, acesse o site do Google Merchant Center e faça login com sua conta Google (a mesma que você usa para acessar Gmail, Google Drive, etc.). Se não tiver, não tem problema. Em 1 minuto você cria uma.
  2. Depois, insira suas informações comerciais, como nome da empresa, país e fuso horário.
  3. Mais abaixo na mesma tela, selecione onde você quer que seus clientes finalizem a compra: no seu site e/ou na sua loja física. Informe também, se for o caso, as plataformas de terceiros que você utiliza para promover ou vender seus produtos, como Shopify e PayPal.
  4. Ainda na mesma página, escolha se você quer se inscrever para receber e-mails sobre o Google Merchant Center, e concorde com os Termos de Serviço. Por fim, vá em Criar conta.
  5. Em seguida, você pode escolher se já dá início ao processo de configuração para anunciar no Google Shopping ou se o fará mais tarde. Se optar por esta, você poderá voltar à configuração ao clicar em Crescimento na tela inicial do Merchant Center, em Gerenciar programas e depois em Continuar no bloco Listagens de produto gratuitas.

Sua conta no Google Merchant Center está criada!

No entanto, para mostrar suas mercadorias no Shopping, também é preciso informar ao Google que você é mesmo dono ou dona do site da sua loja e vinculá-lo à plataforma. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Vá em Visão geral no Merchant Center, clique na engrenagem no topo da tela (Ferramentas) e depois em Informações comerciais
  2. Selecione a aba Website, insira o seu site (onde as mercadorias serão vendidas), clique em Continuar e aguarde alguns segundos.
  3. Abaixo, na mesma tela, escolha uma das opções para o Google verificar a página (Google Analytics, Google Tag Manager ou upload de arquivo HTML) e siga as instruções indicadas conforme a opção escolhida. Depois, clique em Verificar o site.
  4. Após a verificação – comprovando que você tem autorização de proprietário ou proprietária do site em questão –, clique em Reivindicar site. Com isso, você associa a sua página à conta do Merchant Center.

Agora sim você entendeu como o Google Shopping funciona e pode começar a anunciar na plataforma.