Trabalhar com uma estrutura de entrega só sua não é trabalhoso como você imagina e os benefícios vão além do aumento nas vendas

Ter o próprio sistema de delivery é mais vantajoso do que você imagina. Pode até parecer difícil e trabalhoso lidar com isso em vez de deixar a cargo de uma plataforma (dessas tipo iFood), mas o retorno vale o esforço e os benefícios vão além do aumento nas vendas.

1 – Fidelização de clientes

Um sistema próprio de entregas possibilita um atendimento mais personalizado. Você pode pensar em promoções ou descontos exclusivos para clientes com base no histórico de compras.

Ações como essas ajudam a criar uma base de consumidores fiéis, que sabem que o seu negócio é diferenciado e, por isso, sempre voltam.

2 – Sistema de delivery próprio = fim das taxas de comissão

Estar em plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi é importante pois dá visibilidade, já que possui um elevado número de usuários. Por outro lado, há duas desvantagens principais em fazer parte delas:

  • possibilidade de perder o cliente para os concorrentes, já que ele se depara com outras opções;
  • cobram elevadas taxas de comissão.

Ter o seu esquema de delivery te poupa desse custo. Você pode até optar por contratar uma empresa para desenvolver um aplicativo desde o início – e gastar uma grana ao menos uma única vez –, como também pode utilizar apps que fornecem esse tipo de serviço.

3 – Melhor controle das vendas 

Nada como ter o seu próprio arquivo de registros. As plataformas populares reúnem informações dos pedidos feitos e os valores correspondentes, mas pense: quão mais prático seria ter tudo no mesmo lugar? 

Centralizar os dados em um único ambiente facilita e agiliza as operações administrativas do seu negócio. As atualizações dos valores são feitas automaticamente no sistema integrado, sem que você tenha que transferi-los de uma plataforma para outra ou fazer as contas na mão.

4 – Contato direto com o cliente

Sim, as plataformas de entrega têm chat para um contato entre consumidor e restaurante, lanchonete, seja qual for o negócio. Agora, sejamos sinceros, o que é mais fácil: abrir o aplicativo tradicional de entrega, ir na aba de Ajuda e iniciar uma conversa ou abrir o WhatsApp

Um sistema próprio de delivery permite essa facilidade. E você ainda pode aproveitar o contato direto para enviar informações sobre um determinado pedido ou comunicar algum imprevisto.

5 – Redução de custos

Esqueça aquela ideia de contratar mais funcionários para atender telefone e administrar os pedidos. Com os apps, todos os contatos são feitos pela internet.

(Tá, mas isso todo mundo já sabe.) Bom, a vantagem de um sistema só seu é que você mesmo pode realizar os atendimentos diretamente, sem a mediação de uma outra empresa. 

Vamos entregar?

Em resumo, os já conhecidos apps facilitam bastante a vida dos empreendedores e empreendedoras. De qualquer forma, se possível, é mais vantajoso optar por um sistema de delivery só seu.