Há muitas oportunidades a se explorar, então você precisa analisar bem o que quer fazer (ou o que sabe fazer muito bem) e investir nisso

Abrir um negócio, seja uma loja física, na internet ou mesmo na sua casa, exige um estudo de mercado para saber no que exatamente investir. É fundamental mapear os hábitos de consumidores e consumidoras e observar as tendências para dar o pontapé inicial na sua estratégia empreendedora.

Há muitas oportunidades a se explorar, então você precisa analisar bem o que quer fazer (ou o que sabe fazer muito bem) e investir nisso. Listamos aqui quatro opções de negócios promissores para começar na sua casa e como escolher a mais adequada ao seu perfil.

Produtos saudáveis

negócios promissores - lanches feitos com alimentos saudáveis

Que os hábitos alimentares da população brasileira estão mudando, ninguém pode negar. Uma pesquisa feita pela empresa Ibope Inteligência em 2018 mostra que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. E este é apenas um recorte.

De acordo com um estudo da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, também tem aumentado o interesse da população por produtos sem glúten e sem lactose.

Diante disso, uma boa opção de negócio é investir no setor de alimentação saudável. No entanto, é preciso saber inovar, visto que a concorrência é grande. Uma boa dica é fazer cursos na área para conseguir identificar as melhores oportunidades, aprender mais sobre o nicho e tornar o seu produto mais original.

Cosméticos

negócios promissores - pincéis de maquiagem

Esse segmento nunca deixou de crescer. Segundo a revista Forbes, o Brasil ocupava o quarto lugar na lista de países com maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo em 2018. 

E não pense que são apenas produtos para mulheres jovens. Hoje em dia, a segmentação é enorme e há muitas áreas a serem exploradas: cosméticos para homens, pessoas da terceira idade, produtos veganos, com ingredientes naturais, entre outros. 

Para se diferenciar neste departamento, é interessante oferecer uma consultoria. Quem sabe o que vende e para quem vende, recomenda melhor os produtos. A ideia é vender não apenas a mercadoria, mas o conhecimento sobre ela e os benefícios que pode trazer.

Linha pet

negócios promissores - cachorro observa dono

Os animais de estimação são membros oficiais de diversas famílias brasileiras e muitos recebem tratamento VIP. O amor por esses bichinhos abriu uma janela gigante de oportunidades comerciais.

Abrir um pet shop pode ser mais difícil, mas há vários itens especiais que podem ser comercializados da sua casa, como alimentos (inclusive veganos), roupas, acessórios, brinquedos e produtos para saúde e beleza. Quanto mais personalizável, melhor.

O Brasil se tornou em 2020 o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Por isso, investir no setor é uma boa sacada. Antes de tudo, só há dois requisitos: amar os animais, claro, e pesquisar bem para saber em qual linha de produtos você vai apostar e para qual tipo de animal (só cachorro, só gato ou os dois, por exemplo).

Vestuário

negócios promissores - mulher dobra roupas

Sim, já existem muitas lojas na internet e nas redes sociais comercializando roupas, mas com um pouquinho de imaginação, você também pode entrar nessa. A graça do mercado de vestuários é conseguir customizar a peça, fazer ela ficar com a cara do cliente.

Outra dica é apostar nos estudos e, quem sabe, se tornar uma consultora ou consultor de moda. Imagine que legal seria se você vendesse uma peça e ainda, de quebra, desse alguns conselhos sobre estilo.

Para conseguir se destacar aqui, vale ficar de olho em estratégias eficazes para atrair e fidelizar cada vez mais clientes. Invista muito nas redes sociais e não deixe de se aprimorar.

E aí, o que você vai escolher?