Sabia que ele tem uma modalidade voltada para comerciantes? Veja a nossa lista e descubra se você está aplicando todos os recursos do app no seu negócio

Aproveitar o aplicativo mais popular no Brasil para aumentar as vendas é uma estratégia utilizada por diversos empreendedores e empreendedoras. Segundo estimativas, o WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários no país, então saber utilizá-lo a favor do seu negócio pode ser altamente lucrativo.

Quer saber se você está no caminho certo? Então confira a nossa lista de melhores práticas para vender pelo WhatsApp. Aprenda a tirar o máximo proveito da plataforma e potencializar suas oportunidades de negócios.

✔ Usar o WhatsApp Business

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que existe uma modalidade do aplicativo voltada exclusivamente para quem quer vender na plataforma: o WhatsApp Business. Ele permite que os comerciantes se conectem de forma mais direta com os clientes.

Com ele, é possível:

  • dar destaque para os produtos e serviços que você oferece;
  • responder dúvidas de consumidores mais rapidamente;
  • criar um catálogo para exibir seus produtos e serviços;
  • enviar informações importantes e/ou urgentes;
  • criar um perfil comercial com todas as informações essenciais sobre o seu negócio;
  • configurar respostas automáticas, como uma saudação ou um aviso sobre o horário de atendimento;
  • criar etiquetas para facilitar a organização dos seus clientes e localizá-los mais facilmente.

✔ Esquecer os grupos e optar por listas de transmissão

Com as listas de transmissão você consegue enviar uma mensagem para um determinado grupo de clientes de uma vez só. Só que aqui eles não podem ver as reações e respostas uns dos outros, apenas você – o que não acontece quando se dispara uma mensagem em um grupo.

✔ Estudar e organizar os clientes para uma abordagem personalizada

Aproveite o recurso de listas de transmissão e separe os seus clientes conforme o lugar deles no percurso de vendas. Calma, a gente explica. 

Na mesma lista de contatos, há aqueles que são fiéis e compram sempre com você. Ao mesmo tempo, existem aqueles que realizaram uma ou duas compras no máximo, e ainda os que, apesar do interesse, nem sequer são clientes ainda. Obviamente cada um desses grupos exige uma abordagem específica, pois os interesses são diferentes.

As etiquetas e as listas de transmissão te ajudam na organização, mas a estratégia voltada para cada etapa de venda vai depender de você. Analise o momento em que os clientes se encontram na jornada de vendas e estude as melhores formas de conversar com cada segmento.

✔ Estabelecer um calendário de publicações

Mulher observa calendário de atividades

Após estudar a sua clientela no formato explicado acima, invista um tempo pensando nas melhores mensagens para cada etapa, no que vai dizer e quando pretende publicá-las. A maneira mais eficiente de administrar isso é seguindo um cronograma

Disparar dezenas de mensagens parecidas ao longo do dia falando sobre a sua loja não traz resultados positivos. Então pare, sente, analise e busque formas criativas de atrair as pessoas. 

E tenha uma atenção especial para a frequência dos posts. Passar muito tempo sem dar notícias vai fazer o consumidor se esquecer de você.

✔ Explorar os recursos do WhatsApp

O ideal é ir além do comum envio de textos e fotos. Aprenda a montar um catálogo para a sua loja, deixe a coisa mais profissional e visual. Afinal, é sempre bom facilitar o acesso de possíveis compradores aos seus produtos. E eles ainda podem compartilhar o catálogo com outros contatos, ampliando sua rede de contatos.

Outro ponto interessante é explorar a possibilidade de atualizar o Status (recurso semelhante ao Stories, do Instagram). Como o que foi publicado ali fica visível apenas por 24 horas, é legal anunciar novidades e promoções.

✔ Ter um número comercial

Você pode até pensar que é mais fácil administrar os clientes no seu número pessoal, mas um contato exclusivamente comercial permite que você configure algumas regras, como horário de atendimento. Além disso, ele ajuda a evitar alguns errinhos cotidianos, como envio de mensagem por engano, e confere mais profissionalismo ao negócio.

✔ Não se limitar apenas ao WhatsApp

Divulgue o número do seu WhatsApp no seu perfil no Facebook, Instagram e onde mais os clientes estiverem. Isso ajuda a aumentar a sua visibilidade nas redes e a atrair consumidores de diversos lados.

✔ Atentar-se ao tempo de resposta

É claro que não dá para ficar o tempo todo monitorando as mensagens que chegam no seu WhatsApp comercial. No entanto, é muito importante ter uma atenção especial ao tempo de resposta aos clientes.

De fato, comerciantes que demoram muitos dias ou semanas para retornar podem acabar perdendo a venda. A comunicação no WhatsApp deve prezar pela agilidade.

✔ Capturar o número do cliente por meio de recompensas

Já que enviar conteúdo no WhatsApp sem a autorização da pessoa é considerada uma tática invasiva, uma boa saída é oferecer a ela algo em troca do número.

Muitas empresas investem em conteúdos especiais sobre um determinado assunto, como ebooks e planilhas, para fisgar o cliente. Talvez você ainda não tenha recursos para produzir materiais como esses. Mas não se apavore.

Neste caso, invista em cupons de desconto. Se a pessoa gostar da promoção, estará disposta a fornecer o número de telefone em troca do presente.

Por fim, apenas uma pergunta: quantas dessas práticas você está seguindo?