Os benefícios de colocar o seu negócio nas redes sociais vão muito além do engajamento com o público

Uma coisa é certa nos dias de hoje: sua clientela certamente está nas redes sociais. Sendo assim, uma das melhores formas de se comunicar com ela e atraí-la para o seu negócio é estando nesse ambiente. 

Veja os números:

  • 90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa.
  • 84% dos brasileiros usam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços.
  • 79% das pessoas afirmam que o conteúdo produzido pelos usuários das redes sociais tem grande impacto na decisão de compra.
  • 54% dos navegadores (Google, Bing, etc.) utilizam as redes sociais para buscar informações sobre produtos.

Bom, imagino que você tenha uma conta no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, TikTok ou qualquer outra. Primeira coisa que te digo é o seguinte: saiba que é mais eficiente ter um perfil comercial em plataformas que oferecem esse serviço, como Facebook e Instagram

Além de dar um ar mais profissional à sua empresa, elas contam com ferramentas que ajudam a promover e se conectar melhor com o seu público.

Aliás, anunciar nas redes sociais é uma forma de publicidade muito mais barata do que qualquer outra. Afinal, ainda que algumas plataformas ofereçam recursos pagos, dá para tirar um bom proveito delas sem gastar 1 real. 

Com as ferramentas e estratégias certas, seu negócio tem tudo para decolar e se tornar um sucesso. Por isso, confira abaixo as principais vantagens de promover sua empresa nas redes sociais.

Acompanhar tendências

As redes permitem que você fique por dentro de assuntos que estão em discussão, piadas mais comentadas e temas em alta. A partir disso, é possível surfar na onda de virais e memes para promover o seu produto ou serviço. 

Também é uma ótima maneira de acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo e como estão se comunicando. Você pode aprender muito com eles e ter inspirações para as suas próprias estratégias. A ideia é aproveitar formatos que se mostram eficientes e manter-se atualizado.

Engajamento de clientes

Que as redes sociais promovem uma comunicação mais rápida e próxima, todos sabem. No entanto, muitas pessoas esquecem o quanto isso é importante quando se tem uma empresa. As plataformas são espaços desenhados para você conversar com seus seguidores, curtir, comentar e compartilhar publicações. 

Mais conhecimento sobre seu público-alvo

Saber exatamente quais são os grupos com mais chance de serem atraídos pelo seu negócio e comprarem com você é mais uma das vantagens das redes sociais. Elas conseguem coletar dados de seguidores, como gênero, localização geográfica, idade, entre outros, e compartilhá-los com os donos e donas das páginas comerciais. 

Com isso, fica mais fácil pensar em uma ação estratégica focada em quem realmente importa para a sua marca, além de ajudar a descobrir do que os seus clientes gostam mais, o que querem e o que precisam.

Estatísticas importantes

Como dito anteriormente, um dos recursos oferecidos a quem tem páginas comerciais é ter acesso a uma série de dados sobre seguidores. Além de informações gerais, também é possível verificar os horários que suas publicações recebem mais curtidas, quantas visualizações seu perfil teve, quais publicações geraram mais engajamento do público, entre outras.

Comunicação instantânea

A instantaneidade das redes é perfeita para a comunicação de notícias urgentes, novidades e ações que serão realizadas por tempo limitado. Postou, pronto, está no ar e alguém já deve ter visto. Ao mesmo tempo, é necessário tomar muito cuidado e verificar se todas as informações contidas na publicação estão corretas. 

Isso porque qualquer detalhe errado que for publicado, ainda que fique no ar por poucos minutos, pode causar o efeito contrário ao esperado. Ou seja, em vez de viralizar por ser um sucesso, seu post pode viralizar por conter um erro grosseiro ou uma propaganda considerada enganosa.

Rápida interação

Jovens acompanham com atenção publicação em rede social

Se por um lado, as redes sociais permitem uma comunicação muito mais rápida entre comerciante e cliente, o que acelera a tomada de decisão de compra, por outro, exige que as empresas deem conta do recado.

Em outras palavras, donos e donas de negócios não podem deixar os seguidores sem retorno. É muito importante acompanhar os comentários e mensagens, verificar se há dúvidas sobre algum produto ou serviço, pagamentos, entrega, etc. e esclarecê-las o quanto antes. 

Para você ter uma noção do panorama atual, uma pesquisa aponta que 40% dos consumidores esperam que as empresas respondam seus questionamentos dentro de 1 hora nas redes sociais, enquanto 79% o aguardam em até um dia. 

Contudo, somente 25%, em média, dos negócios respondem – seja em alguns minutos ou alguns meses. Percebeu como você pode se diferenciar do que existe por aí?

Fortalecer a marca

Nas redes sociais, dá para divulgar a “pessoa” que seu negócio representa, suas visões, valores, crenças. Desta forma, você desenvolve, fortalece e consolida sua marca

E ainda dá para deixar a coisa um pouco mais autêntica, com o compartilhamento de fotos e vídeos de bastidores, de produtos sendo fabricados e/ou embalados. Clientes adoram essas coisas.

Fidelizar clientes

Quem gosta, volta. Manter uma relação amigável com seus seguidores e seguidoras, consumidores e consumidoras, auxilia a transformá-los em verdadeiros porta-vozes do seu negócio. Sabe o que isso significa? Propaganda boca a boca (na era da internet, isso acontece por meio dos compartilhamentos e depoimentos sobre a marca).

Mais vendas

As redes sociais são ótimos ambientes para divulgar a sua loja e levar as pessoas até ela. Mas se você conhece bem algumas das plataformas, sabe que também é possível vender diretamente pelo Facebook e Instagram, criando lojas e catálogos e realizando transações comerciais, tudo sem sair de lá. O que vale é vender, seja qual for a plataforma, não é?

Termômetro de estratégias e produtos

Seja para elogiar, seja para criticar, clientes usam as redes. Por isso, é o lugar ideal para verificar se aquele lançamento agradou ao público, se aquela estratégia está dando certo ou nem tanto (o famoso “flopou”, sabe?).

Conclusão

Como você viu, vantagem é o que não falta nas redes sociais. Mas é claro que nem tudo são flores. Elas também apresentam problemas, como possibilidade de vazamento de dados e intensa disseminação de conteúdos falsos, para citar apenas alguns. 

Por essa razão, é importante se atentar para não cair em golpes. Pois é, não pense que são apenas consumidores que caem em roubadas.

De qualquer forma, com atenção e sabedoria, as redes sociais podem ser extremamente lucrativas.

E aí, o que você já postou nas redes hoje? #sucesso #empreendedorismo #Comercyo