Para ter sucesso com o seu negócio, não basta contar com a sorte. Veja os principais pontos que não podem ser deixados de lado por quem trabalha com vendas online

O comércio digital é um mar aberto, cheio de oportunidades. Por isso, saber utilizar as ferramentas e técnicas certas é fundamental para se destacar e ter sucesso.

Veja 10 coisas que você não sabia sobre vender na internet de forma inteligente e estratégica.

1 – Não escolher exatamente o produto: 1º passo em falso para vender na internet

Parece óbvio, mas querer simplesmente vender várias coisas para muita gente não é uma estratégia, e sim um desejo. 

Sendo assim, é importante definir com clareza o tipo de produto que você pretende vender. Quanto mais específico, melhor. Ou seja, não diga apenas “quero vender doces”. Determine o tipo de doce, se será algo mais simples ou mais gourmetizado, por exemplo. 

2 – Para se destacar, saiba quem são seus clientes

Mapear informações sobre o seu público-alvo também é importante. A partir disso, você conseguirá saber o que consumidores e consumidoras procuram, o que chama a atenção e do que não gostam.

A ideia é procurar determinar principalmente:

  • idade;
  • gênero;
  • poder aquisitivo.

3 – Não dá para ser diferente sem conhecer a concorrência

Para se diferenciar daquilo que já existe, é necessário conhecer quem chegou ali antes de você. Observar concorrentes ajuda a identificar como o seu produto pode ser mais original e melhor do que aqueles que já estão no mercado.

4 – Focar em um único canal de vendas – perigo!

Imagine a seguinte situação: comerciante vende produtos apenas em um site e este acaba ficando alguns dias fora do ar por problemas técnicos. O que a pessoa faz? Fica todo o tempo da manutenção sem faturar? Claro que não, né?

Quem trabalha com internet sabe que esse tipo de problema pode acontecer a qualquer momento. Por isso, é fundamental ter outros canais de venda, além do próprio site, como:

5 – Redes sociais são vitrines enormes para vender na internet

Hoje em dia, ter um perfil no Facebook ou no Instagram não basta para conseguir clientes. Sendo assim, comerciantes precisam saber se comunicar nesse ambiente:

  • explorar recursos visuais, como fotos e vídeos;
  • aprender a publicar anúncios que fisguem as pessoas;
  • atentar-se a assuntos e temas em alta nas redes para enxergar oportunidades. 

6 – Comunicação é tudo no comércio digital

Mulher atende cliente ao telefone

Nada mais frustrante do que ter uma dúvida sobre um produto ou um problema com uma compra e não conseguir falar com quem anunciou – ou pior, nem sequer ter uma resposta. Para evitar isso, disponibilize um canal de comunicação e atente-se a ele.

Um negócio de sucesso procura ajudar clientes em tudo o que pode. Esta atenção é crucial para consumidores escolherem se voltam ou não a comprar na sua empresa.

7 – Avaliações ruins podem acabar com o seu negócio

Procure levar em consideração as avaliações de quem já comprou com você. Muitas vezes são indicativos importantes de que alguma parte do seu negócio não está funcionando como deveria e precisa de reparos.

Quanto antes descobrir o problema, mais rápido ele será resolvido e menor será a chance de você ganhar fama de comerciante ruim.

8 – Vender na internet exige logística eficiente

Depois de conseguir fazer a pessoa comprar na sua empresa, o próximo passo é conquistá-la e convencê-la a voltar. Ela só fará isso se a primeira experiência tiver sido positiva.

Portanto, atenção redobrada aqui:

  • forneça o máximo de detalhes sobre o produto anunciado;
  • tenha um estoque organizado que facilite a separação do produto;
  • garanta que o prazo de entrega seja cumprido;
  • explique as políticas de trocas e devoluções;
  • garanta que o produto seja entregue com a qualidade esperada.

Também é legal fornecer alguns mimos aos clientes, principalmente quando se trata da primeira compra. Por exemplo, você pode enviar algum brinde como agradecimento ou cupons de desconto para uma próxima compra.

9 – Saber ler números leva ao sucesso

Você sabe quantas pessoas acessaram o seu site na semana passada e quantas de fato compraram? Se a resposta for “não”, pare tudo o que estiver fazendo agora e analise esses números.

Eles permitem bolar estratégias, campanhas e ações mais certeiras, além de identificar o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado no seu negócio.

10 – Não sabe? Sem problemas. É só aprender

Depois de ler tudo isso, não se assuste caso não saiba anunciar nas redes sociais ou aprimorar a logística da sua empresa.

Atualmente, há muitos cursos gratuitos e pagos como os do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – que ensinam as melhores técnicas para lidar com essas e muitas outras questões. O mais importante é não desistir no caminho.

Conclusão

Em resumo, vender na internet, assim como em qualquer outro ambiente, tem lá os seus desafios. Contudo, adquirir cada vez mais conhecimento e se arriscar em algumas estratégias vai, sem dúvida, te ajudar a atingir os seus objetivos.

Leia bastante, veja vídeos, acompanhe outros empreendedores e empreendedoras e converse com eles. Afinal, trocar experiências é sempre enriquecedor para qualquer negócio. Boa sorte!