Conheça as modalidades disponíveis para a entrega dos seus produtos dentro do território nacional e veja quais podem te atender melhor

Para quem vende na internet, a entrega do produto é um dos pontos principais a se considerar. Atualmente, os Correios oferecem 6 tipos de envio no país: PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Correios Mini Envios.

Dentre todos esses, os mais conhecidos são os dois primeiros. De forma resumida, o PAC é um serviço mais barato, enquanto o Sedex é uma modalidade com entrega mais rápida. Explicaremos em detalhes mais adiante.

Se você tem uma loja virtual ou um e-commerce, vai conhecer a fundo cada uma das opções disponíveis e analisar qual é a melhor para o seu negócio. Vamos lá?

Tipos de envio dos Correios

Conheça cada um dos 6 tipos de postagem dos Correios oferecidas hoje. Vale destacar que é possível simular o preço de cada um no site da empresa.

PAC

O PAC (Prático, Acessível e Confiável) é o serviço mais barato dos Correios. É uma modalidade exclusiva para envio de produtos e conta com um prazo maior de entrega.

Ele prevê a chegada da mercadoria em até 10 dias úteis (dependendo das condições operacionais), envio para todo o país, possibilidade de rastreio completo do objeto e faz duas tentativas de entrega no endereço informado.

No PAC, podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 30 kg para clientes comuns e 50 kg para clientes com contrato com os Correios.

O preço varia de acordo com:

  • distância entre endereço de origem e destino;
  • formato do pacote (caixa ou cilindro);
  • dimensões do produto;
  • peso;
  • embalagem (dos Correios ou outra);
  • serviços adicionais contratados.

• Correios Mini Envios

É a modalidade do PAC voltada para o envio de produtos pequenos. A entrega é feita em até 12 dias úteis (dependendo das condições operacionais) em todo o país.

Este serviço pode ser contratado apenas por clientes que fecham contrato com os Correios, prevê rastreamento parcial da mercadoria e apenas 1 tentativa de entrega.

No Correios Mini Envios, podem ser entregues objetos com dimensões de até 24 cm x 16 cm x 4 cm e 300 gramas.

Sedex

tipos de envio pelos correios

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) é o tipo mais rápido de entrega dos Correios. Com ele, é possível enviar produtos e documentos.

A mercadoria pode chegar em até 1 dia útil (dependendo da região) e ser rastreada de forma completa. As entregas são realizadas em dias úteis e sábados em todo o país.

No Sedex, podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 30 kg. Os funcionários dos Correios fazem até 3 tentativas de entrega, caso a pessoa não se encontre no endereço naquele momento.

O preço (para todos os tipos de Sedex) varia de acordo com a distância entre endereço de origem e destino, formato do pacote (caixa, cilindro ou envelope), dimensões do produto, peso, embalagem (dos Correios ou outra) e serviços adicionais contratados.

• Sedex 10

É a modalidade do Sedex que prevê entrega até às 10h do dia seguinte ao da postagem da mercadoria. Os envios ocorrem em dias úteis e sábados, mas estão disponíveis apenas para algumas áreas do país. 

Podem ser enviados produtos com até 1 metro de comprimento e 10 kg. O serviço conta com rastreamento completo e 3 tentativas de entrega.

• Sedex 12

O Sedex 12 tem as mesmas características do Sedex 10. A única diferença é que aqui a previsão de entrega é até às 12h do dia seguinte ao da postagem

• Sedex Hoje

O Sedex Hoje também possui as mesmas características do Sedex 10, com duas exceções. A previsão de entrega é para o mesmo dia da postagem e este serviço só funciona em dias úteis.

Tipos de serviço dos Correios

Além de todos esses tipos de envio, os Correios ainda oferecem outros serviços para quem deseja mais comodidade. Confira cada um deles abaixo:

Logística reversa

Este é o serviço para situações em que o produto chegou ao endereço do cliente, mas por algum motivo ele quer devolvê-lo. O custo é do comerciante e não do consumidor.

Esse processo pode ser realizado de 3 formas:

  • cliente leva o objeto a uma agência dos Correios (Em Agência);
  • funcionário vai até a casa da pessoa coletar o produto (Domiciliar);
  • funcionário vai à casa do consumidor coletar o objeto e entregar o substituto (Simultânea Domiciliar).

A logística reversa está disponível apenas para clientes com contrato com os Correios. 

Domiciliar e Simultânea Domiciliar permitem agendamento de coleta, funcionam em dias úteis e somente em algumas áreas, e aceitam Sedex e PAC. Em Agência funciona de segunda a sábado em todo o país e aceita PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje.

Rastreamento de pedidos

correios serviços de sedex e pac

Quando você postar o produto vendido, informe ao cliente a data de postagem e também o código de rastreamento. Desta forma, ele consegue mapear no site dos Correios onde está a mercadoria e as etapas da entrega.

Os consumidores também conseguem rastrear o objeto apenas com o CPF, mas para isso precisam ter conta no idCorreios. Como nem todo mundo tem ou sequer conhece esse portal, o melhor é facilitar a vida dele e fornecer logo o código de rastreio.

Contrato com os Correios

Se você tem um e-commerce ou vende demais na sua loja, talvez seja mais vantajoso contratar os serviços dos Correios para a sua empresa. O contrato oferece tarifas reduzidas para os envios, ferramentas especiais, logística reversa, entre outros.

Para usufruir de todos esses benefícios, o lojista precisa ter um CNPJ e gastar um valor mínimo com postagens, o qual varia conforme o estabelecido no contrato.

Disque coleta

É o serviço de agendamento de coleta de objetos no endereço do cliente, caso ele queira devolvê-lo ao comerciante. Funciona em apenas algumas regiões do país e só para clientes com contrato.

Endereçador web

Trata-se de um serviço para gerar e imprimir etiquetas de endereçamento para os produtos que você enviar.

Conclusão: Qual tipo de envio dos Correios escolher?

Como você viu, essa decisão depende de muitos fatores, desde as características das mercadorias que você enviar até os serviços extras que quiser contratar.

Avalie o tamanho da sua empresa, o fluxo e ritmo de entregas e opte pela modalidade mais em conta e adequada para o seu negócio.

E se você acha que sua loja é pequena e não tem necessidade de contratar os serviços dos Correios, confira a nossa lista de melhores apps para comerciantes do mercado.